Msf – médicos sem fronteiras

3,029 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,029
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Msf – médicos sem fronteiras

  1. 1. MSF – Médicos Sem fronteiras Trabalho realizado por : Beatriz Roque nº4 9ºD Catarina Oliveira nº10 9ºD
  2. 2. O que é ? Médicos sem Fronteiras ou Médecins sans Frontières (MSF) é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde.
  3. 3. A sua origem Médicos Sem Fronteiras foi criada em França a 20 de dezembro de 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, em sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria. As limitações da ajuda humanitária internacional eram muitas. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito ou pela autorização oficial das autoridades locais.
  4. 4. A sua origem Em 1971, o sentimento de frustração desse grupo e a vontade de assistir às populações mais necessitadas de modo rápido e eficiente deram origem a Médicos Sem Fronteiras. No ano seguinte, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países.
  5. 5. Objetivos da MSF A organização Médicos sem Fronteiras tem como o objetivo: levar assistência e cuidados médicos às populações das zonas mais carenciadas do nosso planeta, onde os serviços médicos são poucos ou inexistentes.
  6. 6. Objetivos da MSF Ajuda também na reabilitação de estabelecimentos de saúde, providenciando cursos de treino para o pessoal que trabalha nos serviços de saúde, e elabora programas destinados ao melhoramento das condições de higiene, à vacinação, entre outros.
  7. 7. Trabalho desenvolvido pelos voluntários http://youtu.be/4-_PQJCX-SI?t=24s
  8. 8. Áreas de intervenção Este mapa representa as áreas de maior intervenção dos médicos sem fronteiras
  9. 9. Algumas imagens da OMS

×