SlideShare a Scribd company logo
1 of 15
Parque Natural Do Vale De Guadiana Trabalho Realizado por: Adriana Banza, nº1 Bruno Caixeirinho, nº 6
Introdução Com este trabalho esperamos dar a conhecer este parque natural que se situa tão perto do nosso concelho. E também tirar algumas dúvidas acerca deste parque que alguns não conhecem.
Símbolo do Parque Natural do Vale Do Guadiana
Natureza | Áreas Protegidas Foi criado em finais de 1995, abrangendo 69.600 hectares, parte no concelho de Serpa e parte no de Mértola. Acompanha o curso do rio entre a queda de água do Pulo do Lobo e a confluência com a ribeira do Vascão (que separa o Alentejo do Algarve). Foi criada com o objectivo de assegurar a protecção de um património notável, tanto natural, como construído. Abrange a zona ribeirinha do Guadiana, com os seus açudes e moinhos, bem como Mértola, a vila-museu. Inclui ainda o antigo complexo mineiro de São Domingos com a plataforma da via férrea por onde o minério era levado para o porto fluvial do Pomarão, a jusante de Mértola. O vale do Guadiana é um importante corredor para as aves migratórias. Aqui existem importantes concentrações de águia-de-Bonelli, abutre do Egipto e bufo-real, para além das cegonhas comuns e das raras e esquivas cegonhas negras.
Espécies Principais do Parque Natural do Vale do Guadiana Francelho das Torres Bufo Real Águia de Bonelli
O Grande Rio do Sul  Passeios na Natureza - Parque Natural do Vale do Guadiana Um leito desenhado entre montes quentes ibéricos com cheiro mediterrânico. É o Guadiana e os seus afluentes que guardam os melhores segredos deste parque natural. De animais raros e plantas, de paisagens e de história e cultura não fosse Mértola uma terra filha deste rio. Mas também há o Alentejo dos montados de azinho e dos campos cerealíferos onde moram abetardas.
Uma área vasta e pouco habitada, no Alentejo profundo, onde corre o troço mais selvagem e acidentado do Guadiana em Portugal. Uma região onde o Estio escalda e a chuva é tímida ao longo do ano. Por isso, uma certa aridez na paisagem, com a sua beleza particular, animada com as águas do grande rio e de alguns afluentes, cheios de vida. Mas não de uma vida qualquer, pois nelas se regista uma das maiores diversidades de peixes dulçaquícolas e migradores em águas interiores de Portugal.  Das cerca de 22 espécies, nove são endémicas da Península Ibérica, das quais três — o ameaçado saramugo a boga-do-Guadianao barbo-de-cabeça-pequena (Barbusmicrocephalus) — estão restringidos a esta bacia hidrográfica. E este foi o último rio em Portugal a servir de morada a um peixe de fisionomia excêntrica: o grande solho ou esturjão (Acipensersturio), actualmente extinto no país, depois de terem sido aqui pescados os últimos exemplares no final da década de 1970.
Vales de vida selvagem Os vales encaixados do Guadiana e afluentes, desde a ribeira do Vascão à de Terges e Cobres, albergam uma não menos rica diversidade de plantas e de animais terrestres. Em parte significativa dos seus troços, as características de relevo, menos propícias à actividade agrícola, proporcionaram a manutenção de formações vegetais nativas mediterrânicas de grande diversidade florística. Já a vila de Mértola alberga uma das maiores colónias nacionais de francelho-das-torres (Falconaumanni). É uma pequena espécie de falcão, especialista na captura de insectos, que inverna em África e regressa na Primavera. Várias dezenas de casais utilizam para nidificar as cavidades do castelo.
O Pulo do Lobo Após quilómetros de terra batida descobre-se um local emblemático do vale do Guadiana de grande beleza natural. É o Pulo do Lobo, o afunilamento do caudal do rio por uma passagem estreita entre peculiares formações rochosas e uma queda de água com grande força de corrente. Com um “salto”, um lobo (hoje extinto na área) passaria o rio. Há um acesso para cada margem. Enquanto o da direita, mais utilizado, acede a um balcão com vista sobre a queda de água, a partir da margem esquerda, e olhando para sul, percepciona-se outro cenário magnífico: o leito actual — chamado de “corredoira” — escavado pela erosão no fundo de um outro mais antigo, e que se estende assim por cerca de 10 quilómetros, a lembrar um passado em que o rio corria numa cota superior, com as margens mais afastadas, devido ao maior nível do mar verificado antes da última grande glaciação.
Imagens do Rio Guadiana
Diversidade de Espécies O troço médio do vale do Guadiana possui um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Estes factores, conjugados com a circunstância de a identidade desta paisagem se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo, justificaram a sua classificação, como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região. No Parque Natural do Vale do Guadiana, podem encontrar-se muitas espécies de animais, incluindo cegonhas brancas e pretas, bufos reais, grifos, abutres negros, grous, águias reais, abelharucos, garças reais, perdizes, ginetas, javalis, lontras, ratos mascarilhas e sapos parteiros.
I - Caracterização da Área Protegida Criação Decreto Regulamentar Nº 28/95 de 18 de Novembro, (Cria o P.N.V.G.) Outra legislação Decreto Lei Nº 140/99 de 24 de Abril, (Sítio Natura 2000 do Guadiana e Zona de Protecção Especial do Guadiana) Superfície 69.773 ha. - Núcleo de Informação Geográfica Localização Geográfica Região Alentejo Distrito de Beja : Concelho de Mértola (Freguesias: AlcariaRuiva*, Corte Pinto*, Espírito Santo*, Mértola, Santana de Cambas*, S.João dos Caldeireiros*);Concelho de Serpa (Freguesias: Santa Maria*, São Salvador*) *Só parte dentro da Área Protegida. Relevo Altitude máxima 370 m Altitude mínima 9 m
Clima e Valor Natural  Clima: Tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos pouco chuvosos e frios. É aqui que se verificam as mais baixas precipitações do país e os mais elevados níveis de insolação e temperatura Valor Natural: Troço médio do rio Guadiana, compreendendo uma grande diversidade de habitats que vão desde o rio sujeito a marés, bancos de vasa e areia, formações ripícolas e rupícolas, matos, azinhal, pinhal, áreas agrícolas com culturas arvenses, cereais e pastagens. Grande interesse do ponto de vista ecológico e ambiental. Grande diversidade faunística, destacando-se os grupos de mamíferos, algumas espécies raras ou ameaçadas, aves, com destaque para grandes rapinas e estepárias, bem como diversas espécies de peixes, sendo de referir alguns endemismos.
Biodiversidade: Parque Natural do Vale do Guadiana protege espécies em extinção Mértola, Beja, 21 MaioO Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no concelho alentejano de Mértola, está a desenvolver três projectos de conservação da biodiversidade para proteger o coelho-bravo e espécies em extinção como o peixe saramugo e a ave abetarda. Os projectos vão estar em destaque, segunda-feira, nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que decorrem em Mértola (Beja) e contam com a presença do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia. Pedro Rocha, biólogo e director do PNVG, explicou hoje à agência Lusa que os projectos em curso há vários anos pretendem "salvaguardar a biodiversidade " daquele parque natural. "Trata-se de uma zona protegida onde existem várias espécies que é urgente proteger e salvaguardar, porque têm estatutos de conservação altamente desfavoráveis e correm o risco de extinção", precisou. Entre estas espécies, contam-se a abetarda e o sisão, duas aves ameaçadas a nível mundial, o saramugo, que só existe no rio Guadiana e está "criticamente" em perigo de extinção, e o coelho-bravo, alimento essencial para outras espécies também em extinção.
Esperamos que com este trabalho tenhamos tirado as dúvidas que poderiam ter acerca deste parque, tivemos algumas dificuldades em realizar este trabalho, mas por fim tudo correu como esperávamos. Conclusão

More Related Content

What's hot

parque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaparque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaAnaGomes40
 
Parque natural da arrábida
Parque natural da arrábidaParque natural da arrábida
Parque natural da arrábidadavidjpereira
 
Vale do guadiana
Vale do guadiana Vale do guadiana
Vale do guadiana HMM2000
 
Ciencias
CienciasCiencias
Cienciasbics8b
 
Paisagem protegida da serra do açor
Paisagem protegida da serra do açorPaisagem protegida da serra do açor
Paisagem protegida da serra do açorAECBA
 
Monumentos naturais do brasil
Monumentos naturais do brasilMonumentos naturais do brasil
Monumentos naturais do brasilMaria Salete Rios
 
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da Gandarela
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da GandarelaIcmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da Gandarela
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da GandarelaAgência Peixe Vivo
 
O trabalho melhor sobre paisagens protegidas
O trabalho melhor sobre paisagens protegidasO trabalho melhor sobre paisagens protegidas
O trabalho melhor sobre paisagens protegidaspereiranogueirapena
 
Parque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeParque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeBiaa
 
Parque Natural da Serra de S. Mamede
Parque Natural da Serra de S. MamedeParque Natural da Serra de S. Mamede
Parque Natural da Serra de S. MamedePedro Peixoto
 
Parque Natural do Vale do Guadiana
Parque Natural do Vale do GuadianaParque Natural do Vale do Guadiana
Parque Natural do Vale do GuadianaPedro Peixoto
 
Rio Guadiana JoãO Alex
Rio Guadiana   JoãO AlexRio Guadiana   JoãO Alex
Rio Guadiana JoãO Alexguest0cb04
 
Distrito De SetúBal
Distrito De SetúBalDistrito De SetúBal
Distrito De SetúBalrafaelcalha
 
Serra do Barroso e serra de sSão Mamede
Serra do Barroso e serra de sSão MamedeSerra do Barroso e serra de sSão Mamede
Serra do Barroso e serra de sSão MamedeLuís Pinto Domingues
 
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da CaparicaPaisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da CaparicaMariaJoão Agualuza
 
áReas protegidas
áReas protegidasáReas protegidas
áReas protegidasPelo Siro
 

What's hot (20)

parque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadianaparque natural do vale do guadiana
parque natural do vale do guadiana
 
Parque natural da arrábida
Parque natural da arrábidaParque natural da arrábida
Parque natural da arrábida
 
Vale do guadiana
Vale do guadiana Vale do guadiana
Vale do guadiana
 
Prospeto RNDSJ.pdf
Prospeto RNDSJ.pdfProspeto RNDSJ.pdf
Prospeto RNDSJ.pdf
 
Ciencias
CienciasCiencias
Ciencias
 
Serra do Açor
Serra do AçorSerra do Açor
Serra do Açor
 
Paisagem protegida da serra do açor
Paisagem protegida da serra do açorPaisagem protegida da serra do açor
Paisagem protegida da serra do açor
 
Monumentos naturais do brasil
Monumentos naturais do brasilMonumentos naturais do brasil
Monumentos naturais do brasil
 
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da Gandarela
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da GandarelaIcmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da Gandarela
Icmbio - apresentação sobre o parque nacional da Serra da Gandarela
 
O trabalho melhor sobre paisagens protegidas
O trabalho melhor sobre paisagens protegidasO trabalho melhor sobre paisagens protegidas
O trabalho melhor sobre paisagens protegidas
 
Parque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São MamedeParque natural da serra de São Mamede
Parque natural da serra de São Mamede
 
Parque Natural da Serra de S. Mamede
Parque Natural da Serra de S. MamedeParque Natural da Serra de S. Mamede
Parque Natural da Serra de S. Mamede
 
Parque Natural do Vale do Guadiana
Parque Natural do Vale do GuadianaParque Natural do Vale do Guadiana
Parque Natural do Vale do Guadiana
 
Peneda Gerês
Peneda GerêsPeneda Gerês
Peneda Gerês
 
Ria Formosa
Ria FormosaRia Formosa
Ria Formosa
 
Rio Guadiana JoãO Alex
Rio Guadiana   JoãO AlexRio Guadiana   JoãO Alex
Rio Guadiana JoãO Alex
 
Distrito De SetúBal
Distrito De SetúBalDistrito De SetúBal
Distrito De SetúBal
 
Serra do Barroso e serra de sSão Mamede
Serra do Barroso e serra de sSão MamedeSerra do Barroso e serra de sSão Mamede
Serra do Barroso e serra de sSão Mamede
 
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da CaparicaPaisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
 
áReas protegidas
áReas protegidasáReas protegidas
áReas protegidas
 

Viewers also liked (20)

Omnia
OmniaOmnia
Omnia
 
Be importante
Be importanteBe importante
Be importante
 
BANALEG - Michel Le GOFF
BANALEG - Michel Le GOFFBANALEG - Michel Le GOFF
BANALEG - Michel Le GOFF
 
Happy womens day
Happy womens dayHappy womens day
Happy womens day
 
Manifest internacional Dia Mundial del Teatre 2014
Manifest internacional Dia Mundial del Teatre 2014Manifest internacional Dia Mundial del Teatre 2014
Manifest internacional Dia Mundial del Teatre 2014
 
Apresentação miocardite
Apresentação miocarditeApresentação miocardite
Apresentação miocardite
 
Deus nao vai olhar
Deus nao vai olharDeus nao vai olhar
Deus nao vai olhar
 
Energias renovaveis2
Energias renovaveis2Energias renovaveis2
Energias renovaveis2
 
Resposta ao evento 113
Resposta ao evento 113Resposta ao evento 113
Resposta ao evento 113
 
foto springbed
foto springbedfoto springbed
foto springbed
 
De los medios empleados en el muriente
De los medios empleados en el murienteDe los medios empleados en el muriente
De los medios empleados en el muriente
 
El naturalismo y realismo
El naturalismo y realismoEl naturalismo y realismo
El naturalismo y realismo
 
Um dia de resort
Um dia de resortUm dia de resort
Um dia de resort
 
Cursos
CursosCursos
Cursos
 
Test
TestTest
Test
 
Cegep
CegepCegep
Cegep
 
Pràctica 2
Pràctica 2Pràctica 2
Pràctica 2
 
Reciclagem3
Reciclagem3Reciclagem3
Reciclagem3
 
аттестация
аттестация аттестация
аттестация
 
Austin Przebieglec
Austin PrzebieglecAustin Przebieglec
Austin Przebieglec
 

Similar to Áreas Protegidas

Parque Natural do Alvão
Parque Natural do AlvãoParque Natural do Alvão
Parque Natural do AlvãoPedro Peixoto
 
Reservas da Lagoa Sto André e Sancha
Reservas da Lagoa Sto André e SanchaReservas da Lagoa Sto André e Sancha
Reservas da Lagoa Sto André e Sanchavalliajonas
 
Áreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalÁreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalTatiana Losinska
 
Parque Natural da Ria Formosa
Parque Natural da Ria FormosaParque Natural da Ria Formosa
Parque Natural da Ria FormosaPedro Peixoto
 
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidade
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidadeProtecção e conservação da natureza e da biodiversidade
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidadeRobert Szabo
 
Maravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosMaravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosSocasbecasmio
 
No Tempo Dos Dinossaurios 1
No Tempo Dos Dinossaurios 1No Tempo Dos Dinossaurios 1
No Tempo Dos Dinossaurios 1diabofrito
 
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcos
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcosLagoas de bertiandos e S. Pedro de arcos
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcosAndrade
 
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01Reasprotegidas 120214074257-phpapp01
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01Pelo Siro
 
Parque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo InternacionalParque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo InternacionalPedro Peixoto
 
Áreas Protegidas
Áreas ProtegidasÁreas Protegidas
Áreas Protegidasaveca
 
Trbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnTrbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnAna Agostinho
 

Similar to Áreas Protegidas (20)

Estuario do sado
Estuario do sadoEstuario do sado
Estuario do sado
 
Parque Natural do Alvão
Parque Natural do AlvãoParque Natural do Alvão
Parque Natural do Alvão
 
Reservas da Lagoa Sto André e Sancha
Reservas da Lagoa Sto André e SanchaReservas da Lagoa Sto André e Sancha
Reservas da Lagoa Sto André e Sancha
 
Ria formosa
Ria formosaRia formosa
Ria formosa
 
Áreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de PortugalÁreas Protegidas de Portugal
Áreas Protegidas de Portugal
 
Parque Natural da Ria Formosa
Parque Natural da Ria FormosaParque Natural da Ria Formosa
Parque Natural da Ria Formosa
 
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidade
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidadeProtecção e conservação da natureza e da biodiversidade
Protecção e conservação da natureza e da biodiversidade
 
Maravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosMaravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anos
 
No Tempo Dos Dinossaurios 1
No Tempo Dos Dinossaurios 1No Tempo Dos Dinossaurios 1
No Tempo Dos Dinossaurios 1
 
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcos
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcosLagoas de bertiandos e S. Pedro de arcos
Lagoas de bertiandos e S. Pedro de arcos
 
Região da estremadura
Região da estremaduraRegião da estremadura
Região da estremadura
 
Rom
RomRom
Rom
 
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01Reasprotegidas 120214074257-phpapp01
Reasprotegidas 120214074257-phpapp01
 
975
975975
975
 
Projecto AP ...
Projecto AP ...Projecto AP ...
Projecto AP ...
 
Parque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo InternacionalParque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo Internacional
 
Áreas Protegidas
Áreas ProtegidasÁreas Protegidas
Áreas Protegidas
 
Mata dos medos
Mata dos medosMata dos medos
Mata dos medos
 
Trbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pnTrbalho de ciencias pn
Trbalho de ciencias pn
 
Biodiversidade na Moita
Biodiversidade na MoitaBiodiversidade na Moita
Biodiversidade na Moita
 

More from aveca

Energia6
Energia6Energia6
Energia6aveca
 
Energia5
Energia5Energia5
Energia5aveca
 
Energia4
Energia4Energia4
Energia4aveca
 
Energia3
Energia3Energia3
Energia3aveca
 
Energia2
Energia2Energia2
Energia2aveca
 
Energia1
Energia1Energia1
Energia1aveca
 
Energia
EnergiaEnergia
Energiaaveca
 
Energias renováveis e reciclagem1
Energias renováveis e reciclagem1Energias renováveis e reciclagem1
Energias renováveis e reciclagem1aveca
 
Energias renováveis e reciclagem
Energias renováveis e reciclagemEnergias renováveis e reciclagem
Energias renováveis e reciclagemaveca
 
Energias renováveis1
Energias renováveis1Energias renováveis1
Energias renováveis1aveca
 
Energias renováveis
Energias renováveisEnergias renováveis
Energias renováveisaveca
 
Reciclagem5
Reciclagem5Reciclagem5
Reciclagem5aveca
 
Reciclagem4
Reciclagem4Reciclagem4
Reciclagem4aveca
 
Reciclagem2
Reciclagem2Reciclagem2
Reciclagem2aveca
 
Reciclagem1
Reciclagem1Reciclagem1
Reciclagem1aveca
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escolaaveca
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escolaaveca
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escolaaveca
 
Ecomoda Objectivos
Ecomoda ObjectivosEcomoda Objectivos
Ecomoda Objectivosaveca
 
Jardinagem Recuperação de Espaços
Jardinagem Recuperação de EspaçosJardinagem Recuperação de Espaços
Jardinagem Recuperação de Espaçosaveca
 

More from aveca (20)

Energia6
Energia6Energia6
Energia6
 
Energia5
Energia5Energia5
Energia5
 
Energia4
Energia4Energia4
Energia4
 
Energia3
Energia3Energia3
Energia3
 
Energia2
Energia2Energia2
Energia2
 
Energia1
Energia1Energia1
Energia1
 
Energia
EnergiaEnergia
Energia
 
Energias renováveis e reciclagem1
Energias renováveis e reciclagem1Energias renováveis e reciclagem1
Energias renováveis e reciclagem1
 
Energias renováveis e reciclagem
Energias renováveis e reciclagemEnergias renováveis e reciclagem
Energias renováveis e reciclagem
 
Energias renováveis1
Energias renováveis1Energias renováveis1
Energias renováveis1
 
Energias renováveis
Energias renováveisEnergias renováveis
Energias renováveis
 
Reciclagem5
Reciclagem5Reciclagem5
Reciclagem5
 
Reciclagem4
Reciclagem4Reciclagem4
Reciclagem4
 
Reciclagem2
Reciclagem2Reciclagem2
Reciclagem2
 
Reciclagem1
Reciclagem1Reciclagem1
Reciclagem1
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escola
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escola
 
Passos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-EscolaPassos duma Eco-Escola
Passos duma Eco-Escola
 
Ecomoda Objectivos
Ecomoda ObjectivosEcomoda Objectivos
Ecomoda Objectivos
 
Jardinagem Recuperação de Espaços
Jardinagem Recuperação de EspaçosJardinagem Recuperação de Espaços
Jardinagem Recuperação de Espaços
 

Áreas Protegidas

  • 1. Parque Natural Do Vale De Guadiana Trabalho Realizado por: Adriana Banza, nº1 Bruno Caixeirinho, nº 6
  • 2. Introdução Com este trabalho esperamos dar a conhecer este parque natural que se situa tão perto do nosso concelho. E também tirar algumas dúvidas acerca deste parque que alguns não conhecem.
  • 3. Símbolo do Parque Natural do Vale Do Guadiana
  • 4. Natureza | Áreas Protegidas Foi criado em finais de 1995, abrangendo 69.600 hectares, parte no concelho de Serpa e parte no de Mértola. Acompanha o curso do rio entre a queda de água do Pulo do Lobo e a confluência com a ribeira do Vascão (que separa o Alentejo do Algarve). Foi criada com o objectivo de assegurar a protecção de um património notável, tanto natural, como construído. Abrange a zona ribeirinha do Guadiana, com os seus açudes e moinhos, bem como Mértola, a vila-museu. Inclui ainda o antigo complexo mineiro de São Domingos com a plataforma da via férrea por onde o minério era levado para o porto fluvial do Pomarão, a jusante de Mértola. O vale do Guadiana é um importante corredor para as aves migratórias. Aqui existem importantes concentrações de águia-de-Bonelli, abutre do Egipto e bufo-real, para além das cegonhas comuns e das raras e esquivas cegonhas negras.
  • 5. Espécies Principais do Parque Natural do Vale do Guadiana Francelho das Torres Bufo Real Águia de Bonelli
  • 6. O Grande Rio do Sul Passeios na Natureza - Parque Natural do Vale do Guadiana Um leito desenhado entre montes quentes ibéricos com cheiro mediterrânico. É o Guadiana e os seus afluentes que guardam os melhores segredos deste parque natural. De animais raros e plantas, de paisagens e de história e cultura não fosse Mértola uma terra filha deste rio. Mas também há o Alentejo dos montados de azinho e dos campos cerealíferos onde moram abetardas.
  • 7. Uma área vasta e pouco habitada, no Alentejo profundo, onde corre o troço mais selvagem e acidentado do Guadiana em Portugal. Uma região onde o Estio escalda e a chuva é tímida ao longo do ano. Por isso, uma certa aridez na paisagem, com a sua beleza particular, animada com as águas do grande rio e de alguns afluentes, cheios de vida. Mas não de uma vida qualquer, pois nelas se regista uma das maiores diversidades de peixes dulçaquícolas e migradores em águas interiores de Portugal. Das cerca de 22 espécies, nove são endémicas da Península Ibérica, das quais três — o ameaçado saramugo a boga-do-Guadianao barbo-de-cabeça-pequena (Barbusmicrocephalus) — estão restringidos a esta bacia hidrográfica. E este foi o último rio em Portugal a servir de morada a um peixe de fisionomia excêntrica: o grande solho ou esturjão (Acipensersturio), actualmente extinto no país, depois de terem sido aqui pescados os últimos exemplares no final da década de 1970.
  • 8. Vales de vida selvagem Os vales encaixados do Guadiana e afluentes, desde a ribeira do Vascão à de Terges e Cobres, albergam uma não menos rica diversidade de plantas e de animais terrestres. Em parte significativa dos seus troços, as características de relevo, menos propícias à actividade agrícola, proporcionaram a manutenção de formações vegetais nativas mediterrânicas de grande diversidade florística. Já a vila de Mértola alberga uma das maiores colónias nacionais de francelho-das-torres (Falconaumanni). É uma pequena espécie de falcão, especialista na captura de insectos, que inverna em África e regressa na Primavera. Várias dezenas de casais utilizam para nidificar as cavidades do castelo.
  • 9. O Pulo do Lobo Após quilómetros de terra batida descobre-se um local emblemático do vale do Guadiana de grande beleza natural. É o Pulo do Lobo, o afunilamento do caudal do rio por uma passagem estreita entre peculiares formações rochosas e uma queda de água com grande força de corrente. Com um “salto”, um lobo (hoje extinto na área) passaria o rio. Há um acesso para cada margem. Enquanto o da direita, mais utilizado, acede a um balcão com vista sobre a queda de água, a partir da margem esquerda, e olhando para sul, percepciona-se outro cenário magnífico: o leito actual — chamado de “corredoira” — escavado pela erosão no fundo de um outro mais antigo, e que se estende assim por cerca de 10 quilómetros, a lembrar um passado em que o rio corria numa cota superior, com as margens mais afastadas, devido ao maior nível do mar verificado antes da última grande glaciação.
  • 10. Imagens do Rio Guadiana
  • 11. Diversidade de Espécies O troço médio do vale do Guadiana possui um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Estes factores, conjugados com a circunstância de a identidade desta paisagem se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo, justificaram a sua classificação, como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região. No Parque Natural do Vale do Guadiana, podem encontrar-se muitas espécies de animais, incluindo cegonhas brancas e pretas, bufos reais, grifos, abutres negros, grous, águias reais, abelharucos, garças reais, perdizes, ginetas, javalis, lontras, ratos mascarilhas e sapos parteiros.
  • 12. I - Caracterização da Área Protegida Criação Decreto Regulamentar Nº 28/95 de 18 de Novembro, (Cria o P.N.V.G.) Outra legislação Decreto Lei Nº 140/99 de 24 de Abril, (Sítio Natura 2000 do Guadiana e Zona de Protecção Especial do Guadiana) Superfície 69.773 ha. - Núcleo de Informação Geográfica Localização Geográfica Região Alentejo Distrito de Beja : Concelho de Mértola (Freguesias: AlcariaRuiva*, Corte Pinto*, Espírito Santo*, Mértola, Santana de Cambas*, S.João dos Caldeireiros*);Concelho de Serpa (Freguesias: Santa Maria*, São Salvador*) *Só parte dentro da Área Protegida. Relevo Altitude máxima 370 m Altitude mínima 9 m
  • 13. Clima e Valor Natural Clima: Tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos pouco chuvosos e frios. É aqui que se verificam as mais baixas precipitações do país e os mais elevados níveis de insolação e temperatura Valor Natural: Troço médio do rio Guadiana, compreendendo uma grande diversidade de habitats que vão desde o rio sujeito a marés, bancos de vasa e areia, formações ripícolas e rupícolas, matos, azinhal, pinhal, áreas agrícolas com culturas arvenses, cereais e pastagens. Grande interesse do ponto de vista ecológico e ambiental. Grande diversidade faunística, destacando-se os grupos de mamíferos, algumas espécies raras ou ameaçadas, aves, com destaque para grandes rapinas e estepárias, bem como diversas espécies de peixes, sendo de referir alguns endemismos.
  • 14. Biodiversidade: Parque Natural do Vale do Guadiana protege espécies em extinção Mértola, Beja, 21 MaioO Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no concelho alentejano de Mértola, está a desenvolver três projectos de conservação da biodiversidade para proteger o coelho-bravo e espécies em extinção como o peixe saramugo e a ave abetarda. Os projectos vão estar em destaque, segunda-feira, nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que decorrem em Mértola (Beja) e contam com a presença do ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia. Pedro Rocha, biólogo e director do PNVG, explicou hoje à agência Lusa que os projectos em curso há vários anos pretendem "salvaguardar a biodiversidade " daquele parque natural. "Trata-se de uma zona protegida onde existem várias espécies que é urgente proteger e salvaguardar, porque têm estatutos de conservação altamente desfavoráveis e correm o risco de extinção", precisou. Entre estas espécies, contam-se a abetarda e o sisão, duas aves ameaçadas a nível mundial, o saramugo, que só existe no rio Guadiana e está "criticamente" em perigo de extinção, e o coelho-bravo, alimento essencial para outras espécies também em extinção.
  • 15. Esperamos que com este trabalho tenhamos tirado as dúvidas que poderiam ter acerca deste parque, tivemos algumas dificuldades em realizar este trabalho, mas por fim tudo correu como esperávamos. Conclusão