Problemas da atmosfera[1]

7,148 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
7,148
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
50
Actions
Shares
0
Downloads
112
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Problemas da atmosfera[1]

  1. 1. Poluição atmosférica Trabalho realizado pela aluna Bianca Santos do 9ºB nº5 no âmbito da disciplina de Geografia
  2. 2. O que é?  É uma poluição causada pelo lançamento na atmosfera de substâncias ou energias que têm uma acção nociva, pondo em perigo a saúde do ser Humano e prejudicando os recursos biológicos e os ecossistemas.
  3. 3. Quais são? Smog Chuvas ácidas Efeito de estufa Destruição da camada de ozono
  4. 4. Smog  O que é?  Causas  Consequências
  5. 5. O que é?  Nevoeiro espesso e amarelado que se forma sobre uma cidade devido à conjugação da poluição industrial com fortes nevoeiros, em que as poeiras actuam como núcleos de condensação .
  6. 6. Causas  O smog é formado quando há a condensação de vapor de água, em associação com as poeiras, fumos e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar.
  7. 7. Consequências  Asmas, bronquites e outros problemas respiratórios.  Problemas cardíacos. Acréscimo da mortalidade.  A diminuição da visibilidade pode chegar a prejudicar a aviação
  8. 8. Chuvas ácidas  O que são?  Causas  Consequências
  9. 9. O que são?  As chuvas ácidas são chuvas que contêm poluentes que, quando dissolvidos, lhes conferem um pH ácido normalmente inferior a 5
  10. 10. Causas  A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.
  11. 11. Consequências  As chuvas ácidas danificam os monumentos de pedra.  Destrói/queima florestas e a vida que nela existe  Torna os solos ácidos, arruína a vegetação e aumenta a erosão.  Intoxica os cursos de água.  Infecta lagos e rios tornando impossível a vida  Contamina os aquíferos (e nascentes) e a água contaminada, quando engolida, provoca problemas de saúde e até do sistema nervoso.
  12. 12. Efeito de estufa  O que é?  Causas  Consequências
  13. 13. O que é?  O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
  14. 14. Causas  Os gases de estufa (vapor de água, dióxido de carbono, ozono, CFC's) devolvem a energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície mantém-se aquecida ou menos sobreaquecida se o grau de poluição for elevado. Não há perdas de energia para as camadas mais elevadas da atmosfera.
  15. 15. Consequências  Fusão dos gelos, neves perpétuas e das calotes polares.  Subida dos oceanos e submersão de regiões litorais.  Modificações no regime das precipitações e no ciclo natural da água.  Alterações climáticas.  Avanço dos desertos.  Escassez de alimentos. Entre outras
  16. 16. Destruição da camada de ozono  O que é?  Causas  Consequências
  17. 17. O que é?  A camada de ozono localiza-se na estratosfera, entre 16 e 30 quilómetros de altitude. Com cerca de 20 km de espessura, contém aproximadamente 90% do ozono atmosférico. Os gases na camada de ozono são tão rarefeitos que, se comprimidos à pressão atmosférica ao nível do mar, sua espessura não seria maior que alguns milímetros. Este gás é produzido nas baixas latitudes, migrando directamente para as altas latitudes. As radiações electromagnéticas emitidas pelo Sol trazem energia para a Terra, entre as quais a radiação infravermelha, a luz visível e um misto de radiações e partículas, muitas destas nocivas.
  18. 18. Causas Fontes emissoras de CFC's 3% Esterilização 36% 30% Ar condicionado e produtos de refrigeração Produtos com espumas sintécticas 14% Aerossóis 12% 5%
  19. 19. Consequências Atrofia e raquitismo Problemas Diminuição Cancro da pele para ser das defesas humano imunológicas Deformações
  20. 20. Conclusões  Pudemos observar durante a apresentação que todas os problemas da atmosfera são prejudiciais à vida do ser Humano.  Devemos poluir menos e cuidar mais…
  21. 21. Fim Espero que tenha gostado…

×