Fundamentos da informática 
Sumario
➢

➢

Conceito de informática: Funções,
conceitos fundamentais.
Histórico dos computadores: Tipos de

Computadores...
Conceito da informática
A informática é a ciência que tem como
objetivo estudar o tratamento da
informação através do comp...
Processamento de dados
Processamento de dados:consiste em
realizar um processo sobre qualquer dado de
entrada(input) com o...
Funções:
➢
➢

Desenvolvimento de novas máquinas;
Desenvolvimento de novos métodos de
trabalho;

➢

Construção de aplicaçõe...
Conceitos fundamentais
Entrada → processamento → saída
➢

➢

Dados: são uma representação dos
factos, conceitos ou instruç...
Historia dos computadores
O primeiro equipamento eletrônico com as
mesmas características que um
computador, surgiu na seg...
1ª geração (1940-1952)
-a base das válvulas, aplicação cientifica e
militar.
2ª geração (1952-1964)
-substituição de válvu...
4ªgeração (1971-1981)
-nasce o microprocessador, fabricação em
larga escala, disquete é utilizado como
unidade de armazena...
Netbook
computadores portáteis, dimensão
pequena e baixo custo.
Palmtop
cabe na palma da mão, pode ser usado em
qualquer l...
Tablet
mesmos funcionalidades do smart phone,
formato de livro mainframes,
supercomputadores, atender sistemas
bancários e...
O computador é divido em
três partes:

Hardware (parte física)
Software (conjunto de instruções
processadas)
Peopleware (u...
Representação de dados
A criação de números veio com a
necessidade de contar, seja numero,
animal, alimento.
O primeiro si...
Cada chave possui apenas 2 estados,
lidado/desligado,computadores “pensam”
usando apenas 2 dígitos, 0 e 1 (0 para
desligad...
Sistema binário
No sistema binário. Cada numero é
representado mediante uma combinação
de símbolos 0 e 1,ou seja, estado 0...
Sistema hexadecimal
Como já visto, o computador usa o sistema
binário para representar dados,por isso se
usa uma forma mai...
Conversão de dígitos binários em
caracteres
Sabemos que o computador só processa e
armazena dígitos binários.
Códigos de c...
Unicode:é um padrão para codificação que
utiliza uma cadeia de 16 bits o que
possibilita representar 65000 caracteres,
pos...
Logica proposicional
Proposição:conjunto de palavras ou
símbolos que exprimem um pensamento
de sentido completo.
Na propos...
Para ser proposição,é necessário ser uma
frase afirmativa que seja possível
classificar verdadeira ou falsa.
A logica se b...
Trabalho de fundamentos da
informática

Alunos: Bianca e Matheus
prof: Alexandre Dornelas
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Matheus e Bianca

252 views
164 views

Published on

trabalho de fundamentos da informatica.
Alunos: Bianca e Matheus
Prof:Alexandre Dornelas

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
252
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Matheus e Bianca

  1. 1. Fundamentos da informática 
  2. 2. Sumario ➢ ➢ Conceito de informática: Funções, conceitos fundamentais. Histórico dos computadores: Tipos de Computadores. ➢ Representação de dados : Sistemas Binários e hexadecimal, conversão de dígitos binários em caracteres, Códigos de caracteres. ➢ Lógica proposicional
  3. 3. Conceito da informática A informática é a ciência que tem como objetivo estudar o tratamento da informação através do computador. Este conceito ou esta definição é ampla devido a que o termo informática é um campo de estudo igualmente amplo. A informática ajuda ao ser humano na tarefa de potencializar as capacidades de comunicação, pensamento e memória.
  4. 4. Processamento de dados Processamento de dados:consiste em realizar um processo sobre qualquer dado de entrada(input) com o objetivo de gerar uma saída aceitável ou próxima disso. Em qualquer atividade humana, verifica-se que a resolução dos problemas consiste em uma série de tarefas, das quais as fundamentais são: decidir o que é equalizar as operações.
  5. 5. Funções: ➢ ➢ Desenvolvimento de novas máquinas; Desenvolvimento de novos métodos de trabalho; ➢ Construção de aplicações automáticas; ➢ Melhoria dos métodos.
  6. 6. Conceitos fundamentais Entrada → processamento → saída ➢ ➢ Dados: são uma representação dos factos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação , interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas automáticas Informação:é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
  7. 7. Historia dos computadores O primeiro equipamento eletrônico com as mesmas características que um computador, surgiu na segunda Guerra Mundial, e se chamava Marki e ocupava 120m³.
  8. 8. 1ª geração (1940-1952) -a base das válvulas, aplicação cientifica e militar. 2ª geração (1952-1964) -substituição de válvulas por transistores, aplicação cientifica, militar, administrativa e governamental. 3ª geração (1964-1971) -evolução do software , surgem os CI,encapsulamento dos transistores.
  9. 9. 4ªgeração (1971-1981) -nasce o microprocessador, fabricação em larga escala, disquete é utilizado como unidade de armazenamento externo. 5ª geração (1981-200*)
  10. 10. Netbook computadores portáteis, dimensão pequena e baixo custo. Palmtop cabe na palma da mão, pode ser usado em qualquer lugar e situação smart phone telefone celular integrado a um palmtop
  11. 11. Tablet mesmos funcionalidades do smart phone, formato de livro mainframes, supercomputadores, atender sistemas bancários e controle de voos espaciais
  12. 12. O computador é divido em três partes: Hardware (parte física) Software (conjunto de instruções processadas) Peopleware (usuários)
  13. 13. Representação de dados A criação de números veio com a necessidade de contar, seja numero, animal, alimento. O primeiro sistemas de numeração fez-se o uso das bases 10 (decimal) e 20 (vigesimal). Computadores usam “chaves elétricas” para representar números e caracteres.
  14. 14. Cada chave possui apenas 2 estados, lidado/desligado,computadores “pensam” usando apenas 2 dígitos, 0 e 1 (0 para desligado 1para ligado), chamado linguagem binaria.
  15. 15. Sistema binário No sistema binário. Cada numero é representado mediante uma combinação de símbolos 0 e 1,ou seja, estado 0 e estado 1 dos bits que formam um conjunto ordenado no computador, bit representa a sua menor unidade de processamento. Quando se tem um conjunto formado por 5 bits chamamos por convenção de bytes.
  16. 16. Sistema hexadecimal Como já visto, o computador usa o sistema binário para representar dados,por isso se usa uma forma mais compacta de 4 bites (hexadecimal). No sistema hexadecimal,é possível representar 16 números,os simbolos utilizados são:0,1,2,3,4,5,6,7,8,9-----> A.B,C,D,E,F.
  17. 17. Conversão de dígitos binários em caracteres Sabemos que o computador só processa e armazena dígitos binários. Códigos de caracteres: EBCDIC (extended binary caded decimal code) é uma cadeia de 8 bits usado principalmente por mainframes.
  18. 18. Unicode:é um padrão para codificação que utiliza uma cadeia de 16 bits o que possibilita representar 65000 caracteres, possibilitando representar diversoas dioma. ASCII (america standard code for information exchange), representado por 5 bits, desenvolvido a partir de 1960, representa texto em computador, equipamentos de comunicação ,e etc.
  19. 19. Logica proposicional Proposição:conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. Na proposição podemos assumir um valor verdadeiro ou falso. Tipos de conectivos: conjunção, disjunção,negação e implicação
  20. 20. Para ser proposição,é necessário ser uma frase afirmativa que seja possível classificar verdadeira ou falsa. A logica se baseia em 3 leis: 1º se é verdadeira, então ela é verdadeira 2º não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo 3ºou é verdadeira,ou falsa
  21. 21. Trabalho de fundamentos da informática Alunos: Bianca e Matheus prof: Alexandre Dornelas

×