Bandeiras & Curiosidades

  • 2,759 views
Uploaded on

Curiosidades sobre algumas bandeiras nacionais

Curiosidades sobre algumas bandeiras nacionais

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,759
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Curiosidades sobre as Bandeiras Apesar de ter estudado a bandeira brasileira nas séries iniciais, você ainda faz alguma idéia do que significa cada elemento que aparece? As estrelas representam os estados e fazem alusão ao céu no momento em que foi proclamada a República. Já o brilho mais ao sul, perdido e solitário, não é oDistrito Federal, como a maioria das pessoas pensam, mas o Pará, segundo conta Marcelo Duarte no livro Almanaque das Bandeiras.Assim como o símbolo do Brasil tem uma história, outros países também ocultam fatos curiosos a respeito de suas insígnias. Confira a seguir 10 nações e pequenas curiosidades de suas bandeiras.
  • 2. NepalSe você vir uma bandeira recortada por aí, preste atenção:pode ser a bandeira do Nepal, e não, ela não foi recortada,é assim mesmo. O Nepal é um dos únicos países domundo cuja bandeira não tem forma retangular, masformada por dois triângulos justapostos. O motivo é menoscabeludo do que pode parecer: no passado, nem todas asinsígnias do mundo tinham forma de retângulo, porémapenas o Nepal, o Vaticano e a Suíça (estes dois combandeiras quadradas) resistiram ao tempo.
  • 3. PaquistãoNão, a bandeira do Paquistão não é um emoticon verde e caolho e caindo para o lado.A ideia do desenho é mostrar a tolerância religiosa que existe no país, cuja populaçãomuçulmana é uma das maiores do mundo. A barra branca que fica à esquerdasimboliza as crenças minoritárias, e o fundo verde representa aqueles que seguem oCorão. Para mostrar o progresso, há a lua crescente. Por fim, uma estrela de cincopontas significa luz e conhecimento.
  • 4. JapãoVocê sabe o que é aquela bola vermelha no meio da bandeira do Japão? A terra do solnascente só podia ter o astro-rei como símbolo maior. A bandeira nacional também échamada de hinomaru – literalmente “círculo do sol”. O uso da insígnia começou noséculo XII, quando guerreiros samurai pintaram círculos de sol em leques para usar osímbolo como insígnia militar em batalhas de poder entre clãs. Representando o país, odesenho começou a dar as caras naquelas clássicas bandeiras hasteadas em naviosmercantes, no século XVI.
  • 5. Coreia do SulSe na terra tupiniqum o povo se ocupa com Nossa Senhora e Iemanjá, no outro lado doglobo a preocupação é outra. A filosofia oriental é tão importante para os sul-coreanosque aparece até mesmo em sua bandeira. O desenho no meio representa a união entreYing e Yang, esfera do infinito caracterizada pelo movimento eterno, pelo equilíbrio epela harmonia. Um é o oposto do outro, mas a partir de ambos é que tudo o queconhecemos teria sido criado. Ao redor do desenho na bandeira, há quatro trigramas –cada um representando os quatro elementos universais: ar, terra, fogo e água.
  • 6. AustráliaUma bandeira é um dos símbolos máximos de identidade de um país. O que dizer deuma nação que faz alusão a outro território? Esse é o caso da Austrália, que, ao falar desi mesma, também fala do Reino Unido. Segundo o autor do Almanaque das Bandeiras,mais do que simbolizar que o país foi colônia britânica, também há a referência ao fatode que a Rainha Elizabeth II também reina sobre a região do hemisfério sul. Issomesmo: a rainha britânica também tem poderes sobre a Austrália e outros países, comoNova Zelândia, Pápua-Nova Guiné e Canadá.
  • 7. DinamarcaHá vezes em que tudo o queríamos é que a solução dos nossos problemas caísse docéu. Pois este foi o caso da bandeira dinamarquesa, que se inspirou na lenda de que,em 1219, uma cruz branca teria sido vista no céu por um rei em véspera de batalhacontra os estônios. A luta foi vencida pelos dinamarqueses (teria sido ajuda divina?).Assim como faz alusão a esse episódio, a cruz também simboliza o cristianismo,religião predominante no país. Outros países nórdicos se inspiraram nesse desenho,como a Finlândia, a Noruega e a Islândia.
  • 8. Reino UnidoApesar de Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales terem cada uma a suabandeira, nenhum desses territórios é efetivamente um país, mas sim uma região queconstitui o Reino Unido. Se você não acredita, procure por eles separadamente na listada Organização das Nações Unidas. Você não vai encontrar nada além do famosoUnited Kingdom. A bandeira britânica é uma junção dos símbolos de cada área – excetoo País de Gales. Uma curiosidade: na Copa do Mundo, você encontra o time inglês e oescocês, porém nos Jogos Olímpicos, só vai dar de cara com a equipe britânicacompetindo
  • 9. ChinaNão é como se fosse parecido com a história do romance 1984, de George Orwell. Maso comunismo era tão importante para o país que foi representado no símbolo deidentidade nacional. Segundo o Almanaque das Bandeiras, o vermelho ao fundorepresenta, além da bandeira comunista, a revolução do Partido Comunista Chinês, queimplantou o sistema no território. A estrela maior, em meio a todas as outras, é a nação,e as cinco pontas são o programa do partido. As outras quatro estrelas, menores, fazemreferência ao povo chinês e às classes sociais: operários, agricultores, classe média ecapitalistas.
  • 10. VaticanoAntes de ser dourada e branca, a bandeira do Vaticano era vermelha – símbolo daIgreja Católica. Entretanto, enquanto espalhava calafrios pela Europa, o pequeno etemível Napoleão Bonaparte começou a usar a cor na insígnia francesa, o que motivouo papa Pio VII a trocar a tonalidade da bandeira do Vaticano, para não haver confusão.No desenho do microterritório católico, a chave dourada faz referência a São Pedro e àautoridade da igreja, que pode abrir as portas do céu, enquanto que a prateada é oequilíbrio que a instituição deve ter para conceder o perdão. A coroa simboliza o papa.Será que é pecado achar que o amarelo se refere a ouro?
  • 11. ÍndiaÉ uma estrela? Um asterisco? Uma ilusão de ótica? Não, o símbolo bem no meio dabandeira da Índia é uma flor. Segundo o Almanaque das Bandeiras, ela simbolizaMahatma Ghandi, líder espiritual e político que lutou pela independência da Índia emrelação à Inglaterra. As três cores estão ligadas à religião: o laranja representa ohinduísmo, o verde simboliza os muçulmanos e o branco é a esperança de paz entreambos os povos. Vai dizer que um pouco mais de branco não faria bem às outrasbandeiras?
  • 12. Web Nota 10 O melhor da Webhttp://webnota10.blogspot.com webnota10@gmail.com