Monumento ao Palhaço Piolin  Roberto Bergamo - 2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Monumento ao Palhaço Piolin Roberto Bergamo - 2014

  • 351 views
Uploaded on

Abelardo Pinto, O Piolin, palhaço nascido em Ribeirão Preto em 27 de Março de 1897 foi considerado o maior palhaço Brasileiro . Esquecido durante muito tempo com o declínio da arte circense volta......

Abelardo Pinto, O Piolin, palhaço nascido em Ribeirão Preto em 27 de Março de 1897 foi considerado o maior palhaço Brasileiro . Esquecido durante muito tempo com o declínio da arte circense volta despertado em seu berço natal por sua memória ter sido preservada como patrono da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto
A l titular da cadeira nº29 ( Sra Jair Yanni de Paula Eduardo), da citada academia, levantou sua memória que esta sendo amplamente divulgada em todo Brasil. A Trajetória Iluminada do Maior Palhaço Brasileiro, livro de sua autoria causou surpresa e admiração quanto ao conteúdo do texto e qualidade editorial, fez parte da comemoração do sesquicentenário de Ribeirão Preto, com empenho de nossos órgãos oficiais.
Considerando a necessidade de maior divulgação popular a autora se empenha agora em deixar um registro artístico ao alcance da população; Oferece seu trabalho para uma obra em murais em uma Praça e que será executado pelo ilustrador do livro o artista plástico Roberto Bergamo.
A Minha intenção, é enfatizar que Ribeirão Preto é a terra natal de Piolin, o maior palhaço brasileiro. Através da construção de uma área de recreação cultural, serão apresentados em forma de murais elucidativos com desenhos e poesias gravadas, toda a história do grande palhaço contada para crianças.
Os desenhos foram ricamente elaborados despertando alegria e a graça de Piolin. O conjunto pretende dar a idéia de um espaço voltado para a memória do circo.
O painel principal será uma fanfarra de palhaços lembrando a abertura de uma grande festa ; os outros em seqüência mostrando os valores do palhaço, ressaltados de toda sua arte, acompanhados de elucidações poéticas.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
351
On Slideshare
351
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ``Monumento Piolin`` Monumento público para a cidade de Ribeirão Preto – SP Projeto do artista plástico, arquiteto e urbanista Roberto Bérgamo. Em memória do Palhaço Abelardo Pinto, o ``Piolin``, baseado no Livro: “ A Trajetória Iluminada do Maior Palhaço Brasileiro” da escritora Jair Yanni
  • 2. INTRODUÇÃO: Abelardo Pinto, O Piolin, palhaço nascido em Ribeirão Preto em 27 de Março de 1897 foi considerado o maior palhaço Brasileiro . Esquecido durante muito tempo, com o declínio da arte circense, volta despertado em seu berço natal por sua memória ter sido preservada como patrono da ALARP – (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto). A titular da cadeira nº29 , Sra Jair Yanni de Paula Eduardo, recentemente falecida , levantou sua memória que esta sendo amplamente divulgada em todo Brasil. A Trajetória Iluminada do Maior Palhaço Brasileiro, livro de sua autoria causou surpresa e admiração quanto ao conteúdo do texto, ilustrações e qualidade editorial e fez parte da comemoração do sesquicentenário de Ribeirão Preto, com empenho de nossos órgãos oficiais. Considerando a necessidade de maior divulgação popular, este trabalho será perpetuado em uma Praça onde serão executados murais pelo ilustrador do livro, o artista plástico Roberto Bergamo. A intenção, é enfatizar que Ribeirão Preto é a terra natal de Piolin, o maior palhaço brasileiro. Através da construção de uma área de recreação cultural, serão apresentados em forma de murais elucidativos com pinturas, desenhos e poesias gravadas, toda a história do grande palhaço contada para crianças. Os desenhos foram ricamente elaborados despertando alegria e a graça de Piolin. O conjunto pretende dar a idéia de um espaço voltado para a memória do circo. O painel principal será uma fanfarra de palhaços lembrando a abertura de uma grande festa ; os outros em seqüência mostrando os valores do palhaço, ressaltados de toda sua arte, acompanhados de elucidações poéticas. 2. Objetivo A necessidade da preservação da memória de uma genialidade esquecida; o perfil, a vida e a obra do personagem Piolin, nascido em Ribeirão Preto, a 27 de Março de 1897 (sua data de nascimento, e registro se encontram no cartório do Primeiro Ofício da Rua Visconde de Inhaúma). Construção de monumento pelo artista plastico e arquiteto Roberto Bergamo, com extenso currículo de trabalho com obras premiadas, cujo talento pode ser também comprovado nas ilustrações do livro sobre a vida de Piolin. Os bons artístas da terra devem deixar suas obras plantadas. Roberto também nasceu aqui. É acadêmico da ALARP cadeira número 63, cujo patrono é - Domênico Lazarini.
  • 3. TÉCNICA: Executado com duas técnicas: Partes serão executadas com’ ’cacos’’ de azulejos coloridos e partes executadas com pintura sobre esmalte com queima em fornos de alta temperatura. Os dois processos conferem extrema durabilidade ao trabalho . DIMENSÕES: Serão ao todo 7(sete) painéis com obras em ambos os lados, ao todo 14(quatorze) murais com as seguintes dimensões . - 12 (doze) murais com SEIS metros de largura por QUATRO metros de altura instalados em 6(seis) painéis em estrutura de concreto e alvenaria. - 2(dois) murais com OITO metros de largura por CINCO metros de altura, instalados em 1(um) painel em estrutura de concreto e alvenaria. Distribuídos em uma circunferência com diämetro de 37 metros. Para a instalação dos mosaicos será necessário construir estruturas de alvenaria e concreto armado. Obs. A urbanização do restante da praça também será completada com financiamento do Ribeirão Shopping, baseado em projeto e orçamento complementar do arquiteto e artista Roberto Bergamo, não constante na presente planilha orçamentária.. LOCALIZAÇÃO DA OBRA: Os murais serão instalados na cidade de Ribeirão Preto – na Praça Trajano Neto , entre a Av. Presidente Vargas e Rua Couto Magalhães.