História da língua portug.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,093
On Slideshare
5,830
From Embeds
263
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
198
Comments
0
Likes
4

Embeds 263

http://becastanheiradepera.blogs.sapo.pt 262
http://blogs.sapo.pt 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. História daLíngua Portuguesa 9º Ano
  • 2. História da Língua Portuguesa A nossa língua está em constante evolução,acompanhando as transformações da sociedade. Para compreendermos melhor o processoevolutivo da língua portuguesa, é necessárioconhecer um pouco da sua História.
  • 3. História da Língua Portuguesa Recuemos à época em que a Península Ibérica foiocupada pelos Romanos.Estes falavam uma língua derivada de outra maisabrangente – o indo-europeu – que deu origem amuitas outras línguas, de entre as quais o Latim.Por sua vez, este deu origem às línguas românicas,como o Português.
  • 4. História da Língua Portuguesa
  • 5. História da Língua Portuguesa O Português provém do Latim Popular ou Vulgar,que era a língua falada pelos soldados invasores e,também, pelos funcionários e comerciantesromanos. O Latim Erudito ou Literário era usado pelosescritores. As pessoas cultas do Império usavam um Latimcuidado, intermédio dos já referidos.
  • 6. História da Língua Portuguesa O Latim é a língua-mãe do português; diz-se que éo estrato (base) da nossa língua, visto ter-seimposto na Península Ibérica. Mas o Latim sofreu também influências daslínguas já existentes, antes da romanização(substrato), bem como das línguas vindouras,chegadas com outros povos invasores(superstrato).
  • 7. História da Língua Portuguesa O substrato mais importante é a língua celta, cujosvestígios se encontram em vocábulos como:Penacova, Penafiel, Bragança, Coimbra, Évora,Lisboa; camisa, cerveja, carro, saia… Quanto às línguas de superstrato, destacam-se oárabe (Algarve, Alpedrinha, Alcobaça, Almeirim;álcool, algarismo, armazém, azeite, nora, xadrez…) eo germânico (Afonso, Fernando; guerra, dardo,galope, marchar, jardim, sopa…).
  • 8. História da Língua Portuguesa Elementos linguísticos dos povos que chegaram depois de consolidado o Romance e que o influenciaram. Os mais importantes são o germânico e o árabe. Língua portuguesa no seu estado primitivo após ter nascido do Latim Vulgar. (Romance)Influências mútuas de duas línguas coexistentes no espaço e no Línguas dos povos que precederam os Romanos e tempo. que deixaram palavras incorporadas na língua Ex. português e galego. Romance. Ex. céltico
  • 9. História da Língua Portuguesa Em 1143 (por altura da fundação de Portugal comonação independente), falava-se o galaico-português. Por razões de ordem histórica e política, essa línguaevoluiu de forma diferente na Galiza e em Portugal, o queoriginou o aparecimento do Português. Curiosidade: O primeiro documento redigido em Português é o Testamentode D. Afonso II, datado de 1214.
  • 10. História da Língua Portuguesa Com os Descobrimentos e a crescente abertura aoexterior, a língua portuguesa foi-se enriquecendo comtermos provenientes de outros continentes, de forma ase designarem novas realidades – osestrangeirismos. Ex.: África – macaco, missanga, cachimbo… Ásia – chá, canja, leque, quiosque… América – ananás, canoa, tapioca, amendoim...
  • 11. História da Língua Portuguesa Mais tarde, devido às relações comerciais e culturaiscom as novas potências europeias, o léxico Português foialargado: Ex.: Inglaterra – bar, bife, filme, ténis, cheque… França – boné, chapéu, chefe, sofá, garagem… Alemanha – zinco, valsa, ganga, cobalto… Itália – barcarola, cantata, soneto, piano, tenor... Espanha – bolero, cedilha, tejadilho, apetrecho…
  • 12. História da Língua Portuguesa Além dos estrangeirismos, estãoconstantemente a ser criados novos termos, a fimde dar resposta ao avanço da técnica e da ciência,assim como à evolução da sociedade, fruto dostempos modernos: os neologismos. Ex.: clicar, digitalizar, cosmonauta, cibernauta…
  • 13. História da Língua Portuguesa Em contrapartida, existem outros vocábulos ouexpressões que vão caindo em desuso: os arcaísmos. Ex.: soer (costumar), asinha (depressa), guisa(maneira), aleivoso (de mau caráter)…
  • 14. História da Língua Portuguesa Hoje, a língua portuguesa é falada por cerca de 170milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais faladaem todo o mundo. Este número surpreendente de falantes justifica-sepelo facto de ser a língua nacional de todos osportugueses e brasileiros e também a língua oficial deAngola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé ePríncipe, Cabo Verde e Timor. O Português é, ainda,falado em Goa e Macau.
  • 15. História da Língua Portuguesa