A publicidade futebolística a fidelização do torcedor através de seus ídolos e estratégias de marketing no botafogo de futebol e regatas

  • 378 views
Uploaded on

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os …

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países essa popularidade se transforma em paixão pelo esporte e pelos clubes. Inclusive, ultrapassa os limites do campo de jogo e chega à televisão, à internet, à roda de bar. As mídias tem função importante na propagação dessa paixão e na transformação dos clubes esportivos em negócios que trazem receitas alternativas para as agremiações. As marcas são a síntese do processo que inclui publicidade no uniforme do time, parcerias entre a equipe e empresas terceiras que investem para exibir as suas marcas nos estádios, via transmissões televisivas, ou através da associação à marca do clube. Esta monografia tem como objetivo principal pesquisar até que ponto a publicidade pode interferir no futebol dentro e fora do campo com foco no marketing do clube Botafogo de Futebol e Regatas para fidelização dos seus torcedores através dos ídolos e o programa de sócio torcedor.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
378
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A PUBLICIDADE FUTEBOLÍSTICA: A fidelização do torcedor através de seus ídolos e estratégias de marketing no Botafogo de Futebol e Regatas Bianca de Souza Gomes Orientador: Renato Bittencourt
  • 2. PROPOSTA DE TRABALHO Analisar: A influência de ídolos no processo de renovação da torcida; A fidelização do torcedor através do programa sócio torcedor do clube; As estratégias de marketing utilizadas na captação de torcedor. Palavras-chave: Futebol, publicidade, marketing, esporte, Botafogo, marca.
  • 3. DESDOBRAMENTOS Somos conhecidos como o país do futebol e em tempos de copa do mundo não se fala de outra coisa a não ser essa arte que os jogadores fazem com o pé. A paixão pelo futebol ultrapassa os limites do campo de jogo dos praticantes e chega até a televisão, à internet, a roda de bar. Com isso, as mídias têm um papel fundamental na difusão dessa paixão pelo esporte e na transformação de um clube em um negócio que ultrapassa as barreiras do futebol, sendo a marca a síntese dessa construção.
  • 4. INTRODUÇÃO Justificativa pelo tema: a minha paixão pelo futebol e para entender e compreender as estratégias de marketing utilizadas na fidelização de um torcedor pelo seu clube. Objetivos: analisar as estratégias marketing utilizadas pelo Botafogo de Futebol e Regatas para captação e fidelização do torcedor alvinegro. Metodologia: abordagem qualitativa e a utilização do método de revisão de literatura, através de pesquisas bibliográficas.
  • 5. MARKETING ESPORTIVO
  • 6. BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS É o resultado da fusão ocorrida em 8 de dezembro de 1942 entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo; É considerado pela FIFA um dos maiores clubes do século XX, sempre foi um celeiro de craques; Base da seleção bi-campeã mundial (58 e 62), Botafogo era uma referência no cenário nacional e mundial nas décadas de 50 e 60, onde o clube viveu sua época de ouro.; No ano de 2009, foi considerado como o escudo de time mais bonito do mundo.
  • 7. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Neste trabalho, serão destacados os três últimos grandes ídolos do clube alvinegro, pois através deles o Botafogo passou a voltar sua atenção ao público jovem. São eles: Túlio Maravilha Loco Abreu Clarence Seedorf A paixão do torcedor na maioria das vezes fala mais alto, pois o simples ato de fazer um gol em um final o jogador se torna um ídolo ou trazer um título ao clube.
  • 8. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Conquista do Brasileiro em 95 e a Taça Rio-São Paulo de 98; É considerado como o último grande ídolo do Botafogo pela conquista em 95; Conquistou a torcida alvinegra com seu carisma e seus gols; Hoje corre em busca do seu gol 1000 disputando partidas por gramados a fora do Brasil.
  • 9. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Virou ídolo pelo simples fato de dar a cavadinha no Bruno na final do Campeonato Carioca em 2010; Uruguaio, artilheiro nato e jogador de personalidade forte teve uma identificação imensa com a torcida e com o Botafogo O Botafogo aproveitou o sucesso de Loco Abreu dentro de campo e lançou dois produtos personalizados
  • 10. O boneco em miniatura do Loco Abreu chamado, principalmente pela crianças por "Loquinho". Camisa Celeste Azul feita em homenagem a Loco Abreu e sua origem uruguaia feita em 2010
  • 11. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Não é barato ter em seu elenco um jogador do nível, com a história e cultura dele; A história do camisa 10 nos campos europeus recolocou o Glorioso nos holofotes do futebol mundial; Dentro de campo, o holandês logo encantou os brasileiros. Seus principalmente, sua gols, conduta dribles e, profissional, impressionaram os amantes do esporte; Com a vinda de Seedorf para o Botafogo aumenta o valor da marca em várias áreas.
  • 12. A fidelização do torcedor alvinegro pelo seu time A estratégia de um clube de futebol, ao assumir a posição de marca, consiste em, ao menos, iniciar uma reflexão em relação ao que ele representa o que é intrínseco à sua marca, e qual a maneira correta como o clube deveria se comportar e se comunicar de modo a ser claro, consistente e a estar a serviço de seus consumidores. Os clubes de futebol contam com uma vantagem que outras empresas tanto perseguem: a fidelidade total do seu consumidor sem grandes esforços. A paixão de um torcedor pelo seu clube preferido o transforma em um consumidor diário de futebol e de tudo aquilo que possui alguma relação com o clube escolhido
  • 13. Primeiro projeto de sócio torcedor no clube criado em 2003; Foi criado para arrecadar mais fundos para o clube e identificar seus torcedores; A logomarca do Botafogo no Coração ficou estampada no uniforme do time por duas temporadas (de 2003 a 2005). Após muitas reformulações no antigo projeto e com a obtenção do Engenhão. O segundo projeto foi lançado em fevereiro de 2010, após a conquista da Taça Guanabara, para substituir o Botafogo no Coração.
  • 14. Sócio Torcedor A paixão pode ser causa de sucesso e/ou fracasso do sócio torcedor, pois a falta de confiança em momentos decisivo leva o esvaziamento nos estádios, com isso a uma queda no número de sócios do clube, além da redução do interesse do torcedor virar sócio e na venda de produtos oficiais do mesmo.
  • 15. CONCLUSÃO Nesta monografia vimos de que maneira as técnicas publicitárias são cruciais para o desenvolvimento de um processo de fortalecimento das marcas esportivas em um clube de futebol sendo o nosso objeto de estudo o clube Botafogo de Futebol e Regatas.
  • 16. Minha tatuagem em homenagem ao meu time
  • 17. OBRIGADA !