PAG. 1
Pilaresde uma estratégiaSEOMobile
APRESENTAÇÃO | OUTUBRO.2012
PAG. 2
O MobileBrowsingrepresenta10% da navegaçãowebmundial
O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e dest...
PAG. 3
E atendênciaéexponencialmentecrescente:quase triplicouem2 anos
O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidenc...
PAG. 4
Motoresdebusca são os tiposdesitemaisacedidosvia Smartphone
O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial...
PAG. 5
Comoresponder a estenovocomportamentodenavegação?
Esta tendência criou a necessidade de desenvolvimento de
websites...
PAG. 6
EmDezembrode2011 oGoogle
lança oSmartphoneGooglebot-
Mobile.
O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencia...
PAG. 7
Porquê umGooglebotparasmartphones?
Encontrar e lidar melhor com conteúdo especificamente
criado para ser visualizad...
PAG. 8
O queter emconta no lançamentode umaestratégiaSEO mobile?
#1 Quantas visitas “mobile” tem actualmente o meu site?
#...
PAG. 9
Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite?
Tentar perceber via Google Analytics não apenas a quantidade,
mas ta...
PAG. 10
Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite?
O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-s...
PAG. 11
Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite?
Um vector análise para posterior keyword research é verificar se
ex...
PAG. 12
Qual oaspectodo meusitenos terminaismóveis?
A necessidade de alterações do site “normal” para visualização em
term...
PAG. 13O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Tod...
PAG. 14
Que opção dedesenvolvimentoéa ideal?
Hipótese 1: Responsive Web Design
Se o conteúdo das versões móvel e desktop f...
PAG. 15
Que opção dedesenvolvimentoéa ideal?
Hipótese 1: Responsive Web Design
O conteúdo desta proposta é privilegiado e ...
PAG. 16
Que opção dedesenvolvimentoéa ideal?
Hipótese 2: Dynamic Serving
Exibe no mesmo URL diferentes conteúdos (diferent...
PAG. 17
Que opção dedesenvolvimentoéa ideal?
Hipótese 3: Criação de um site paralelo (m.domínio.com)
Na prática é um site ...
PAG. 18
Que opção dedesenvolvimentoéa ideal?
Hipótese 3: Criação de um site paralelo (m.domínio.com)
Para relacionar os si...
PAG. 19
Comoajudar os motoresdebusca a encontrar osite?
Se se optou por desenvolver um site paralelo então, para uma
rápid...
PAG. 20
Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks?
#1. Keyword Research com os utilizadores mobile em vista
Fund...
PAG. 21
Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks?
#2. Utilizar as palavras-chave nas Title Tags e Meta Descript...
PAG. 22
Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks?
#4. Angariar links externos (também de outros sites móveis)
O...
PAG. 23
Conclusões
É muito provável que a parcela de visitantes mobile de
qualquer site cresça nos próximos anos, e que o ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Inesting Forum SEO eShow SEO Mobile 20121010

352 views
294 views

Published on

Apresentação feita por Bernardo Brandão no eShow 2012 em Lisboa, no Forum SEO. A apresentação é sobre SEO mobile.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
352
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • The content crawled by smartphone Googlebot-Mobile will be used primarily to improve the user experience on mobile search. For example, the new crawler may discover content specifically optimized to be browsed on smartphones as well as smartphone-specific redirects.

    http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2011/12/introducing-smartphone-googlebot-mobile.html
  • Inesting Forum SEO eShow SEO Mobile 20121010

    1. 1. PAG. 1 Pilaresde uma estratégiaSEOMobile APRESENTAÇÃO | OUTUBRO.2012
    2. 2. PAG. 2 O MobileBrowsingrepresenta10% da navegaçãowebmundial O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    3. 3. PAG. 3 E atendênciaéexponencialmentecrescente:quase triplicouem2 anos O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    4. 4. PAG. 4 Motoresdebusca são os tiposdesitemaisacedidosvia Smartphone O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA. Fonte: The Google Mobile Movement Study, Google 2011
    5. 5. PAG. 5 Comoresponder a estenovocomportamentodenavegação? Esta tendência criou a necessidade de desenvolvimento de websites desenvolvidos para serem visualizados e utilizados via smartphones. Isto criou não só um desafio para os marketeers, designers e programadores web, mas também para os motores de busca. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    6. 6. PAG. 6 EmDezembrode2011 oGoogle lança oSmartphoneGooglebot- Mobile. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    7. 7. PAG. 7 Porquê umGooglebotparasmartphones? Encontrar e lidar melhor com conteúdo especificamente criado para ser visualizado em smartphones Lidar melhor com reencaminhamentos desenvolvidos para smartphones (prevê que poupe ao utilizador até 1 segundo de tempo após este clicar no link da página de resultados) O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    8. 8. PAG. 8 O queter emconta no lançamentode umaestratégiaSEO mobile? #1 Quantas visitas “mobile” tem actualmente o meu site? #2 Qual o aspecto do meu site nos terminais móveis? #3 Que opção de desenvolvimento é a ideal? #4 Como ajudar os motores de busca a encontrar o site? #5 Que cuidados devo ter nos conteúdos e estratégia de links? O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    9. 9. PAG. 9 Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite? Tentar perceber via Google Analytics não apenas a quantidade, mas também os conteúdos que são mais acedidos Pode acontecer que apenas uma área específica do site está a despertar interesse nos visitantes deste segmento, e que pode ser por isso de optimização prioritária O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    10. 10. PAG. 10 Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite? O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    11. 11. PAG. 11 Quantas visitas“mobile”temactualmenteomeusite? Um vector análise para posterior keyword research é verificar se existe diferença nos tipos de pesquisa mobile e não-mobile A intuição pode levar a entender que as pesquisas mobile são menos complexas, mas um estudo Google (2009) afirmou que são apenas ligeiramente menos compostas: Em média uma pesquisa mobile é composta por 2,44 palavras, enquanto uma desktop tem 2,93 palavras. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    12. 12. PAG. 12 Qual oaspectodo meusitenos terminaismóveis? A necessidade de alterações do site “normal” para visualização em terminais móveis está muito dependente do seu comportamento para diferentes resoluções. A ferramenta “Screenfly” (http://quirktools.com/screenfly/) permite simular visitas de diferentes aparelhos O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    13. 13. PAG. 13O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA. Qual oaspectodo meusitenos terminaismóveis?
    14. 14. PAG. 14 Que opção dedesenvolvimentoéa ideal? Hipótese 1: Responsive Web Design Se o conteúdo das versões móvel e desktop for o mesmo. Exibe o mesmo HTML no mesmo URL, usando apenas CSS para adaptar o aspecto do site (é o recomendado pelo Google, embora seja de implementação técnica mais difícil). Todo o esforço SEO ao nível de links externos e conteúdo feito para o site “normal” é transposto para o “mobile”. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    15. 15. PAG. 15 Que opção dedesenvolvimentoéa ideal? Hipótese 1: Responsive Web Design O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    16. 16. PAG. 16 Que opção dedesenvolvimentoéa ideal? Hipótese 2: Dynamic Serving Exibe no mesmo URL diferentes conteúdos (diferente HTML e CSS) conforme o terminal seja móvel ou não (detectado automaticamente) O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    17. 17. PAG. 17 Que opção dedesenvolvimentoéa ideal? Hipótese 3: Criação de um site paralelo (m.domínio.com) Na prática é um site desenvolvido à medida para os terminais móveis com URLs e conteúdos próprios. Com esta solução é preciso ter cuidado com a questão de conteúdos duplicados, pois pode haver o risco de existir porções de conteúdo semelhante em URLs diferentes. Não é a solução ideal do ponto de vista do SEO, porque a tratar-se na prática de um site distinto, obriga a duplicação de esforços (link building, copywriting…) O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    18. 18. PAG. 18 Que opção dedesenvolvimentoéa ideal? Hipótese 3: Criação de um site paralelo (m.domínio.com) Para relacionar os sites deve-se depois adicionar “Switchboard Tags” para que os motores de busca percebam que se tratam de versões do mesmo conteúdo. Na página desktop adicionar: <link rel=“alternate” media= only screen and (max-width: 640 px) “href=“http://m.dominio.com/pagina-1” > Na página mobile adicionar: <link rel=canonical” href=“http://www.dominio.com/pagina-1”> O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    19. 19. PAG. 19 Comoajudar os motoresdebusca a encontrar osite? Se se optou por desenvolver um site paralelo então, para uma rápida e correcta indexação é aconselhado: Criar um mobile sitemap e fazer o upload para o Google Webmaster Tools – lista dos URL que queremos ter visitados pelo bot Linkar versão normal para a versão mobile O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    20. 20. PAG. 20 Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks? #1. Keyword Research com os utilizadores mobile em vista Fundamental se o negócio for de natureza local (um restaurante etc.) que representam uma parte grande das pesquisas feitas mobile: fundamental ter no site palavras que identifiquem a localização da empresa. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA. A ferramenta de Keywords do Google AdWords permite filtrar os resultados por tipo de dispositivo.
    21. 21. PAG. 21 Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks? #2. Utilizar as palavras-chave nas Title Tags e Meta Description Normalmente os browsers mobile exibem menos caracteres da Title Tag, mas nas páginas de resultados dos motores de busca, o limite habitual dos 65 parece manter-se. No caso da Meta Description a dimensão deverá rondar os 90-155 caracteres. #3. Utilizar as palavras-chave no Conteúdo das Páginas E cada página deve ter as suas palavras-alvo diferentes e ajustadas aos seus objectivos. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    22. 22. PAG. 22 Que cuidados devo ternosconteúdoseestratégiadelinks? #4. Angariar links externos (também de outros sites móveis) Os links externos parecem também importantes nas pesquisas mobile (embora testes tendem a concluir que o impacto é menor que na tradicional). O lançamento de um site mobile por si só pode ser um chamariz para ganhar links, e a popularidade inicial pode ser reforçada com a submissão do site em directórios mobile. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.
    23. 23. PAG. 23 Conclusões É muito provável que a parcela de visitantes mobile de qualquer site cresça nos próximos anos, e que o Mobile Search seja uma fonte de tráfego cada vez mais importante. É então fundamental garantir que estes visitantes e os motores de busca consigam interpretar correctamente o conteúdo do site por esta via. O paradigma do responsive web design parece estar a preferência dos motores de busca, e transformar-se numa boa prática de SEO mobile. O conteúdo desta proposta é privilegiado e confidencial e destina-se exclusivamente ao respectivo destinatário. Todos os direitos de propriedade da presente proposta estão reservados à Inesting - Marketing Tecnológico, SA.

    ×