Texto Planejamento
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
4,844
On Slideshare
4,843
From Embeds
1
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
19
Comments
0
Likes
0

Embeds 1

http://www.slideshare.net 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. JOÃO AURELIANO SAMARA REGO TANIA PINHAPLANEJAMENTO Maceió – Alagoas 2011
  • 2. JOÃO AURELIANO SAMARA REGO TANIA PINHAPLANEJAMENTO Trabalho como requisito avaliativo da disciplina Planejamento e Avaliação no Ensino Superior. Ministrada pela professora Dr. Maria Auxiliadora, no Centro Universitário Cesmac, Faculdade de Educação e Comunicação, Curso de Pós-Graduação em Formação para a Docência em Ensino Superior. Maceió – Alagoas 2011
  • 3. “Quem compreender o conceito de necessidade e puder trabalhar eficientemente com ele descobriu a essência do planejamento” Danilo Gandin Planejamento é um processo que tem como finalidade, estabelecer fins emeios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos,pensando e prevendo o futuro, levando em conta as condições do presente, ou seja,a realidade, as experiências do passado e os pressupostos filosófico, cultural,econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. O planejamento evitaa improvisação, arranjos mal definidos, prever o futuro, estabelece caminhos quepodem ser norteados mais apropriadamente de acordo com a realidade educacional,preverem o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliarcaminham juntos, conforme Paulo Freire: Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. O planejamento é a etapa mais importante do processo pedagógico, é ondeestratégias e metas são desenvolvidas e adequadas à realidade, envolve reflexão dedecisões sobre a organização, seu funcionamento e trabalha em cima da propostapedagógica da instituição docente. O planejamento possui uma organizaçãometodológica do conteúdo baseado na realidade do principal interessado que são osalunos, visando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da sociedade. Professores e alunos trabalham em comunhão numa sala de aula, é umatroca de conhecimentos e saberes, cada um compartilhando de suas habilidades erealidade, não é um processo educativo cujos resultados podem ser predefinidos, deforma alguma, o planejamento existe para que através de uma organizaçãometodológica do conteúdo ministrado pelos professores, o aluno venha desenvolvero seu raciocínio e forma de pensar, visando o seu crescimento na sociedade em quevive. O uso do planejamento dentro da sala de aula é uma das atividades maisimportantes do educador, pois o mesmo servirá de base, alicerce a ser desenvolvidodentro da instituição docente.
  • 4. Apesar de o planejamento ser de grande importância pedagógica, político esocial, existem professores que são totalmente contra a sua prática educativa,utilizando em suas aulas e atividades todo tipo de improviso, artifícios e arranjos,tendo como resultado a falta de desenvolvimento do alunado. Professores desse tipoestão preocupados em ministrar conteúdos que só servem para ele, isso acontecemuito em Universidades Federais, professores que ensinam no mesmo curso elecionam a mesma disciplina a mais de 10 anos ou mais, muitas vezes utilizam asmesmas aulas nos dias atuais, desconsiderando de forma bruta a realidade e culturaexistente de seus alunos. O professor tem que entender que o planejamento é um amigo, uma forteferramenta de trabalho no qual ele vai ser norteado para desenvolver e alcançarseus objetivos, desde a resolução de problemas, suas escolhas até a sua formaçãocomo cidadão. Professores que pensam que ter mestrado, doutorado e outras graduações éo bastante, estão enganados, muitos carregam apenas seus títulos em encontrossociais, políticos e pedagógicos, mas na realidade não conseguiram um bomdesenvolvimento em suas aulas, ficam ultrapassados pelo tempo esperando porsuas aposentadorias, relatando para os que estão chegando àquilo que não fizeramseus títulos só servem para eles mesmos. O planejamento possibilita ao professor, manter a articulação e odesenvolvimento da disciplina, a sala de aula exige reflexão do professor para criar erecriar ações sempre que novos interesses surjam, por isso é exigido organização,sistematização, previsão, decisão e outros. È importante deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre suaação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois, pois lidar com pessoas emprocesso de formação é necessário ter uma atitude cientifica didático – pedagógica,para que o aluno consiga se desenvolver na sociedade.
  • 5. Referencias:GANDIN, D. e L. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis: Vozes,1999.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à práticaeducativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.