Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Energia mecânica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
579
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ENERGIAALUNA: Áurea Virgínia F. AlvesPROFESSOR: GilvandenysCURSO: Licenciatura em FísicaMECÂNICA“simulação”
  • 2. SIMULAÇÃO
  • 3. Nessa tela são vistos à direita os seguintes dados: Etotal (Energia Total ou mecânica), Epel (Energia potencial elástica), EpG (Energia potencial gravitacional), Ecin (Energia cinética), h (altura do trapezista), m (massa do trapezista), v (velocidade do trapezista).As energias e a velocidade do trapezista serão calculadasautomaticamente pelo recurso, já a altura e o peso do trapezista ousuário do recurso, ou seja, os alunos, poderão alterá-las nosbotões à direita do recurso como é mostrado abaixo:
  • 4. Cada grupo escolher valores diferentes para a altura e peso do trapezista epeça para eles clicarem no botão iniciar (do lado direito do recurso).Quando o recurso começar a executar a tarefa conforme os valores de peso ealtura atribuídos pelos alunos, questione os mesmos sobre o que estáacontecendo nas duas barras logo a seguir.
  • 5. Aqui visualizamos que o trapezista está somente com energia potencialgravitacional.Quando o trapezista começar a cair, aparecerá uma barra verde sobrepondoà vermelha, que representará o aumento da energia cinética.
  • 6. Quando ele entrar em contato com a cama elástica a barra da energiapotencial elástica (segunda barra) irá aumentar conforme a cama elásticase deforme e consequentemente ela jogará o trapezista para cima, fazendo-o ganhar energia cinética e potencial gravitacional e isso se repetirá atéo usuário do recurso clicar em “para” que se encontra ao lado do botãoiniciar.Aqui visualizamos que o trapezistaestá com energia cinética e potencialelástica.
  • 7. ATIVIDADEResponda as seguintes perguntas:1. Na queda a velocidade é proporcional ao peso docorpo?2. Quando o corpo se move existe sempre uma força nosentido do movimento?3. No momento que o corpo sobe e atinge uma alturamáxima deixam de atuar forças sobre ele?
  • 8. 4. Em uma cama elástica, um tecido flexível e resistente é esticado e preso auma armação, formando uma superfície que empurra de volta um corpoque caia sobre ela. Os esquemas 1, 2 e 3 mostram tres posições de umacriança enquanto pula em uma cama elástica. Na situação 1 a superfície dacama está completamente afundada e pronta para impulsionar a criança.Na situação 2, a criança está subindo e acaba de se soltar da superfície dacama. Em 3, a criança alcança sua altura máxima?
  • 9. 5. Considerando o nível de energia potencial gravitacional igual a zerona altura da figura 1, indique a alternativa que identifica corretamente asformas de energia presentes nas posições mostradas nos esquemas 1, 2 e 3.(A) (1) energia elástica, (2) cinética e gravitacional e (3) gravitacional;(B) (1) energia cinética, (2) gravitacional e (3) gravitacional;(C) (1) energia elástica e gravitacional, (2) cinética e (3) gravitacional;(D) (1) energia cinética, (2) elástica e (3) gravitacional;(E) (1) elástica, (2) cinética e (3) gravitacional.
  • 10. 2. Uma atleta de massa m está saltando em uma cama elástica. Aoabandonar a cama a velocidade v0, ela atingirá uma altura h. Considere quea energia potencial gravitacional é nula no nível da cama e despreze aresistência do ar.A figura mostra o momento que a atleta passa, subindo, pela metade daaltura h.
  • 11. Nessa posição, a energia mecânica do atleta é: