SLIDE APRESENTADO NA SALA DO EDUCADOR SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR DO 2° CICLO!

1,740 views
1,629 views

Published on

Slide feito através de uma sintese pelas pedagogas da instituiçao que ministra aulas para o 2;3 ciclo e 1 e 2 ano do 2°segmento do EJA, na Escola Estadual Professora Arlete Maria da Silva. Fiz este slide para demontrar aos docentes da instituição a criatividade de inovar as apresentações com bastante gifs, pra inovar o nosso próprio aprendizado na sala do educador com aulas iniciadas no começo deste ano 2013.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,740
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

SLIDE APRESENTADO NA SALA DO EDUCADOR SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR DO 2° CICLO!

  1. 1. Orientações Curriculares da Educação Básica no 2 Ciclo. Nas áreas de linguagens,Ciências da Natureza e Matemática ,Ciências Humanas. Apresentação dos Pedagogos. Arilce,Cláudia,Fernanda,Juciley,Jucileide ,José Carlos,Marileyde. Vídeo:Gestão Escolar Incentivo a Sala do Educador!
  2. 2. Na área da linguagens,no 2 ciclo,o pré- adolescente de nove a onze anos amplia e apropria-se de diferentes linguagens. Para isso, o trabalho deve ser organizado de modo a permitir a (re)construção, (re)significação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades de uso das linguagens nas práticas sociais, de análise, reflexão, criação, fruição e crítica, demandando do aluno a observação e a comparação entre aspectos semelhantes e a elaboração de generalizações.
  3. 3.  Nessa perspectiva, destaca-se a importância da mediação do professor no ambiente escolar, assumindo a função de possibilitar ao estudante utilizar-se autonomamente dos códigos para expressar-se, interagir e compreender o mundo e ser compreendido pelo outro. Para sistematizar as intenções pedagógicas entendidas nestas orientações curriculares referentes à alfabetização e ao letramento, o 2 Ciclo, o processo de ensino e aprendizagem se organiza em torno dos eixos articuladores: Linguagens no contexto sociocultural;
  4. 4. Processos de Representação e prática; Apropriação do sistema de representação de diferentes formas de linguagem no contexto sociocultural; Formação sociocultural nas diferentes linguagens. Assim, no 2 ciclo, o processo de ensino e de aprendizagem da língua deve focalizar, sobretudo, o desenvolvimento das capacidades de interação pela leitura, pela escrita e pela oralidade que valorizem o conhecimentos e vivências trazidos pelos alunos e promovam um contato organizados e constante com os diferentes gêneros discursivos que circulam socialmente.
  5. 5. O ensino de língua portuguesa deve ter o objetivo de promover a reflexão sobre a funcionamento da linguagem, indispensável para o desenvolvimento da capacidade discursiva do estudante. O aluno deve ler e escrever com autonomia: reconhecer e produzir diferentes gêneros discursivos, adequando-os às situações comunicativas; reconhecer e respeitar as propriedades linguísticas; identificar recursos linguístico-discursivos; desenvolver a argumentação oral e escrita como forma de participação social.
  6. 6. Em arte, a construção do conhecimento se dá a partir da prática reflexiva sobre o objeto artístico. Partir das linguagens artísticas (Artes) cênicas, artes visuais, dança e música) e das manifestações culturais em âmbito local e global) iniciadas no 1 Ciclo e retomar e (re)significar no 2 Ciclo. Parodia
  7. 7. Promover momentos de problematização e reflexão que permitam uma sistematização mais elaborada acerca dos elementos da cultura corporal de movimento ( jogos, dança, ginástica, lutas, esporte e conhecimento sobre o corpo). Corrida natação
  8. 8. Iniciar os estudantes no conhecimento da língua estrangeira e,dessa forma, oportunizar a aprendizagem dos códigos pertinentes para a produção e leitura dos textos que circulam socialmente.
  9. 9. Ciências da Natureza e Matemática no 2 Ciclo de Formação Humana. No segundo Ciclo, a organização do pensamento do pré-adolescente (nove a onze anos) marcada pela transição entre a infância e a adolescência, traz consigo um repertório de ideias e imagens mais elaboradas, se comparado com o seu desenvolvimento no 1 Ciclo. Nessa perspectiva, na Área de Ciências da Natureza e Matemática, o processo de Alfabetização e Letramento científico é ampliado a partir do contexto e das vivências e experiências dos estudantes que utilizam as linguagens e as tecnologias como forma de comunicação e interação local e global.
  10. 10. O ensino das ciências mediante ação dialógica, argumentativa e a problematização de situações incentiva pesquisar, observar, contar, classificar, comparar, estabelecer relações, localizar e movimentar-se considerando diferentes pontos de referências. Nesse processo é imprescindível observar e compreender a forma pela qual o (a) estudante organiza os esquemas conceituais ou imagens, flexibiliza e amplia o saber ao lidar com as informações e constrói novos conhecimentos.
  11. 11. Compreender-se como ser humano que interage com seus pares e com o meio físico-quimíco-biológico-sociocultural, capaz de promover transformações na comunidade em que vive. Desenvolver potencialidades para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos, os conceitos e procedimentos que enfatizam atitudes inerentes à área científica, de forma a ampliar o conhecimento para a solução de problemas do cotidiano. Reconhecer e valorizar hábitos saudáveis, evitando desperdícios e riscos a saúde pessoal e ao ambiente. Levantar hipóteses, simular situações e prever resultados sobre as situações do cotidiano,por meio da observação e da experimentação e do debate.
  12. 12. No 2 Ciclo, as características do estudantes pré-adolescente já apresenta possibilidades para desenvolver noções sobre conceitos científicos. Espera-se assim que compreenda e reflita sobre situações, temas, problemas e objeto estudo que transcendam seu cotidiano por meio da comparação entre diferentes tempos históricos e espaços geográficos materializados em paisagens, lugares, regiões e territórios.
  13. 13. 1 - A construção do conhecimento regional, ou seja, da História e da Geografia de Mato Grosso. 2 - A consolidação do processo de alfabetização cartográfica, iniciado no 1 Ciclo. 3 - E o desenvolvimento das noções de ética e cidadania evidenciadas por meio das atitudes e ações. Os conhecimentos históricos e geográficos devem ser compreendidos em diferentes escalas geográficas: Regional- estado de Mato Grosso- Nacional e Global em diferentes temporalidades, promovendo a compreensão ampla e crítica sobre a realidade, instigando posicionamentos propositivos perante questões relativas à condição de vida da coletividade ao meio ambiente e as noções de ética e cidadania.
  14. 14. O conhecimento de diferentes grupos sociais em diferentes tempos, tendo como realidade espacial a cidade, a região e o Estado possibilita a percepção de que a cidade, a região e o Estado têm sua identidade, suas manifestações culturais e regionais e o conhecimento sobre a história e cultura afro-descedentes e a história e cultura indígena brasileira.
  15. 15. No 1 Ciclo o estudante vivência atividade como mapeador, entre 8 e 11 anos, aproximadamente, ele já consegue considerar o ponto de vista do outro, colocando à sua frente. Além da Alfabetização cartográfica, é importante ressaltar que o ensino de conteúdos de Geografia,Física deve ser realizado por meio de técnicas que enfatizem a construção dos conceitos, ultrapassando a fase da memorização e conduzindo e conduzindo o estudante a atribuir significados e a entender os processos que ocorrem no ambiente físico.
  16. 16. As religiosidades podem se expressar em religiões, compreendidos em seus mitos, ritos e significados. É necessário que o estudante do 2 Ciclo compreenda a religião como um fenômeno essencialmente humano que se traduz por atitudes e costumes características, representados socialmente pelas simbologias religiosas e as manifestações culturais. A nossa homenagem a cultura de Mato Grosso e a vocês queridos alunos desta jornada da educação, com a música Pixé! Compositor: Moisés Martins. Vídeo: Música Pixé,Cantor Henrique , Claudinho e Pescuma!

×