Unidade 3 TEXTO 2
PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍSECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Gerência de Ensino Fundamental
PNAIC – P...
A consolidação do processo
de apropriação do SEA:
No segundo ano, as práticas de
ensino do SEA devem estar voltadas
para a...
Deve-se investir também no
aprofundamento e na consolidação de
outros conhecimentos e habilidades
relativos a convenções:
...
No ciclo de
alfabetização, os
alunos têm:
cachorro
O direito de compreender como funciona a escrita
alfabética, mas também...
No segundo ano do ciclo de
alfabetização, os alunos precisarão
aprofundar e consolidar alguns
conhecimentos e habilidades ...
É preciso que fique claro, de antemão, que não há
nenhuma oposição entre propor um ensino
sistemático do SEA e desenvolver...
No ciclo de alfabetização,
especificamente em relação à
apropriação do SEA, torna-se
fundamental pautar as propostas
de en...
Os quatro direitos de aprendizagem
colocados para aprofundamento e
consolidação no segundo ano do ensino
fundamental, prec...
Desta forma, é necessário aprofundarmos nossas
discussões em atividades voltadas para o aprofundamento
e a consolidação da...
É preciso compreender, todavia, que algumas
crianças podem não ter consolidado todas as
aprendizagens esperadas para o pri...
ATIVIDADE EM GRUPO
Analisar livros didáticos utilizados na Rede de Ensino,
identificando exemplos de boas atividades de ca...
TAREFA
Elaborar, em pequenos grupos, uma
sequência de atividades envolvendo um
dos três tipos de atividade apresentados
no...
Unidade 3   texto 2 - O ENSINO  DO SISTEMA DE  ESCRITA ALFABÉTICA NO 2º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Unidade 3 texto 2 - O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO 2º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

4,556 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,556
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3,375
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Unidade 3 texto 2 - O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO 2º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

  1. 1. Unidade 3 TEXTO 2 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Gerência de Ensino Fundamental PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa Língua Portuguesa
  2. 2. A consolidação do processo de apropriação do SEA: No segundo ano, as práticas de ensino do SEA devem estar voltadas para a consolidação do conhecimento das diferentes relações som-grafia de nossa língua, de modo a permitir que a criança possa ler e escrever palavras, frases e alguns textos de menor extensão.
  3. 3. Deve-se investir também no aprofundamento e na consolidação de outros conhecimentos e habilidades relativos a convenções: O reconhecimento e o uso de diferentes tipos de letra e a utilização do espaço em branco para separar as palavras dos textos. Em relação ao reconhecimento e ao uso de diferentes tipos de letra, espera-se que, ao longo do segundo ano, a criança aprofunde e consolide as habilidades de reconhecer diferentes tipos de letra, em situações de leitura de textos de diversos gêneros textuais, e de usar diferentes tipos de letra em situações de escrita de palavras e textos.
  4. 4. No ciclo de alfabetização, os alunos têm: cachorro O direito de compreender como funciona a escrita alfabética, mas também de se apropriar de algumas convenções sociais necessárias à leitura e à escrita em nossa sociedade, como o uso de diferentes tipos de letra e a utilização do espaço em branco entre as palavras cachorro Tais conhecimentos e habilidades contribuem, juntamente com aqueles relativos à apropriação da linguagem escrita própria dos diversos gêneros de texto, para uma maior autonomia nas diferentes práticas sociais de leitura e de escrita presentes na sociedade letrada em que vivemos
  5. 5. No segundo ano do ciclo de alfabetização, os alunos precisarão aprofundar e consolidar alguns conhecimentos e habilidades já introduzidos no primeiro ano: o domínio de correspondências som-grafia; o reconhecimento e o uso de diferentes tipos de letra; a utilização do espaço em branco para separar as palavras dos textos.
  6. 6. É preciso que fique claro, de antemão, que não há nenhuma oposição entre propor um ensino sistemático do SEA e desenvolver práticas de leitura e produção de textos de diferentes gêneros em sala de aula. Ao defendermos uma concepção de alfabetização em uma perspectiva de letramento, compreendemos, assim como Soares (1998), que tanto as atividades de reflexão sobre o SEA e suas convenções, quanto as práticas de uso social da leitura e da escrita devem estar presentes em sala de aula, mesmo antes de a criança ter aprendido a ler e escrever convencionalmente.
  7. 7. No ciclo de alfabetização, especificamente em relação à apropriação do SEA, torna-se fundamental pautar as propostas de ensino da língua escrita em situações interessantes e, sempre que possível, lúdicas. Alguns materiais, atualmente disponíveis na escola, podem colaborar para o desenvolvimento dessas atividades, dentre eles os jogos de alfabetização distribuídos pelo MEC, o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e das obras complementares.
  8. 8. Os quatro direitos de aprendizagem colocados para aprofundamento e consolidação no segundo ano do ensino fundamental, precisam ser desenvolvidos, sobretudo, com aquelas crianças que já conquistaram os demais direitos de aprendizagem do eixo da análise linguística, voltados para apropriação do SEA que são propostos para o primeiro ano do ensino fundamental.
  9. 9. Desta forma, é necessário aprofundarmos nossas discussões em atividades voltadas para o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens da escrita alfabética. Destacaremos três tipos principais: 1、Atividades que envolvem o domínio de correspondências som-grafia; 2、Atividades que envolvem o reconhecimento e o uso de diferentes tipos de letra; 3、Atividades que envolvem a utilização do espaço em branco para separar as palavras do texto.
  10. 10. É preciso compreender, todavia, que algumas crianças podem não ter consolidado todas as aprendizagens esperadas para o primeiro ano e que chegam ao segundo no com a necessidade, muitas vezes, de ainda se apropriar de alguns dos princípios básicos do SEA, cujo domínio era esperado ao término do primeiro ano. Dessa forma, é preciso pensar em sequências de ensino que contemplem objetivos diferenciados para alunos com hipóteses variadas de escrita. Quadro do 1º ano pag. 19
  11. 11. ATIVIDADE EM GRUPO Analisar livros didáticos utilizados na Rede de Ensino, identificando exemplos de boas atividades de cada um dos três tipos apresentados no texto 2. Seguindo o quadro abaixo ( Grupos distribuídos em sala).
  12. 12. TAREFA Elaborar, em pequenos grupos, uma sequência de atividades envolvendo um dos três tipos de atividade apresentados no texto 2 ( grupos distribuídos na turma, utilizando livro didático, obras complementares ou jogos); socializar e discutir as sequências de atividades apresentadas na próxima aula.

×