Your SlideShare is downloading. ×
Pantanal-Mato Grosso-Brasil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Pantanal-Mato Grosso-Brasil

98

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
98
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PA N T A N A L É um ecossistema único que abrange uma área da metade do tamanho da França. A palavra, embora possa lembrar pântano, na realidade PANTANAL é a maior planície periodicamente inundada do planeta. Foi declarada Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO. O PANTANAL tem aproximadamente 220.000 km2, espalhados por três países: Brasil, Bolívia, Paraguai. 87% da bacia encontra-se em território brasileiro, incluindo: 35% no Estado de Mato Grosso e 65% no Estado do Mato Grosso do SUL. Clique no mouse para passar as telas. “Tocando em Frente”, com Maria Bethânia.
  • 2. Das montanhas, os rios correm para o Pantanal e para o Rio Paraguai, que desce para o Sul. Inundações não ocorrem de repente, mas de forma gradual, de modo que homens, a flora e a fauna têm sempre um período de adaptação. O solo é rico em argila, o que evita a absorção de água. Este complexo possui bacias hidrográficas e lagos ligados ou não por pequenos rios, temporários ou permanentes. Na subida das águas, rios e lagoas se comunicam, a água é enriquecida com húmus, a região torna-se a maior e a mais rica concentração de alimentos naturais e alimentação para os animais selvagens. A inundação anual ocorre na temporada de verão chuvoso, de dezembro a março. Esse fenômeno ecológico é o mais importante do PANTANAL.
  • 3. courtesy of Fazenda Barroco Alto
  • 4. D É C O V E R T E - R E S E R V A Esta reserva oferece não só o prazer em observar e fotografar, mas também peixes. A pesca é permitida a partir de março até outubro. O Pantanal é uma das regiões mais ricas de peixes, no mundo. Há piranhas em grandes quantidades. Nesse Éden, onde a natureza criou um ecossistema único, habitam (já catalogadas): 3.500 espécies de plantas 650 espécies de aves 300 espécies de peixes 95 espécies de mamíferos 50 espécies de répteis
  • 5. ou Nymphaeaceae
  • 6. courtesy of Thommy’scourtesy of Thommy’s

×