O Jogo

5,418 views
5,345 views

Published on

Published in: Technology, Business
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
  • O jogo educativo
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
5,418
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
37
Actions
Shares
0
Downloads
56
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O Jogo

  1. 1. Tema: O jogo na matemática Objetivo : Compreender, apreciar e familiarizar-se sobre a importância da utilização do jogo como ferramenta de auxílio na matemática. Atividade O jogo na matemática Através da brincadeira é possível descobrir e chegar a limites nunca antes alcançados. Uma atividade pode se tornar uma gostosa e divertida brincadeira. http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/aprenderdiferencas/autismo_03.jpg A proposta é simples e gostosa. Poderia ser um jogo? O que é um jogo? Jogo é toda e qualquer competição em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato...( http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos). O que é um jogo educativo? Os jogos educativos tanto computacionais como outros são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. http://imagenes.solostocks.com.br/jogo-educativo-abaco-aberto-175093n0.jpg http://www.jogosz.com.br/jogos/puzzle/tangran/
  2. 2. Brincadeiras e jogos educativos podem auxiliar professores e atrair alunos para as temidas aulas de matemática. Essa ferramenta servirá para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados. Poderemos utilizar qualquer jogo? Os jogos deverão ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância. Devemos utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos. Estamos falando de aprendizagem através de brincadeiras (lúdico) e que trata o conteúdo de modo com que as pessoas percebam, aprendem, recordam e pensem sobre a informação (cognitiva). Jogos são materiais lúdicos que estimulam as/os participantes a recorrer aos próprios conhecimentos para então interagir com as/os demais, além de servirem como meio informativo sobre o assunto abordado. A aprendizagem por meio de jogos, permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. JOGOS COPERAÇÃO CONSTRUÇÃO INTERAÇÃO APRENDIZAGEM Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas (Timm -2005). Quais os jogos matemáticos que podem ser utilizados como recurso motivador para o ensino? Sugestão para pesquisa: http://eduquenet.net/jogospedagogicos.htm 1 2 3 4
  3. 3. 5 6 7 8 Para facilitar acesso www.somatematica.com.br login: ceal senha: ceal 9 10 11
  4. 4. 12 13 14 1- /www.revide.com.br/blog_commento.asp?blog_id=977&month=8&year=2008&giorno=&archivio=OK 2- www.planetaeducacao.com.br 3- www.taboaoonline.com.br/Abaco-iPAQ.jpg 4- www.google.com.br 5- www.somatemática.com.be 6- www.somatemática.com.be 7- www.somatemática.com.be 8- www.somatemática.com.be 9- Pauline Edwards - Engenheira de Software Imagem Google 10- Imagem Goog 11- www.somatematica.com.br/matkids.php 12- Imagem GOOGLE - Germinai.wordpress.com 13- http://4.bp.blogspot.com/_oBZ34Pc_wbc/SFSvBR9I60I/AAAAAAAAAEk/Hb5EzN9x_tc/s1600-h/pipa+e+as+condi%C3%A7%C3%B5es.jpg 14- Imagem Google Após observar o texto acima e pesquisar, 1. É possível ensinar matemática através de jogos? 2. Poderíamos usar sua história para tornar clara a necessidade seu aprendizado? 3. As imagens acima traduzem com clareza a explicação do texto? 4. Os jogos educativos simples ou através do computador apresentam diferentes possibilidades em sua aplicação? 5. Analise a figura 13 , a brincadeira de construir e soltar pipa, comentando as possibilidades de sua utilização na matemática.
  5. 5. 6. É razoável tocar em interdisciplinaridade quando utiliza um jogo matemático? Resposta comentada: 1. É possível ensinar matemática através de jogos? Sua mente já trouxe inúmeros exemplos de aprendizagem contidos nas lembranças da infância e juventude. É um prazer relembrar cada um. Associar a matemática ao jogo já estava claro em seu raciocínio no decorrer da leitura. 2. Poderíamos usar sua história para tornar viva a necessidade seu aprendizado? A imagem do ábaco é uma pincelada inicial para se falar de jogos e de chegar até aos nossos dias. A importância do raciocínio lógico, da utilização da matemática através dos séculos, onde se consagra com sua participação em todos os instantes da história é mais uma atrativo para que a motivação na aprendizagem da matemática seja reforçada. 3. Os jogos educativos simples ou através do computador apresentam diferentes possibilidades em sua aplicação? Hoje vivemos a era da informação e as experiências educacionais deverão ser diversificadas. A introdução do computador na escola aumenta a motivação do aluno. O jogo + computador associa a riqueza dos jogos educativos com o poder de atração dos computadores. O ambiente jogo torna-se mais atrativo pela variação de telas, músicas, animação, ser de fácil interação, possibilitar níveis de dificuldades e atividades, saer executado em tempo real, fornecer respostas imediatas, desafiar o interesse e a curiosidade. 4. Analise a figura 13 , a brincadeira de construir e soltar pipa, comentando as possibilidades de sua utilização na matemática. A Pipa também ajuda na construção dos conceitos matemáticos. Com ela podemos ensinar a geometria de forma lúdica, desenvolvendo o raciocínio lógico sempre promovendo, um trabalho cooperativo onde há respeito pelo ambiente em que se vive. Durante a construção, encontramos na geometria: linhas concorrentes, paralelas, triângulos, retângulos, triângulos retângulo, losangos, ângulos etc. Devido as mais variadas gormas de pipas, poderemos trabalhar geometria plana e espacial alcançando o conteúdo matemático do Ensino Médio. 5. É razoável tocar em interdisciplinaridade quando utiliza um jogo matemático? Desde os mais remotos tempos, quando a espécie humana surgiu no planeta, nasceu junto a ela uma necessidade vital para seu crescimento intelectual: jogar. Através da história do jogo iremos transitar por várias disciplinas.
  6. 6. Além de estimular a criatividade e o aumento da capacidade de decisão, o jogo também estimula a leitura, a escrita e a pesquisa, por ser um meio em que consegue abarcar, na íntegra, a interdisciplinaridade.

×