Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Pp mat2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
329
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Publicidade e Propaganda
  • 2. Capa da ObraDIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • 3. Capa da ObraPUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING. SÃO TUDO A MESMA COISA?
  • 4. Capa da ObraO que é marketing?“Vem do inglês, como derivação da palavra market (mercado) e sua tradução literalseria mercadização. Esta palavra designa uma atividade comercial voltada para aorientação do fluxo de mercadorias ou serviços do produtor ao consumidor. Marketingé o conjunto de operações pelas quais uma empresa trata de assegurar a colocaçãode seus produtos no mercado. Ou então um conjunto de ferramentas que tem porfinalidade aproveitar oportunidades ou criar necessidades no mercado.”(fonte: www.acontecendoaqui.com.br)“Marketing é uma atividade humana, social e gerencial que se constitui naadministração de processos organizacionais competitivos orientados à identificaçãodas necessidades e desejos do mercado, e à satisfação da demanda, através dacriação e troca de produtos e valores, por meio da oferta de bens e serviçosdiscricionários, de forma criativa e diferenciada, visando à produção de lucro.”(Fred Tavares – UFRJ)
  • 5. CapaO que é propaganda? da ObraÉ responsável pela imagem da empresa. Um instrumento que atua através dos meiosde comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias),veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. Apropaganda, em primeiro lugar, busca divulgar um produto ou serviço, a fim de que oconsumidor "saiba" que ele existe. Em segundo lugar, deve induzir o consumidor acompra do produto / serviço.É o efeito de propagar. É projetar a imagem da empresa no mercado, através dosmeios de comunicação disponíveis na comunidade: Televisão, rádio, cinema,imprensa, revistas outdoors, internet e outras mídias, divulgando os produtos ouserviços às diversas fatias de mercado.Segundo a Associação Americana de Propaganda: “Propaganda é a mensagemdivulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais, etc) que tempor objetivo criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor,predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresapatrocinadora”.
  • 6. Capa da ObraDe que forma os conceitos de Marketing e Propaganda se assemelham e sediferenciam?Marketing é o grande guarda‐chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, suaadequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos‐de‐venda, etc. A Propaganda também é um dos itens do Marketing. Propaganda e Marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a Propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de Marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do Marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem, distribuição etc, enquanto a Propaganda fica restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor etc., esclarece Cyd Alvarez, diretor de atendimento da Comunicação Contemporânea.
  • 7. Capa da ObraMarketing não é propagandaA maioria das pessoas confunde marketing com propaganda. Marketing não é propaganda e propaganda não é marketing. Se o marketing é uma árvore a propaganda é a folha desta árvore. O Marketing é uma ciência que trabalha com quatro variáveis básicas (4 P’s):‐ Produto/serviço;‐ Ponto‐de‐venda: o local onde o produto estará a disposição do consumidor;‐ Preço: é quanto o consumidor estará disposto a pagar para adquirir o produto;‐ Promoção (Propaganda): a forma que vamos utilizar para nos comunicar com os clientes.Portanto a propaganda é um dos itens do composto de marketing. A propaganda estáinserida dentro do marketing.
  • 8. Capa da ObraE PUBLICIDADE OU PROPAGANDA? QUAL É A DIFERENÇA?
  • 9. Capa da Obra"Propaganda é a técnica que visa obter adesão a um sistema ideológico, político,social, econômico ou religioso. Utiliza meios idênticos aos da publicidade, tem afinalidade de provocar do mesmo modo uma decisão de adesão, mas o seu objeto éde natureza ideológica e não comercial."(JOÃO LOUREIRO)“Não se confundem publicidade e propaganda, embora, no dia-a-dia do mercado, osdois termos sejam utilizados um pelo outro. A publicidade tem um objetivo comercial,enquanto que a propaganda visa a um fim ideológico, religioso, filosófico, político,econômico ou social. Fora isso, a publicidade, além de paga, identifica seupatrocinador, o que nem sempre ocorre com a propaganda”.(HERMAN BENJAMIN)
  • 10. Capa da Obra"As pessoas confundem os dois conceitos no jargão do dia-a-dia, pois a diferençaé muito tênue. Mas, academicamente, Publicidade é mais abrangente quePropaganda, englobando todas as formas de comunicação: merchandising,Marketing Direto, novos meios etc.Os títulos agência de propaganda ou agência de publicidade dependem doobjetivo de cada uma.Poucas agências se intitulam agências de publicidade, a maioria prefere o títuloagência de comunicação total, aquela que propõe o full service ao cliente. Já asagências de propaganda se concentram na Propaganda"(CYD ALVAREZ – Dir. da Comunicação Contemporânea)
  • 11. Capa da ObraRelata JOSÉ ROBERTO WHITAKER que, das dez maiores agências brasileiras,temos:- 4 possuem a expressão propaganda na razão social;- 5 usam a palavra publicidade;- 1 utiliza o termo comunicação.O nome da associação de classe é Associação Brasileira de Propaganda (ABP).Por outro lado temos também a ABAP (Associação Brasileira das Agências dePublicidade).Os profissionais do setor não adotam a expressão propagandistas e sim a depublicitários.
  • 12. Capa da ObraE PUBLICIDADE OU PROPAGANDA?QUAL É A DIFERENÇA?
  • 13. Capa da Obra1) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DO DICIONÁRIOOs dicionários de Língua Portuguesa apresentam pequenas diferenças entrepropaganda e publicidade. São até colocados como sinônimos:Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem serpropagadas’.] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2.Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).Publicidade. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; "apublicidade dum escândalo". 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dosdebates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com finscomerciais ou políticos; propaganda; propaganda: agência de publicidade; "apublicidade governamental". 4. Cartaz, anúncio, texto, etc., com caráter publicitário:"duas páginas de publicidade no jornal". (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa,1994).
  • 14. Capa da Obra2) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DA ETIMOLOGIA DA PALAVRAPropaganda deriva de propagar."Propagar vb. ‘multiplicar, ou reproduzindo ou por geração’ ‘dilatar, estender’1844. Do lat. propagare//propaganda 1873. Do fr. Propagande." (DicionárioEtimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982Publicidade tem origem em público."Público adj. ‘relativo, pertencente ou destinado ao povo, à coletividade’ XIIIpúblico. Do lat. publicus//publicidade XVII." (Dicionário Etimológico Nova daLíngua Portuguesa, 1982).
  • 15. 3) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DO CONTEÚDO Capa da ObraNos livros e dicionários técnicos percebe-se em alguns casos uma preocupaçãocom o conteúdo da propaganda e da publicidade, fator determinante para a suaconceituação.Propaganda. 1. Expressão genérica, que envolve a divulgação do nome depessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias,imóveis, etc.) e também de idéias (propagada dos Evangelhos, do Comunismo,do Nazismo, etc.). 2. Quando tem objetivos comerciais chama-sepreferencialmente, "publicidade", que tanto pode ser direta (anúncio), comoindireta ou institucional. (Dicionário Enciclopédico de Jornalismo, 1970).Publicidade. 1. Arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o àação. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover olucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendoclientes. (Dicionário de Propaganda e Jornalismo, 1986).
  • 16. Capa da Obra4) CONCEITOS ELABORADOS A PARTIR DA FORMAContraditoriamente, há livros que apresentam conceitos totalmente opostosàqueles transcritos acima.Propaganda. O tema é usado habitualmente com vários sentidos, desde opejorativo ao de propagação da fé, até o sentido político, que é o de ‘propagandacomercial’, de ‘advertising’.Com este mesmo sentido mais específico diz-se também da publicidadePublicidade nos parece mais abrangente - mais próximo de divulgação ecomunicação – e menos preciso que propaganda, onde a noção do propósitopersuasivo é imanente ao conceito técnico do termo. (Dicionário Brasileiro deComunicação, 1977)
  • 17. Capa da ObraESCLARENCENDO DE UMA VEZ
  • 18. Capa da ObraA propaganda é definida como sendo "a comunicação de massa, paga, cujoobjetivo é difundir informações, criar atitudes e induzir a ações benéficas aoanunciante (geralmente, compra do produto ou serviço anunciado)". Em outraspalavras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a beneficiaruma empresa, um produto ou um serviço sob o patrocínio ostensivo de alguém(o anunciante, claramente identificado).Por sua vez, publicidade é o esforço de comunicação destinado a influenciardeterminadas atitudes, mas sem o patrocínio ostensivo de alguém que é oanunciante clarae perfeitamente definido.
  • 19. Capa da Obra“Beba leite”: divulgação de uma idéiacom objetivo evidente, aumentar oconsumo de leite.“Beba leite Parmalat”: divulgação de umaidéia cujo interesse maior é ocomercial, ou seja, vender mais leite damarca anunciada.
  • 20. Capada Obra
  • 21. Capada Obra
  • 22. Capada Obra
  • 23. Capada Obra
  • 24. Capada Obra
  • 25. Capada Obra
  • 26. Capada Obra
  • 27. Capada Obra
  • 28. Capada Obra