Pp mat2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Pp mat2

on

  • 576 views

 

Statistics

Views

Total Views
576
Slideshare-icon Views on SlideShare
541
Embed Views
35

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

2 Embeds 35

http://pu-pro-prof-yasui-fab.blogspot.com.br 34
http://www.blogger.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Pp mat2 Pp mat2 Presentation Transcript

    • Publicidade e Propaganda
    • Capa da ObraDIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
    • Capa da ObraPUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING. SÃO TUDO A MESMA COISA?
    • Capa da ObraO que é marketing?“Vem do inglês, como derivação da palavra market (mercado) e sua tradução literalseria mercadização. Esta palavra designa uma atividade comercial voltada para aorientação do fluxo de mercadorias ou serviços do produtor ao consumidor. Marketingé o conjunto de operações pelas quais uma empresa trata de assegurar a colocaçãode seus produtos no mercado. Ou então um conjunto de ferramentas que tem porfinalidade aproveitar oportunidades ou criar necessidades no mercado.”(fonte: www.acontecendoaqui.com.br)“Marketing é uma atividade humana, social e gerencial que se constitui naadministração de processos organizacionais competitivos orientados à identificaçãodas necessidades e desejos do mercado, e à satisfação da demanda, através dacriação e troca de produtos e valores, por meio da oferta de bens e serviçosdiscricionários, de forma criativa e diferenciada, visando à produção de lucro.”(Fred Tavares – UFRJ)
    • CapaO que é propaganda? da ObraÉ responsável pela imagem da empresa. Um instrumento que atua através dos meiosde comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias),veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. Apropaganda, em primeiro lugar, busca divulgar um produto ou serviço, a fim de que oconsumidor "saiba" que ele existe. Em segundo lugar, deve induzir o consumidor acompra do produto / serviço.É o efeito de propagar. É projetar a imagem da empresa no mercado, através dosmeios de comunicação disponíveis na comunidade: Televisão, rádio, cinema,imprensa, revistas outdoors, internet e outras mídias, divulgando os produtos ouserviços às diversas fatias de mercado.Segundo a Associação Americana de Propaganda: “Propaganda é a mensagemdivulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais, etc) que tempor objetivo criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor,predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresapatrocinadora”.
    • Capa da ObraDe que forma os conceitos de Marketing e Propaganda se assemelham e sediferenciam?Marketing é o grande guarda‐chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, suaadequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos‐de‐venda, etc. A Propaganda também é um dos itens do Marketing. Propaganda e Marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a Propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de Marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do Marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem, distribuição etc, enquanto a Propaganda fica restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor etc., esclarece Cyd Alvarez, diretor de atendimento da Comunicação Contemporânea.
    • Capa da ObraMarketing não é propagandaA maioria das pessoas confunde marketing com propaganda. Marketing não é propaganda e propaganda não é marketing. Se o marketing é uma árvore a propaganda é a folha desta árvore. O Marketing é uma ciência que trabalha com quatro variáveis básicas (4 P’s):‐ Produto/serviço;‐ Ponto‐de‐venda: o local onde o produto estará a disposição do consumidor;‐ Preço: é quanto o consumidor estará disposto a pagar para adquirir o produto;‐ Promoção (Propaganda): a forma que vamos utilizar para nos comunicar com os clientes.Portanto a propaganda é um dos itens do composto de marketing. A propaganda estáinserida dentro do marketing.
    • Capa da ObraE PUBLICIDADE OU PROPAGANDA? QUAL É A DIFERENÇA?
    • Capa da Obra"Propaganda é a técnica que visa obter adesão a um sistema ideológico, político,social, econômico ou religioso. Utiliza meios idênticos aos da publicidade, tem afinalidade de provocar do mesmo modo uma decisão de adesão, mas o seu objeto éde natureza ideológica e não comercial."(JOÃO LOUREIRO)“Não se confundem publicidade e propaganda, embora, no dia-a-dia do mercado, osdois termos sejam utilizados um pelo outro. A publicidade tem um objetivo comercial,enquanto que a propaganda visa a um fim ideológico, religioso, filosófico, político,econômico ou social. Fora isso, a publicidade, além de paga, identifica seupatrocinador, o que nem sempre ocorre com a propaganda”.(HERMAN BENJAMIN)
    • Capa da Obra"As pessoas confundem os dois conceitos no jargão do dia-a-dia, pois a diferençaé muito tênue. Mas, academicamente, Publicidade é mais abrangente quePropaganda, englobando todas as formas de comunicação: merchandising,Marketing Direto, novos meios etc.Os títulos agência de propaganda ou agência de publicidade dependem doobjetivo de cada uma.Poucas agências se intitulam agências de publicidade, a maioria prefere o títuloagência de comunicação total, aquela que propõe o full service ao cliente. Já asagências de propaganda se concentram na Propaganda"(CYD ALVAREZ – Dir. da Comunicação Contemporânea)
    • Capa da ObraRelata JOSÉ ROBERTO WHITAKER que, das dez maiores agências brasileiras,temos:- 4 possuem a expressão propaganda na razão social;- 5 usam a palavra publicidade;- 1 utiliza o termo comunicação.O nome da associação de classe é Associação Brasileira de Propaganda (ABP).Por outro lado temos também a ABAP (Associação Brasileira das Agências dePublicidade).Os profissionais do setor não adotam a expressão propagandistas e sim a depublicitários.
    • Capa da ObraE PUBLICIDADE OU PROPAGANDA?QUAL É A DIFERENÇA?
    • Capa da Obra1) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DO DICIONÁRIOOs dicionários de Língua Portuguesa apresentam pequenas diferenças entrepropaganda e publicidade. São até colocados como sinônimos:Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem serpropagadas’.] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2.Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).Publicidade. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; "apublicidade dum escândalo". 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dosdebates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com finscomerciais ou políticos; propaganda; propaganda: agência de publicidade; "apublicidade governamental". 4. Cartaz, anúncio, texto, etc., com caráter publicitário:"duas páginas de publicidade no jornal". (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa,1994).
    • Capa da Obra2) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DA ETIMOLOGIA DA PALAVRAPropaganda deriva de propagar."Propagar vb. ‘multiplicar, ou reproduzindo ou por geração’ ‘dilatar, estender’1844. Do lat. propagare//propaganda 1873. Do fr. Propagande." (DicionárioEtimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982Publicidade tem origem em público."Público adj. ‘relativo, pertencente ou destinado ao povo, à coletividade’ XIIIpúblico. Do lat. publicus//publicidade XVII." (Dicionário Etimológico Nova daLíngua Portuguesa, 1982).
    • 3) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DO CONTEÚDO Capa da ObraNos livros e dicionários técnicos percebe-se em alguns casos uma preocupaçãocom o conteúdo da propaganda e da publicidade, fator determinante para a suaconceituação.Propaganda. 1. Expressão genérica, que envolve a divulgação do nome depessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias,imóveis, etc.) e também de idéias (propagada dos Evangelhos, do Comunismo,do Nazismo, etc.). 2. Quando tem objetivos comerciais chama-sepreferencialmente, "publicidade", que tanto pode ser direta (anúncio), comoindireta ou institucional. (Dicionário Enciclopédico de Jornalismo, 1970).Publicidade. 1. Arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o àação. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover olucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendoclientes. (Dicionário de Propaganda e Jornalismo, 1986).
    • Capa da Obra4) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DA FORMAContraditoriamente, há livros que apresentam conceitos totalmente opostosàqueles transcritos acima.Propaganda. O tema é usado habitualmente com vários sentidos, desde opejorativo ao de propagação da fé, até o sentido político, que é o de ‘propagandacomercial’, de ‘advertising’.Com este mesmo sentido mais específico diz-se também da publicidadePublicidade nos parece mais abrangente - mais próximo de divulgação ecomunicação – e menos preciso que propaganda, onde a noção do propósitopersuasivo é imanente ao conceito técnico do termo. (Dicionário Brasileiro deComunicação, 1977)
    • Capa da ObraESCLARENCENDO DE UMA VEZ
    • Capa da ObraA propaganda é definida como sendo "a comunicação de massa, paga, cujoobjetivo é difundir informações, criar atitudes e induzir a ações benéficas aoanunciante (geralmente, compra do produto ou serviço anunciado)". Em outraspalavras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a beneficiaruma empresa, um produto ou um serviço sob o patrocínio ostensivo de alguém(o anunciante, claramente identificado).Por sua vez, publicidade é o esforço de comunicação destinado a influenciardeterminadas atitudes, mas sem o patrocínio ostensivo de alguém que é oanunciante clarae perfeitamente definido.
    • Capa da Obra“Beba leite”: divulgação de uma idéiacom objetivo evidente, aumentar oconsumo de leite.“Beba leite Parmalat”: divulgação de umaidéia cujo interesse maior é ocomercial, ou seja, vender mais leite damarca anunciada.
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra
    • Capada Obra