Burguesia e proletariado
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Burguesia e proletariado

on

  • 15,343 views

Slides para a aula de Sociologia, feito pelos alunos do 2° ano de informática.

Slides para a aula de Sociologia, feito pelos alunos do 2° ano de informática.

Statistics

Views

Total Views
15,343
Views on SlideShare
15,339
Embed Views
4

Actions

Likes
5
Downloads
111
Comments
0

1 Embed 4

http://www.slashdocs.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Burguesia e proletariado Presentation Transcript

  • 1. Burguesia e Proletariado COMPONENTES: EDUARDO SCHENATO DOS SANTOS FERNANDO BANDEIRA MAICON CEMBRANEL PEDRO CERIOTTI TURMA: 2º INFO INT DATA: 17/05/2012
  • 2. Burguesia Classe social do regime capitalista. Não fazem nenhum tipo de trabalho braçal. Alta burguesia: responsável pelos meios de produção. Média Burguesia: pessoas com função liberal. Pequena Burguesia: camadas médias e inferiores da indústria e comércio. Surgimento: Idade Média, comerciantes de roupas, jóias e especiarias. Moravam nos burgos (cidades afastadas e cercadas por muros). Participaram ativamente das revoluções Francesa e Industrial. Atualmente, os burgueses são pessoas da classe média com seu próprio negócio.
  • 3. Proletariado Proletário: único meio de vida é sua força de trabalho. O proletário se diferencia do simples trabalhador no fato que ele não pode vender seus produtos, vendendo apenas sua força de trabalho. Os proletários são um objeto de consumo para a burguesia enriquecer. O capitalista comanda o trabalho do proletário e se apropria de seus produtos para vendê-los no mercado. Proletariado é o grupo de proletários enquanto classe social. Surgiu com o capitalismo industrial(relações mediadas pelo mercado). Bens tornaram-se mercadorias, Possível mediante a acumulação privativa. Lutas dos operários: concessão de direitos trabalhistas e sindicatos. Única riqueza que o proletário possuía ou multiplicava era sua prole (filhos).
  • 4. Lutas de Classes Denominação de Marx e Engels para designar o confronto entre a burguesia e o proletariado, classes antagônicas no capitalismo. Luta expressada nos campos econômicos, ideológicos e políticos. Marx procura explicar a evolução das relações econômicas na sociedade ao longo do tempo. Haveria para Marx um permanente diálogo entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos. A história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes.
  • 5. Karl Marx Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, Prússia, em 5 de maio de 1818. Produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social.  Marx sofreu algumas influencias como a filosofia de Hegel. Desenvolveu o conceito de alienação, mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Marx proclamava ainda a inexistência de igualdade natural e observa que o liberalismo vê os homens como átomos, como se estivessem livres das evidentes desigualdades sociais.
  • 6. Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Burguesia http://www.infoescola.com/sociologia/burguesia/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Proletariado http://www.infoescola.com/sociologia/proletariado/ http://comunism0.wordpress.com/definir-proletariado/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_de_classes http:// pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Karl-Marx-Emile- Durkheim-e/2688.html