Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2

6,630 views
6,171 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
6,630
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2

  1. 1. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.htmlRESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda 2010-2
  2. 2. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2A FOTOGRAFIA E AS IDENTIDADES – UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS INDIVÍDUOSAluna: BARBOZA, Tamirys.Orientador: FELICIANO, Luiz A. RESUMOA presente pesquisa aborda o papel da fotografia na construção do sujeito: como elapode exercer influência na forma de pensar e agir de cada um? Utilizando o públicofeminino adolescente como foco do trabalho, se investiga alguns dos elementos-chave presentes neste processo, com o propósito de entender a significação desseselementos para as jovens, nessa fase de descobertas e experimentações. Asociedade, a cultura, as músicas, a moda, os relacionamentos interpessoais sãoobservados como pontos de referência que agem diretamente na identidade dessaparcela da sociedade tão explorada no século XXI. A fotografia aparece, nesseponto, como um espelho para o corpo a ser construído. Ela parece conter toda acultura de uma sociedade, que, automaticamente, se reflete no seu espectador e seincorpora às suas subjetividades. Podem-se perceber sinais da identidade que oindivíduo construiu ao se observar o seu corpo, o seu jeito de andar, as suas roupasou o seu corte de cabelo. Isso tudo carrega características do grupo social ao qual oindivíduo pertence e convive. Para fazer uma análise mais detalhada da construçãodessa subjetividade, a Revista Capricho foi escolhida por ser direcionadaexatamente para o público da pesquisa – o público jovem feminino. A análisedetalhada das fotografias produzidas para esse segmento possibilita entender umpouco mais os sujeitos que se constroem a partir dessas imagens.Palavras-chave: Fotografia, subjetividade, corpo, adolescente, Revista Capricho.
  3. 3. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 MERCHANDISING EM TELENOVELA: O CASE NATURAAluno: COUTO, Alexis A.Orientador: NERY, Sarah N. S. RESUMOEste trabalho trata de merchandising, técnica usada de maneiras distintas no meiopublicitário. Anteriormente, associada a ações no ponto-de-venda, mas, em geral,entende-se que o conceito extrapola tais limites, sendo aproveitado em diferentessituações, como é o caso do nosso objeto de estudo: o merchandising emtelenovela. Através da coleta de dados técnicos de filósofos, teóricos, teremos asfundamentações necessárias para estudar com detalhes as características dasinserções da técnica. Escolhida a empresa “Natura”, pois as inserções demerchandising dessa empresa mostram a telenovela funcionando como um canalsegmentado a fim de se chegar ao público específico. As análises são feitas atravésdos vídeos que foram coletados no You Tube (site de conteúdo multimídia). Oprograma está inserido na programação da televisão e atinge a todos os públicos,isto é, a grande massa. O que de fato torna o meio segmentado, são ospersonagens que compõem os contextos ficcionais, esses são referências para umaparte segmentada do público. Veremos que a marca busca um personagem quepossui a identificação do público e, através dele, fazer a inserção.Palavras-chave: Merchandising; Televisão, Telenovela.
  4. 4. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 MULHER CENÁRIO OU CONSUMIDORA?Aluna: PAIXÃO, Ana Biatriz B. S.Orientador: HELLER, Reginaldo J. RESUMOEste trabalho discorre sobre os anúncios de automóveis veiculados nas revistasdirecionadas ao gênero feminino, onde a mulher, por vezes, é retratada comocenário nas peças publicitárias. Descrevemos como o mercado automotivo no Brasile no mundo vem mudando a forma de tratamento ao público feminino, baseado nopotencial de compra e influência da mulher contemporânea. Discorremos aindasobre a forma que a mulher tem se destacado, mostrando o que ela procura numproduto e mesmo na publicidade.Palavras-chave: anúncios, revista, mulher, publicidade, carros, montadoras, cenário.
  5. 5. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 BRANDING DIGITAL: A GESTÃO DE MARCA NA INTERNET COMO FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO E INTERAÇÃO COM OS CONSUMIDORESAluno: GUSMÃO, Bruno dos Reis.Orientador: CHAVES, Sarah N. S. RESUMOEsta monografia tem como objetivo mostrar como a internet influenciou a mudançaatual da atuação da propaganda, e a relação dos consumidores com as marcas nainternet. O estudo aborda o gerenciamento de marca da empresa Camiseteria nainternet, mais precisamente em redes sociais, além da análise da atuação daempresa nos meios digitais, a reação e opinião de seus clientes, e o feedback queempresas podem obter investindo em mídias sociais.Palavras-chave: Branding, Camiseteria, Internet, Marca e Redes Sociais.
  6. 6. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO 2º CD E DIVULGAÇÃO DA BANDA D´HANKS NA REGIÃO SUL FLUMINENSEAlunos: ELLER, Priscilla dos Santos; PENA, Marcela Cristina Silva; SALGUEIRO,Ygor Rorigues.Orientador: SILVA, Marcus Augusto S. RESUMOO trabalho a seguir tem como objetivo tratar a música como objeto de estudo, poisela está muito presente na cultura brasileira. A escolha pela Banda D’Hanks se deupelo fato da mesma não ser constantemente divulgada na mídia, apesar de já atuarno mercado musical. A oportunidade do trabalho se dá pelo fato da banda D’Hanksnão ter se lançado oficialmente no mercado musical Sul Fluminense, por não teruma campanha de divulgação do seu segundo CD e não conter um manual deidentidade visual que possa ser utilizado para dar visibilidade a banda. Com isso,estaremos fortalecendo e impactando por meio uma campanha publicitária com focomercadológico marca D’Hanks para despertar o interesse do público.Palavras-chave: música sul fluminese, campanha promocional, divulgação, bandaD’Hanks.
  7. 7. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE LEITE MATERNO NA CIDADE DE VOLTA REDONDAAlunos: ANDRADE, Diogo; MEDINA, Diliane; SIMÕES, Katia.Orientador: SILVA, Marcus Augusto S. RESUMOO presente estudo trata-se de uma campanha institucional para o Banco de LeiteHumano de Volta Redonda, cujo objetivo é incentivar a doação de leite materno emVolta Redonda.Atualmente, o número médio de doadoras não atende à necessidade do Banco deLeite Humano de Volta Redonda, fazendo com que os recém-nascidos tenham quese alimentar do leite artificial, que não possui os mesmos benefícios para odesenvolvimento e a saúde do bebê.Através desse estudo identificamos os problemas que deveriam ser resolvidos pelacomunicação, são eles: diminuir o déficit no número de doações, e informar osprofissionais de saúde sobre o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano, a fimde que eles incentivem também a doação.Palavras-chave: Banco de Leite Humano, campanha institucional, doação, leitematerno.
  8. 8. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 QUEM TEM MEDO DE MERCHANDISING? A HIPEREXPOSIÇÃO DAS MARCAS NO BIG BROTHER BRASIL 10Aluno: ALMEIDA, João Paulo Curti da Silva.Orientador: CHAVES, Sarah N. S. RESUMOEste trabalho foi realizado com o intuito de conceituar o que é merchandisingeditorial, visando o aumento da visibilidade de produtos e marcas, além de apontarcaracterísticas próprias do formato reality show e por fim analisar as diferentesformas de inserções publicitárias na décima edição do programa Big Brother Brasil.Podemos observar a cada dia o aumento da quantidade de reality shows existentesnas grades de programações da televisão brasileira, e a permanência de umfenômeno de audiência, que vem causando espanto até mesmo aos mais céticos,pelo seu longo tempo no ar, estando em sua décima edição este ano. Com umformato que permite inúmeras possibilidades de observação e interpretação, estrelamaior dos reality shows, o Big Brother Brasil torna-se um programa com ingredientesquase infalíveis para atingir o sucesso, principalmente comercial, tendo em vista aforte procura dos anunciantes pelo programa e de grandes estruturas demerchandising possibilitando a hiperexposição das marcas.Palavras-chave: Merchandising editorial; reality show; Big Brother Brasil; hiperexposição.
  9. 9. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 AS REDES SOCIAIS COMO NOVO ESPAÇO PARA A PUBLICIDADE: ESTUDO DE CASO DA MARCA SKOLAluna: INACIO, Mariana Machado.Orientador: FELICIANO, Luiz Antonio. RESUMOA Internet surgiu para finalidades militares na Guerra Fria. Com a evolução datecnologia, ela foi se adaptando às necessidades das pessoas e a cada dia foramsurgindo novas novidades. A publicidade foi entrando na rede, com as empresasconstruindo seu site, patrocinando banners em outros sites, e com isso fortalecendosua marca no novo meio de comunicação e informação das pessoas. Com oadvento da Web 2.0, surgiram as redes sociais, que são rede de interação entre osusuários na Internet. As principais redes utilizadas hoje em dia são o Orkut,Facebook, Twitter e YouTube. Com o constante aumento de número de usuários esua rapidez em espalhar informações e notícias, as empresas descobriram essasredes para divulgar sua marca, trocar informações, receber opiniões e criar um laçomais estreito com seu consumidor. Essa foi uma nova forma de fazerem publicidade,como a Skol que trabalha constantemente nas mídias sociais. O presente trabalhoteve como proposição mostrar que as redes sociais se tornaram fortes meios decomunicação das empresas com seu público.Palavras-chave: Internet; Web 2.0; redes sociais; publicidade; empresas.
  10. 10. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 OS GÊNEROS MUSICAIS DAS TRILHAS SONORAS NOS COMERCIAIS DE AUTOMÓVEISAluno: LOUREIRO JR., Samuel José.Orientador: SILVA, Heitor da Luz. RESUMONosso estudo busca mostrar como alguns hits da indústria fonográfica têm sidousados nos comerciais de automóveis no Brasil, observando a recorrência degêneros musicais como o rock clássico, no diálogo com o público-alvo da campanha.O estudo aborda questões como o gosto musical, o afeto, a experiência e o ritmo,além de observar os parâmetros de segmentação social e status econômico atravésdos gêneros musicais.Palavras-chave: Gêneros, hits, música, trilhas, comerciais.
  11. 11. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO 2º CD E DIVULGAÇÃO DA BANDA D´HANKS NA REGIÃO SUL FLUMINENSEAlunos: AMÂNCIO, Sueleny A.; SILVA, Thiago de O. S.; SILVEIRA, Ana Gabriela M. M.Orientador: SILVA, Marcus Augusto S. RESUMOO trabalho desenvolvido trata de uma campanha mercadológica que visareposicionar o salão de beleza “Studio My Hair”, no mercado de Volta Redonda. Aescolha em desenvolver uma campanha para o “Studio My Hair” se dá pelo fatodeste salão oferecer serviços de qualidade, porém, utilizar com pouca freqüênciadivulgações em canais de comunicação. Por meio deste estudo, identificamos suasreais oportunidades e ameaças que devem ser solucionadas por meio de umacomunicação eficaz, a fim de gerar fortalecimento de imagem do salão de beleza“Studio My Hair” e dessa forma, não só fidelizar seus clientes, como também,prospectar novos.Palavras-chave: estética, reposicionamento, campanha de divulgação, salão debeleza Studio My Hair.
  12. 12. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 MARKETING VIRAL NA INTERNETAluno: MENEZES, Felipe.Orientador: FELICIANO, Luiz A. RESUMOAs modificações ocorridas no mercado pós-internet têm obrigado as organizações areavaliarem a maneira de organizar seus negócios e seu marketing para alcançarobjetivos mercadológicos. As empresas adotaram a Internet como instrumento detrabalho de forma parecida, o que mais as motivou foi o consumidor, seguido damodernidade e concorrência. O produto, o preço e a distribuição não preocupamessas empresas, ao contrário da comunicação. É notável que a maior intençãodestas organizações seja atrair, e se relacionar com os clientes. O marketing surgepara acrescentar meios na atração da marca e seus produtos, seu uso vem sendoutilizado para fortalecer a imagem e gestão das marcas. No caso do marketing viral,o consumidor passa de cliente a colaborador, transmitindo o teor a grupos decontatos, redes sociais e amigos. O consumidor compartilha essas mensagensengraçadas, interativas, conteúdos informativos que para o anunciante se torna umapossibilidade rica e rápida de explorar mensagens elaboradas, aumentando alembrança da marca para o cliente. Este trabalho tem como proposta descobrir deque maneira as empresas estão conseguindo atingir seu público com estaferramenta de comunicação.Palavras-chave: Marketing Viral; YouTube; Internet; Marcas; Comunicação.
  13. 13. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 A INTERTEXTUALIDADE NOS ANÚNCIOS DA BONBRILAluno: TORRES, Letícia AlvarengaOrientador: CARVALHO, Maria Amália S. Rocha de RESUMOEste trabalho tem o objetivo analisar e classificar a intertextualidade nos anúncios daBombril constatando a importância da intertextualidade no texto publicitário. Para tal,fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre texto e discurso, intertextualidade e textopublicitário embasados em autores como Koch e Elias, Citelli, Bertomeu, Hoff eGabrielli e outros. Para a análise do corpus selecionamos três anúncios do produtolã de aço Bombril veiculados na mídia impressa.Palavras-chave: Texto e discurso, intertextualidade, texto publicitário.
  14. 14. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 LOVEMARKS E A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO DE AMOR NA MARCA SKOLAluna: PRADO, Gabrielle.Orientadora: CHAVES, Sarah N. S. RESUMOCom as mudança comportamentais do consumidor no século XXI foi necessário queo mercado se adaptasse rapidamente para suprir as necessidades apresentadas. Oconsumidor passou a ser mais emocional que racional, desse fenômenocomportamental surgiu uma nova forma de relação das marcas com os seusconsumidores, uma forma que envolve a criação de uma relação de Amor entre osdois, que se baseia basicamente em respeito, mistério, sensualidade e intimidade.Aprofundando a antiga relação que se mantinha até então e conquistando apreferência, a confiança e a credibilidade. Essa nova relação do marketing com oconsumidor recebe o nome de Lovemarks, onde a marca passa a viver para o seuconsumidor com o objetivo de que o consumidor viva a sua marca, como emqualquer relação inicia-se a relação de troca entre os dois. No nosso caso,apresentamos como a marca de cerveja Skol construiu sua imagem com seusconsumidores tornando-se uma Lovemarks, e apresentamos um estudo de casoonde confirma o posicionamento da marca no mercado.Palavras-chave: Marketing; Lovermarks; Skol; economia afetiva; Marca.
  15. 15. Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Publicidade e Propaganda / 2010-2 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: ANÁLISE DE CASO WALMART BRASILAluna: VILELA, Maíra.Orientador: CHAVES, Sarah N. S. RESUMODevido às produções em larga escala que se iniciou em meados do século XX, abiodiversidade e os recursos naturais do planeta poderão se esgotar em algumasdécadas. Sendo que, muitos destes e outros problemas socioambientais, foramproduzidos pelas atividades de produção e consumo dos seres humanos, assimcomo das empresas. Alguns fatores como as mudanças culturais dos meios decomunicação, tornaram os consumidores mais conscientes e rígidos sobre umcomportamento responsável das organizações. Sendo assim, as comunicaçõesestratégicas empresariais passaram a tratar do cuidado com o meio ambiente, comos funcionários e a população, o que gerou resultados satisfatórios nos negócios.Nesse contexto, o presente estudo tratará do tema Responsabilidade Social aplicadonas empresas e, como objeto de investigação, teremos o Walmart, maior redevarejista do planeta, que decidiu liderar uma série de iniciativas sustentáveis compropósito estratégico de negócio, provando que é possível melhorar a economia e,ainda, beneficiar a sociedade e o planeta. Por estas e outras, que comprovamos quea Responsabilidade Social Empresarial (RSE) não é somente tendência, énecessidade.Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Desenvolvimento Sustentável;Walmart Brasil; Comportamento do consumidor e Comunicação.

×