Narrativas Transmídia e Publicidade Digital

2,452 views

Published on

Published in: Art & Photos, Education

Narrativas Transmídia e Publicidade Digital

  1. 1. Criatividade e Comunicação Digital Narrativas Transmídia Publicidade Digital
  2. 2. Criatividade e Comunicação Digital Grupo de Estudos da PaperCliQ O Grupo de Estudos da PaperCliQ (GEPIQ) é uma iniciativa de educação corporativa descentralizada. São encontros periódicos de toda equipe da empresa nos quais cada pessoa apresenta alguma faceta de um tema escolhido em conjunto, apresenta algumas questões relacionadas e se faz um debate. Essa dinâmica permite avançar o conhecimento de todos, a capacidade de apresentação e a integração da equipe. Os slides ficam disponíveis online: www.slideshare.net/papercliq/tag/gepiq
  3. 3. Criatividade e Comunicação Digital O que é transmídia? “Uma história transmídia se desdobra através de múltiplas plataformas de mídia, cada qual com um novo texto, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo” – Henry Jenkins (Diretor do MIT Comparative Studies Program) em Cultura da Convergência.
  4. 4. Criatividade e Comunicação Digital O que é transmídia?
  5. 5. Criatividade e Comunicação Digital O que é transmídia? Conceitos relacionados: - Crossmedia (Bechman Petersen, 2006) - Multiple plataforms (jeffrey-Poulter, 2003) - Hybrid Media (Boumans, 2004) - Intertextual Commodity (Marshall, 2004) - Transmedial Worlds (Klastrup & Tosca, 2007) - Transmedial Interactions (Bardzell et al., 2007) - Multimodality (Kress & Van Leeuwen, 2001) - Intermedia (Higgins, 1966)
  6. 6. Criatividade e Comunicação Digital O que é transmídia? Reflexões sobre Narrativas Transmídia: a) Multiplicidade sobre Continuidade; b) Construção de Mundos; c) Serialidade; d) Remixagem; e) Cada mídia deve fazer tudo o que faz de melhor; f) Cada parte é auto-suficiente em seus próprios termos; g) Não deve ser redundante ou contraditória; h) Pode atrair vários públicos por meio de diferentes abordagens, em diferentes mídias; i) Utiliza a lógica da "licença" para co-criação; j) Pode formar comunidades - une pessoas e lhes dá algo para fazer.
  7. 7. Criatividade e Comunicação Digital O que é transmídia? Diferença entre Multimídia e Transmídia "Transmídia não é o sinônimo de adaptações em diferentes mídias" - Giselle beiguelman (2010) Multimídia Transmídia - Espectador - Mensagem - Conteúdo Fixo - Repetição de conteúdo entre as mídias - Limitação na profundidade do conteúdo - Pré-planejado - Participante - História - História Contínua - Pouca repetição entre as mídias - Conteúdo profundo - Tempo-real e Sensível
  8. 8. Criatividade e Comunicação Digital Prosumer = Consumer + Produtor – Alvin Toffler Cultura da Participação e Convergência Do espectador ao participante: público quer ir além, achar novas possibilidades e experiências com as histórias. O novo usuário/leitor lida com: • Interatividade • Redes • Fragmentação • Rápida adaptação à interfaces • Multi-screens • Intertextualidade
  9. 9. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  10. 10. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  11. 11. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  12. 12. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  13. 13. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  14. 14. Criatividade e Comunicação Digital Construção de Mundos
  15. 15. Criatividade e Comunicação Digital Criando Narrativas Transmídia Estágios de Desenvolvimento de um Projeto Transmídia - Criar micro-histórias intersticiais; - Criar histórias paralelas (spin-offs); - Criar histórias periféricas (satélites); - Criar plataformas de conteúdo gerado pelo usuário (fan-fiction) Como contar histórias transmídiaticas? - Lançamento de um produto aguardado com ansiedade - Motivar a base de fãs - Criar engajamento profundo com o público - Integração entre os canais de comunicação - Reduzir a redundância (repetição de conteúdo) entre os canais - Conteúdo Colaborativo (Co-criação)
  16. 16. Criatividade e Comunicação Digital Publicidade e Transmídia "O Conteúdo Transmídia não apenas promove o produto: ele se torna parte do produto" - Ivan Askwith (Senior Content Strategist - Big Spaceship)
  17. 17. Criatividade e Comunicação Digital Cases The Hire - Após um ano, o número de usuários que visitaram o site da BMW para fazer download do The Hire Shot foi de cerca de 21 milhões, e com mais três filmes adicionados em 2002, aumentou para 100 milhões. Um milhão de entusiastas pediram um DVD com os 8 filmes da campanha.
  18. 18. Criatividade e Comunicação Digital Cases Audi - The Art of the Heist - An Audi Project A companhia disse que o projeto gerou 4 vezes mais burburinho online para o A3 compacto, engajando mais de 200 mil pessoas em um único dia e atraindo 79% de visitantes qualificados para o site da Audi, comparando com relatórios anteriores. Em poucos dias do lançamento da campanha, foram criados sete sites de fãs, incluindo "Top 10 reasons to Play Art of the Heist"
  19. 19. Criatividade e Comunicação Digital Cases Batman - The Dark Knight: A campanha integrada do filme gerou 50 milhões de buscas no google pelo termo “The Dark Knight” e mais de 55 mil vídeos com a tag “The Dark Knight” no Youtube. No dia 18 de julho de 2008, o site The Dark Knight alcançou 1,5% de todos os usuários da internet. Haviam 5.270 sites com links apontando para o website do filme. Em 18 de Julho, o blogpulse registrou um pico de 1,307% de todos os posts na web. Alguns dos vídeos no Youtube receberam mais de 4 milhões de visualizações e geraram centenas de milhares de comentários.
  20. 20. Criatividade e Comunicação Digital Dificuldades 1 - Em alguns casos, as Narrativas Transmídia promovem elas mesmas, em vez da marca ou do produto; 2 - Só porque uma marca pode ser integrada a uma Narrativa Transmídia, não significa que ela deva ser; 3 - Nem todas as marcas se beneficiam da criação de Narrativas Transmídia detalhadas; algumas se prejudicam.
  21. 21. Criatividade e Comunicação Digital Considerações Finais a) O Storyteling funciona com marcas fora da indústria do entretenimento? b) Sua marca/produto tem fãs e/ou advogados? c) Sua marca tem uma história? d) A história tem que ser ficcional? e) Essa ficção encaixa com os valores de sua marca? f) Nós podemos acelerar o processo e ir para um modelo contínuo de produção ao invés de um modelo segmentado (start-stop)? g) Como minimizar os riscos de falha?
  22. 22. Criatividade e Comunicação Digital Referências - http://www.slideshare.net/stepaola/transmedia-storytelling -http://www.slideshare.net/cscolari/transmedia-storytelling-narrative- strategies-fictional-worlds-and-branding-in-contemporary-media- production -http://www.slideshare.net/danielbittencourt/lost-transmdia-economia- da-participao-e-a-nova-audincia -http://www.slideshare.net/leorayman/transmedia-narratives-ddb -http://www.slideshare.net/gbeiguelman/estticas-transmdia
  23. 23. Criatividade e Comunicação Digital + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.papercliq.com.br/blog www.slideshare.net/papercliq www.twitter.com/papercliq Marcel Ayres www.twitter.com/MarcelAyres www.marcelayres.com Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×