Sistemas operacionais

1,643 views
1,529 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,643
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
725
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sistemas operacionais

  1. 1. Professor Aron Sporkens
  2. 2. Conteúdo Definição Interfaces Funções Tipos Gerenciamento de memória (swap) Histórico Imagens Exemplos de utilização
  3. 3. Definição O Sistema Operacional é um software (programa) que gerencia os recursos do computador (hardware e software), controla o fluxo das informações e faz a interface (comunicação) com o usuário.
  4. 4. Interface É o termo usado para representar a comunicação entre o usuário e o computador (hardware + software). Existem dois tipos de interface: Linha de comando Gráfica
  5. 5. Interface – Linha de comando É uma comunicação menos amigável, pois existe somente os códigos e não há imagens, podendo dificultar para usuário que não estejam acostumados.
  6. 6. Interface - Gráfica É uma comunicação extremamente amigável, onde qualquer usuário sente-se confortável para utilizar, mesmo com pouco conhecimento, pois há várias imagens e cores, permitindoque o mesmo assimile melhor o que vê.
  7. 7. FunçõesGerenciamento de hardware Ex: Monitora o funcionamento de todo os componentes do computador, como placas, memória, HD, leitor/gravador de CD/DVD.Gerenciamento de software Ex: Monitora o funcionamento de todos os programas, controla a quantidade de memória alocada para cada um, etc.
  8. 8. FunçõesControle do fluxo de informações Ex: Controla as informações que entram e saem do computador, como o acesso a Internet por exemplo.Comunicação com o usuário (interface) Ex: São as telas que nos orientam durante a utilização do computador, facilitando o acesso por qualquer pessoa.
  9. 9. Tipos Sistemas monoprogramáveis / monotarefa O processador, memória e periféricos permanecem dedicados a execução de um único programa.Ex: Enquanto um programa espera para receber um dado(digitação por exemplo), o processador, a memória e osperiféricos ficam ociosos, ou seja, esperando por uma respostapara continuar o serviço.
  10. 10. Tipos Sistemas multiprogramáveis / multitarefaO processador, memória e periféricos podem executar mais de um programa “ao mesmo tempo”.Ex: Enquanto um programa está recebendo dados (digitação porexemplo), o processador, a memória e os periféricos podem estarexecutando outras coisas, aumentando a produtividade eeficiência do sistema.
  11. 11. Tipos Sistemas multiprocessados Sistema Batch Sistema de tempo compartilhado Sistema de tempo real Sistema fortemente acoplado Sistema simétrico Sistema assimétrico
  12. 12. Gerenciamento de memóriaQuando existem vários processos sendo executados, osmesmos estão alocados na memória RAM. Quando amemória RAM fica sobrecarregada, é feito um rodíziode processos. Assim, os processos que estão parados ousendo menos utilizados são realocados para o HD paraque a memória consiga “segurar” os outros processos.Assim que a memória RAM liberar espaço, osprocessos que estavam no HD voltam para ela.
  13. 13. Gerenciamento de memória
  14. 14. Gerenciamento de memória
  15. 15. Gerenciamento de memória
  16. 16. Imagens Sistema Operacional Unix
  17. 17. Sistema OperacionalImagens Windows XP - Microsoft
  18. 18. Sistema Operacional MacImagens OS X - Apple
  19. 19. Sistema Operacional Windows Me (MillenniumImagens Edition) - Microsoft
  20. 20. Sistema Operacional Linux –Imagens Distribuição Debian
  21. 21. Sistema Operacional LinuxImagens – Distribuição Ubuntu (baseada no Debian)
  22. 22. Sistema Operacional LinuxImagens – Distribuição RedHat
  23. 23. Exemplos de utilização Computadores pessoais Mainframes Celulares Palm’s Aparelhos eletrônicos Etc.

×