• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Bibliotecas hibridas para um mundo digital
 

Bibliotecas hibridas para um mundo digital

on

  • 845 views

Bibliotecas híbridas para um mundo digital. Que caminhos? Uma leitura Tarot. ...

Bibliotecas híbridas para um mundo digital. Que caminhos? Uma leitura Tarot.
Autor: Paulo Jorge Izidoro, Coordenador Interconcelhio RBE

- Painel: A caminho das bibliotecas híbridas "Bibliotecas do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas"
- Comunicação ao IV Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve - 30/10/2012, Faro, Portugal
Tema: A caminho das bibliotecas híbridas num mundo digital

Statistics

Views

Total Views
845
Views on SlideShare
845
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial LicenseCC Attribution-NonCommercial License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Bibliotecas hibridas para um mundo digital Bibliotecas hibridas para um mundo digital Presentation Transcript

    • Bibliotecas híbridas para um mundo digital EBEAlgarve 2012, Faro
    • Bibliotecas escolares num mundo digital? Que rumos tomar? Como caminhar? O que conservar/mudar? Quando começar?
    • O desejo tecnológico?  Technolust  A supremacia da tecnologia  A inevitabilidade da mudança  O futuro como paraísoO Louco: nele tudo é leve e solto. Isto pode trazer inquietação e atividade, pode trazer mudanças àquiloque está estagnado. O cão tenta avisá-lo do precipício que tem à frente, mas parece que ele nempercebe, por estar distraído a olhar a borboleta, livre.
    • Realidades mundanas?  Desnivelamento social  Crises económicas  Internet pessoal como luxo  Quantidade e qualidade de conteúdos  Validação de dadosA morte: significa a interrupção abrupta de um processo. Mostra que irão ocorrer mudançasinvoluntárias e que não se deve tentar impedi-las mas aceitá-las.
    • Conservar?  Escolas físicas  Existências físicas  Referências históricas  Investimento passado e futuroO Mundo: representa completude, perfeição, elevação, abertura, desprendimento, suavidade efelicidade. Representa o fim de um ciclo e preparação para um novo começo
    • Estudar em digital?  Manuais de editoras  Professor criador  Produção colaborativa  Disponibilização da informaçãoA Força: representa o momento em que o caminhante precisa aprender a dominar a sua força interior eexterior, fazendo delas dois importantes aliados na sua caminhada evolutiva..
    • Conteúdos, formatos e interatividade?  Referências  Técnicos  Literários  Multimédia  Manuais curricularesO carro: representa progresso, projetos em andamento. Simboliza a ação, que se toma a seguir a umadecisão. Aquilo que foi resolvido está a ser executado, é a realização de projetos. O viajante passoupela encruzilhada, tomou um rumo firme e está determinado a cumprir mais etapas evolutivas.
    • e-Bibliotecários?  Dinamização de horizontes  Interesse(s) do público  Formação de utilizadores  Validação da informação  Partilha e divulgação  Direitos de autorO Mago: representa o poder da mente em direcionar um projeto com maestria, concentrando esforços einteligência para um determinado fim. Representa também a concentração sem esforço, pois trabalha ecria com naturalidade e espontaneidade.
    • Pedras no caminho?  O aroma dos livros  Aquisição de bens digitais  Posse do digital  Evolução das máquinas  Indecisão dos governos  Receio da mudançaO Diabo: A astúcia principal usada, com base na sua condição incomensurável, é convencer-nos deque não existe. A infeção do corpo, a manipulação das mentes e posse da sua alma são as maisfrequentes armas na luta contra o bem. A sua missão é a de ampliar ao máximo o princípio dacorrupção, mesmo à beira da auto-destruição.
    • Esperança digital?  Atualizações de conteúdo  Portabilidade de bens  Interligação de bens e equipamentos  Baixo custo total  Diminuição da pegada ecológicaA Estrela significa esperança, ajuda inesperada (por sua vez, proteção metafísica), perspicácia eclareza de visão, inspiração, flexibilidade .
    • Hibridismo: o convívio de suportes?  Escola como nivelador social  Heterogeneidade do Público  Não linearidade da história  Biblioteca como motor de mudançasA Temperança: indica a necessidade de se equilibrar o uso da razão e da emoção nas questõescapitais ou de relevância mais acentuada.
    • Referências  Imagem inicial: “Evolution of Reading” por Gone Reading www.gonereading.com/product/reading-shirt-evolution-of- reading  Cartas de Tarot: Deck de Rider-Waite-Smith www.thetarotdeck.com/rider-waite-smith-tarot-deck-images  Definições de Tarot: http://pt.wikipedia.org/wiki/TarotAutor: Paulo Jorge Izidoro - www.facebook.com/pizidoroIV Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve, Faro, 2012 - http://ebealgarve2012.eventbrite.com