Bergson - Novas tendências da Gestão de Dados
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Bergson - Novas tendências da Gestão de Dados

  • 2,881 views
Uploaded on

Bergson Lopes destaca as novas tendências em Gestão e Governança de Dados que estão sendo adotadas pelas empresas brasileiras. Destaque especial para a Gestão de Dados Moderna e ao guia DAMA-DMBOK.

Bergson Lopes destaca as novas tendências em Gestão e Governança de Dados que estão sendo adotadas pelas empresas brasileiras. Destaque especial para a Gestão de Dados Moderna e ao guia DAMA-DMBOK.

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,881
On Slideshare
1,503
From Embeds
1,378
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
44
Comments
0
Likes
1

Embeds 1,378

http://www.bergsonlopes.com.br 1,180
http://static.usrfiles.com 95
http://localhost 82
http://htmlcomponentservice.appspot.com 20
https://www.linkedin.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Novas Tendências da Gestão e Governança de Dados Bergson Lopes contato@bergsonlopes.com.br© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados. www.bergsonlopes.com.br
  • 2. Dados do Palestrante Bergson Lopes Rego, PMP é especialista em Gestão de Dados, Gerenciamento de Projetos e Governança de TI. Principal idealizador e multiplicador da filosofia da “Gestão de Dados Moderna” no Brasil, prestando regularmente treinamentos e palestras sobre o tema. Conduziu e participou de projetos para implantação de áreas de Administração e Gestão de Dados em empresas de grande porte nos segmentos: Energia, Óleo & Gas, Governo, Financeiro, Seguros, Construção Civil e Indústria. Possui experiência de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. No decorrer da carreira, já ocupou várias funções entre elas: Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Administrador de Dados, Gerente de Projetos, Líder de Equipe e Consultor. Nos últimos 13 anos têm atuado diretamente em atividades relacionadas à Gestão e Governança de Dados. Em 2001, fundou a Blensson & Blonsson Consultoria, empresa voltada à prestação de serviços de consultoria e treinamentos ligados à área de Gestão de Dados. Bergson já treinou profissionais das mais diversas áreas e segmentos de atuação no Brasil. Desde 2011, é um voluntário ativo junto ao chapter Brasil da DAMA® – Data Management Association International, exercendo a função de Diretor de Estudos Técnicos, sendo um dos responsáveis pela revisão técnica da tradução do guia DAMA-DMBOK® para a língua portuguesa. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), principal organização mundial responsável pelo desenvolvimento de práticas e profissionais em Gerenciamento de Projetos.© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 3. Agenda  Dados - Motivação  Histórico da Gestão de Dados no Brasil  Conceitos: Gestão de Dados e Governança de Dados  Tendências em Gestão e Governança de Dados • Gestão de Dados Moderna • DAMA – The Data Management Association* • DAMA-DMBOK* • Gestão de Dados – Mercado de Trabalho e principais papéis* DAMA e DAMA-DMBOK são marcas registradas da Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 4. Como os dados são tratados nas empresas?© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 5. Porquê Gerir Dados?  Dados e informações não são auto gerenciados!  Os dados são a base da pirâmide para a tomada de decisões  Dados e informações confiáveis e bem gerenciados constituem uma vantagem competitiva!© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 6. A Evolução do DadoMetadados +- 85% das empresas estão nestes estágios Significado + Estrutura Competência + Agilidade + Experiência Dado Informação Conhecimento Sabedoria (-15000) (Saldo = -R$15.000,00) (Endividado!) (Eliminar a divida!) Abstração + Aplicação© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 7. Ciclo de vida : Dados x Sistemas Agrega Valor ao Negócio Planejar Especifica Disponibil Criar e Manter e Arquivar eDado: r izar Adquirir Usar Recuperar Eliminar PlanejarSistemas: Analisar Projetar Construir Testar Implantar Manter Fonte : DAMA-DMBOK 1st edition* *DAMA-DMBOK é marca registrada da DAMA – Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 8. Um breve histórico no Brasil Novos Tempos.. 1980 1990 2000 2010 Boom!! AD Questionada Redescoberta Gestão de Dados Moderna Agile Modeling* DAMA/DMBOK** Manual for Governança de Dados Data Administration *Agile Modeling é marca registrada da Ambysoft/Scott Ambler **DAMA é marca registrada da Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 9. O que é Gestão de Dados? “Gestão de Dados é a disciplina responsável por definir, planejar, implantar e executar: estratégias, procedimentos e práticas necessárias para gerenciar de forma efetiva os recursos de dados e informações das organizações, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.” A Gestão de Dados é um conceito bastante amplo, ela atua nos níveis: Operacional, Tático e Estratégico© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 10. O que é Governança de Dados  “É o exercício de tomada de decisão e autoridade para as questões relacionadas a dados” Fonte: Data Governance Institute  “Governança de Dados é o exercício de autoridade e controle (planejamento, monitoramento, e execução) sobre o gerenciamento de ativos de dados. A função de governança de dados guia como todas as outras funções da gestão de dados são realizadas. Governança de dados é de alto nível, ou seja, é gestão estratégica de dados na esfera executiva. “ Fonte: DAMA-DMBOK  Principais Referências • DAMA-DMBOK • Framework Data Governance Institute© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 11. Maturidade em Governança de DadosALTO BAIXO ADOÇÃO DE TECNOLOGIA MDM de Clientes Data Warehouse Automatização da Produtos de MDM Automatização de Força de Vendas ERP Processos de Negócio Database Marketing CRM RECOMPENSA MDM RISCO INDISCIPLINADO REATIVO PROATIVO GOVERNADO Projetos orientados Linha de negócios Colaboração entre TI Requerimentos de a visão de TI Influenciam os projetos e grupos de negócio Negócio orientam Os projetos de TI Dados duplicados e inconsistentes Colaboração matricial Os dados são reconhecidos como Processos de negócio Inabilidade para ativos corporativos Automatizados e adaptar a mudanças Custo alto para manter repetitivos de negócio Múltiplas aplicações Relacionamentos de Clientes personalizados e operações otimizadas CAPACIDADES DE NEGOCIOSBAIXO ALTO Pessoas, Processos e Adoção de Tecnologia © By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados. Fonte: The Data Asset – Tony Fisher
  • 12. Um futuro bem próximo... Tendências Metodologias Papéis Ferramentas Gestão de Gestor Gestor Respositório DAMA- Dados Estratégico Técnico de MDM Data Quality de DMBOK ® Moderna de Dados Dados MetadadosMétodo de Gestão Integra TI e AD / DBA,Trabalho Estratégica Negócio etc...Proativo de Dados Arquitetura da Informação Qualidade de Dados Governança Novas tendências para girar de Dados a mesma engrenagemDAMA DMBOK é marca registrada da DAMA – Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 13. Gestão de Dados Moderna A Gestão de Dados Moderna é baseada nos seguintes pensamentos: • Empresas não existem somente para Administrar ou Gerir Dados • Os dados são muito importantes, mas sozinhos não são o ativo mais importante das empresas • Metas e objetivos da área de Gestão de Dados são mensuráveis. • A Gestão de Dados deve ter sinergia com todas as áreas envolvidas na gestão, construção e manutenção da informação • A Gestão de Dados está envolvida com os projetos da empresa. Projetos possuem recursos, tempo e orçamentos limitados© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 14. Gestão de Dados Moderna – Visão Geral© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 15. Boas Práticas 1 - Manter um 2 - Atuar no 3 - Ser ágil nos time de início dos atendimentos destaque projetos 4 - Utilizar 6 - Utilizar princípios e 5 - Nunca metodologia ferramentas de acomodar adequada qualidade 7 - Utilizar 8 - Utilizar 9 - Investir na ferramentas de Modelos de capacitação apoio Dados dos clientes 10 - Entender 11 - Divulgar a que o sucesso 12 - Ter bom área de Gestão depende de senso! de Dados todos© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 16. O que é a DAMA?  O DAMA é uma associação internacional de fornecedores independentes, técnicos e profissionais dedicados ao avanço dos conceitos e práticas de gerenciamento de dados, recursos e informações empresariais  O principal objetivo da DAMA International é promover a compreensão, desenvolvimento e prática de gerenciamento de dados e informações de apoio a estratégias de negócios.  O DAMA Internacional tem capítulos (chapters) e membros por todo o mundo.  Portal DAMA: www.dama.org DAMA Internatinal é marca registrada da Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 17. DAMA – Chapter Brasil  Criado em Junho/2010  Sede em São Paulo  Área de atuação em toda a América Latina  Portal DAMA Brasil: www.dama.org.br  Principais atividades:  Realização de cursos, palestras, seminários, debates, congressos, workshops, exposições e eventos profissionais  Publicação de artigos, boletins, informativos, circulares, apostilas, revistas, livros ou qualquer outra forma de trabalho profissional para a divulgação e implementação dos temas abordados pelo DAMA  Promoção de participação dos Associados, quando em nome e no interesse do DAMA Brasil.© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 18. DAMA – Principais Publicações  DAMA DMBOK Guide - The DAMA Guide to the Data Management Body of Knowledge  The DAMA Dictionary of Data ManagementDAMA DMBOK e DAMA Dictionary of Data Management são marcas registrada da DAMA –Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 19. DAMA-DMBOK Não é um processo ou metodologia e sim um conjunto de boas práticas Administração de Dados é substituída pelo conceito de Gestão de Dados Mais abrangente que as metodologias de Administração de Dados adotadas pelas organizações. Organizado em 10 funções estratégicas para a Gestão Estratégica e Governança de DadosDAMA DMBOK é marca registrada da DAMA – Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 20. Gestão de Dados - Mercado  Recentemente estagnado  Tendência de ressurgimento a médio e longo prazo  Procura ressurgiu após a adoção de controles de TI mais rígidos pelas organizações (SOx, Basiléia, ISO 20000).  Atualmente tem o foco em agilidade (Adm. Dados Moderna)  Novos perfis de profissionais – Técnico e Negócio  Poucos profissionais qualificados  A grande maioria dos profissionais não iniciaram a carreira como AD/GD© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 21. Gestão de Dados – Vários papéis Gerente Administrador de Projetos de Dados Gestor Estratégico DBA de Dados Administrador de Serviços Projetista Administrador Outros de Dados de Repositórios Papéis© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 22. Gestor de Dados – Perfil Ideal - Negócio Analista de Gestor de Sistemas Mudança Dados 80% Técnico 50% Técnico 20% Relações Humanas e 50% Relações Humanas Gerenciamento  Habilidades em Gestão de Dados  Modelagem de Dados (OO, relacional e multidimensional), Governança de Dados, Qualidade de Dados, EDM (Enterprise Data Modeling), MDM (Master Data Management), CDI (Customer Data Integration), DAMA-DMBOK  Habilidades Técnicas Levantamento de Requisitos, Análise e Projeto de Sistemas, Processos de Desenvolvimento, Métodos Ágeis, Projeto de Business Intelligence  Habilidades Comportamentais Comunicação, didática, comprometimento, negociação, persistência, proatividade, positividade, objetividade, racionalidade, ética e honestidade© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 23. Certificação CDMP  Concedida para aqueles que se qualificam baseados em uma combinação de critérios como educação, experiência e provas (3 exames) baseadas em conhecimentos de nível profissional  Possui 2 níveis: Master e Practioner.  Practioner: Pontuação acima de 50% em todos os 3 exames. O profissional está apto a trabalhar como membro de equipe  Master: Pontuação acima de 70% em todos os 3 exames. O profissional está apto a trabalhar como líder/mentor de equipe.  Recertificação: A cada 3 anos através de nova aprovação nas provas.CDMP é marca registrada da DAMA – Data Management Association International© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 24. Certificação CDMP - Exames  Três provas: Core, Gestão de Dados e outro exame a escolha do candidato. As opções são:  Data Warehousing  Business Intelligence and Analytics  Data & Information Quality  Data Development  Data Operations (DBA)  Zachman Enterprise Architecture Framework  Integrated IT Project Management  Entidade que promove os exames: ICCP testing (http://www.iccp.org/iccpnew/index.html)© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 25. Gestão de Dados – Fontes de Referência  DAMA – The Data Management Association – www.dama.org  DAMA Chapter Brasil – www.dama.org.br  TDAN - The Data Administration Newsletter - www.tdan.com  DMReview Portal – www.dmreview.com  Bergson Home Page - www.bergsonlopes.com.br  http://br.linkedin.com/in/bergsonlopes© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 26. Obrigado! Bergson Lopes contato@bergsonlopes.com.br http://www.bergsonlopes.com.br http://br.linkedin.com/in/bergsonlopes http://twitter.com/BergsonL© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.
  • 27. Nota Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido ou transmitido por qualquer meio ou para qualquer finalidade sem a prévia autorização do seu autor. O não cumprimento dessa determinação sujeitará o infrator as penalidades previstas na Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). As fotos e desenhos utilizados têm caráter de informação e ilustração dos temas abordados. Os direitos das marcas citadas são reservados aos seus titulares.© By Bergson Lopes, 2012. Alguns direitos reservados.