8 d 7_beatriz_pereira_8_catarina_duro_vírus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

8 d 7_beatriz_pereira_8_catarina_duro_vírus

on

  • 285 views

 

Statistics

Views

Total Views
285
Views on SlideShare
176
Embed Views
109

Actions

Likes
0
Downloads
9
Comments
0

1 Embed 109

http://idl8d07.wordpress.com 109

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

8 d 7_beatriz_pereira_8_catarina_duro_vírus Presentation Transcript

  • 1. OS VÍRUS O que são vírus? Tipos de vírus? Tipos de antivírus? Malware e spyware? Hackers e crakers? Firewall ? Medidas de segurança de um pc?
  • 2. O que são vírus? • “Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.”
  • 3. Tipos de vírus Cavalo de tróia Certos vírus têm um código à parte que permite a um estranho acessar aos dados e espalhá-los pela internet para outras pessoas desconhecidas sem saber quem o fez estes são denominados de Cavalo de tróia também apesar de ser um código malicioso (malwares) sendo este o nome a dar a qualquer tipo de vírus desenvolvido com a finalidade de causar dano ao computador.
  • 4. Tipos de vírus “Time bomb” “Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infetando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.”
  • 5. Tipos de vírus Hijackers “Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).”
  • 6. Tipos de vírus Minhocas, worm ou vermes “Como o interesse de fazer um vírus é ele se espalhar da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infetados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, os seus autores visam a tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela INTERNET, pelos e-mails que estão registrados no cliente de e-mail, infetando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo .”
  • 7. Tipos de antivírus AVG “A versão 8 protege o computador em tempo real, possui um anti-spyware e um novo link scanner que protege o computador de vírus que se propagam quando você visita certas páginas da web.”
  • 8. Tipos de antivírus Avast A versão grátis desse software não possui um sistema de scan heurístico para os emails e este está no segundo lugar entre os antivírus mais usados do mundo, o Avast: protege seu computador em tempo real contra vírus, spyware, malwares, possui anti-rootkit integrados ao sistema e atualizações automáticas. É necessário registro (atualizado a cada 14 meses) para baixar o software é para uso exclusivamente pessoal.
  • 9. Tipos de antivírus Avira Possui um scanner heurístico que deteta vírus e malwares desconhecidos baseado em seus comportamentos. As atualizações online para a versão grátis são relativamente lentas.
  • 10. Malware e Spyware Malware O malware é um software destinado a se infiltrar num sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Spyware Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário. Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet.
  • 11. Hackers e Crackers Hackers “São os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar tais falhas. Preocupam-se em conhecer o funcionamento mais íntimo de um sistema computacional, ou seja, sem intenção de prejudicar ou invadir sistemas operacionais ou banco de dados.” Crackers “É o criminoso virtual que extorque pessoas usando seus conhecimentos, usando as mais variadas estratégias. Seu interesse é basicamente o vandalismo. Porém, já se criou um verdadeiro mercado negro de vírus de computador, onde certos sites, principalmente russos, disponibilizam downloads de vírus e kits para qualquer um que puder pagar, virar um Cracker, o que é chamado de terceirização da "atividade".”
  • 12. Firewall “Uma firewall (em português: Parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.”
  • 13. Medidas de segurança de um pc • • • • • • • assegure-se de ter um firewall pessoal instalado e ativo em seu computador; configure, quando possível, para que os programas sejam atualizados automaticamente; crie um disco de emergência e o utilize quando desconfiar que o antimalware instalado está desabilitado/comprometido ou que o comportamento do computador está estranho (mais lento, gravando ou lendo o disco rígido com muita frequência, etc.); observe as configurações de segurança e privacidade oferecidas pelos programas instalados em seu computador (como programas leitores de e-mails e navegadores Web) e altere-as caso não estejam de acordo com as suas necessidades. seja cuidadoso ao clicar em links, independente de como foram recebidos e de quem os enviou; seja cuidadoso ao clicar em links curtos, procure usar complementos que possibilitem que o link de destino seja visualizado; ter sempre um antivírus ativo.
  • 14. Trabalho realizado por: Catarina Duro e Beatriz Pereira