Your SlideShare is downloading. ×
0
Ecomat
Ecomat
Ecomat
Ecomat
Ecomat
Ecomat
Ecomat
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Ecomat

133

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
133
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. MATERIAL DE APOIO
  2. Contas Nacionais
  3. Economia a três setores: agregados relacionados aosetor público: União, Estados e Municípios.Receita fiscal do governo:• impostos indiretos: incidem sobre bens e serviços;• impostos diretos: incidem sobre pessoas físicas ejurídicas;• contribuições à previdência social;• outras receitas: taxas, multas, pedágios, aluguéis.
  4. Gastos do governo:• gastos dos ministérios e autarquias, cujas receitas provêm dedotações orçamentárias.• gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista:receita advêm da venda de bens e serviços no mercado.• gastos com transferências e subsídios: considerados comotransferências, não são computados como parte da rendanacional, pois representam apenas uma transferência financeirado setor público ao setor privado.
  5. Superávit ou déficit público: quando a arrecadação supera o total dos gastospúblicos ou quando os gastos superam a arrecadação.Renda nacional a custo de fatores e produto nacional a preço de mercado:impostos está incorporado no valor do produto, quando ele é essencial ogoverno pode subsidiar o preço.Carga tributária bruta: total da arrecadação fiscal do governo.Carga tributária líquida: carga tributária bruta – transferências e subsídios dogoverno ao setor privado
  6. Exportações e importações: compra pelos estrangeiros, de mercadorias produzidas porempresas que pertencem ao nosso país; e despesas que fazemos com produtosestrangeiros.Produto interno bruto, produto nacional bruto e renda líquida do exteriorPIB – somatório de todos os bens e serviços produzidos dentro do território nacionalnum dado período.PNB = PIB + renda recebida no exterior – renda enviada ao exteriorPNB = PIB + Renda Líquida do Exterior (RLE).
  7. PIB nominal e PIB realPIB nominal: é medido a preços correntes do próprio ano.PIB real: mede o crescimento do produto físico pressupondo que os preços foramconstantes no período.O PIB como medida do bem-estar:• não registra a economia informal;• não considera os custos sociais derivados do crescimento econômico (poluição, piorado meio ambiente, etc.);• não considera diferenças na distribuição de renda entre os vários grupos dasociedade. PIB em dólares: usado para comparações internacionais, dólar PPP, criado pela ONU,representa a paridade do poder de compra.

×