Your SlideShare is downloading. ×
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Apresentação aulas sociologia 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Apresentação aulas sociologia 2011

791

Published on

Slides iniciais para as aulas de Sociologia no IFRS no ano de 2011.

Slides iniciais para as aulas de Sociologia no IFRS no ano de 2011.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
791
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. SociologiaProf. Rodrigo Belinaso Guimarães
  • 2. Bem vindos a nossa página da internet! Nela serãopostadas as atividades previstas para cada bimestre. Neste ano,vamos analisar a sociedade em que vivemos através de 2 filmesde ficção científica, da série House M.D. e outros 2 queretratam vidas descartáveis. Nos filmes, encontraremos váriosdos problemas sociais que vivemos no cotidiano.Principalmente, vamos tentar responder à questão: sou euquem realmente controla a minha vida? A ficção científica nos ajudará com uma série de metáforaspara as nossas reflexões sobre a sociedade atual. Acredito que,após as aulas, nós consigamos olhar para a vida das pessoasque nos cercam e para a nossa própria de uma formadiferente, mais detalhada, mais criativa, auxiliados porconceitos que vamos discutir durante o ano. O importante é que as aulas nos ajudem a questionar omundo em que vivemos. Construir boas perguntas nos fazrefletir sobre os problemas sociais, entender como nossasvidas são afetadas por eles e quais os caminhos para solucioná-los.
  • 3. Temas das Aulas1° bimestre: é possível construir umasociedade futura onde todos possam seriguais e felizes?2° bimestre: há situações cotidianas quecausam sofrimento a muitas pessoas?3° bimestre: é possível remodelar o corpoe a vida humana?4° bimestre: é preciso que alguns seresvivos sejam descartados para outros viveremmais e melhor?
  • 4. Cenários de sofrimento Durante o ano vamos ler um conto de Rubem Fonseca para refletirmos sobre o sofrimento coletivo. O conto narra a ocorrência de um acidente de trânsito no qual um ônibuscolide com uma vaca sobre uma ponte. O ônibus precipita-sedeixando um saldo de vários cadáveres e em cima da ponte a vaca está morta. O acidente é presenciado pelos moradores das cercanias que ao invés de ajudarem no resgate das vítimas, por viverem na mais absoluta necessidade de sobrevivência, lutam entre si pela carne da vaca.
  • 5. 1° bimestre: Matrix (EUA/1999) - Diretor: The Wachowski Brothers2° bimestre: Coisas Belas e Sujas (Reino Unido/2003) - Diretor:Stephen Frears; Maria Cheia de Graça (Colômbia/EUA/2004) -Diretor: Joshua Marston.3° bimestre: House M.D. (EUA/2004) - Criador: David Shore.4° bimestre: E.T. o extraterrestre (EUA/1982) - Diretor: StevenSpielberg.
  • 6. O que é ficção científica?Projeção do medo do homem em relação às máquinas, medo de que a tecnologia domine a humanidade. O corpo humano passa a ser misturado com outros elementos, como próteses, químicos, chips, metais, etc., gerando seres misturados, híbridos, os chamados ciborgues. A tecnologia pode ser utilizada no controle e na segurança dapopulação. O sistema social torna-se mais opressivo na medida em que é mais difícil se rebelar contra ele. A humanidade se afasta de suas características naturais. Assim,aspectos como o envelhecimento, a reprodução, o cuidado com os filhos são encarados negativamente. A humanidade pode se deparar com criaturas desconhecidas, estranhas, onde um pode querer dominar o outro.
  • 7. Tecnologia Não parece estranho que vivamos entre tantos aparelhos tecnológicos, onde grande parte das nossas relações com os outros seja realizada através deles. Novidades tecnológicas estão sendo lançadas constantemente no mercado, despertando desejos e uma rápida obsolescência destes equipamentos. Mesmo assim, raramente paramos para pensar no impacto das novas tecnologias em nossas vidas e em nossas relações com elas. De que forma a tecnologia transforma nossa percepção do mundo e de nós mesmos? A tecnologia amplianossas potencialidades ou nos escraviza? A tecnologia desenvolve ou limita nossa imaginação? Será que os aparelhos aprisionam e fixam nossas experiências aos seus recursos ou nos ajudam a ampliar nossas capacidades criativas.
  • 8. Metáfora Nós aproximaremos, nas aulas, o estudo da Sociologia com histórias vivenciadas nos filmes.Assim, a vida dos personagens, o que eles fazem ou são obrigados a fazer, ajudarão a compreender melhor a realidade social em que vivemos, poisrefletem várias características e problemas do nosso cotidiano.
  • 9. ConceitosA Sociologia elabora palavras para significarem idéiasou fenômenos sociais complexos. Então, ao invés dedescrever alguma coisa com uma série de palavras,utiliza-se apenas uma que contém toda essadescrição. Então, nas Ciências Humanas,aproximamos a realidade social que observamos decertos conceitos para melhor entendê-la. Porexemplo, vemos uma pessoa trabalhando 12 horasdiárias, sem férias, por um salário muito baixo egerando muitos lucros a outra pessoa, então, paraanalisar essa realidade podemos usar o conceito deexploração do trabalho.

×