Dicas práticas de como aumentarsua taxa de conversãoAlexandre SonciniDiretor de vendas e marketingalexandre.soncini@vtex.c...
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
Uma crítica ao mercadoFalta deplanejamentoGuerra depreçosFrete grátisInvestimentodesordenadoem CPC
Margens x custos – Os desafios do e-commerce atualPesquisa realizada com alguns clientes VTEX:1. Marketing e Impostos2. Ga...
ROI = Vendido / InvestidoExemplo:Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google AdwordsInvestido = R$ 10.000,00ROI ...
Como aumentar a margem de contribuição?MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)Analisando as depesas variáveis (DV):•...
Mais um conceito importante:Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100Exemplo:Pedidos aprovados = 8.000Vis...
O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPCCPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30Hoje 0,60...
Legal, mas como aumentarminha taxa de conversão?
Como aumentar minha taxa de conversão?DeforaparadentroOtimizandoascampanhasdemarketingDentrodalojavirtualInovando emelhora...
Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br
10% de desconto na primeira compra – petlove.com.br
Cadastro de produtos – Navegação – drill.com.br
Detalhes das fotos na vitrine – netmall.com.br
Foto 360 graus – rihappy.com.br
Adicionar ao carrinho sem sair da página de vitrine – meuamigopet.com.br
Ação Konami Code – Buzz nas redes sociais – uzgames.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Vitrine segmentada – rihappy.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
Lembrete e assinatura de ração – petlove.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Provador Virtual – flaminga.com.br
Filtros de busca inteligentes – lojaonlinenokia.com.br
Catálogo Digital – tvz.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Monte sua pulseira – vivara.com.br
Abandono de carrinho– walmart.com.br
36Faça teste A/BA B
Vitrine – Quantidade e botões37A B• + 88% de conversão• tela com mais produtos• dois botões (quick view eorder now)
Vitrine – Fotos dos produtos38A B• + 44% de conversão• + 67% do tíquete médio• fotos com modelosdemonstrando o uso
Caixa de busca39A B• + 20% de uso da busca• diagramação e informaçõesdiferentes
Banners40A B• + 13% em vendas• menos imagens nos banners
Full-banner41A B• + 30% de cliques• fundo escuro com maisdestaque para o perfil depúblico-alvo do produto
Checkout - Pagamento42A B• + 20% de conversão• mudança do texto do botão eadição da imagem desegurança
Obrigado!Alexandre SonciniDiretor de vendas e marketingalexandre.soncini@vtex.com.br
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VTEX Day 2013 - Dicas práticas para aumentar a conversão das lojas virtuais

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Palestra realizada no VTEX Day 2013 em 22/05/2013 com exemplos de clientes que utilizam a plataforma de e-commerce da VTEX com dicas práticas de como aumentar a conversão das lojas virtuais.

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VTEX Day 2013 - Dicas práticas para aumentar a conversão das lojas virtuais

  1. 1. Dicas práticas de como aumentarsua taxa de conversãoAlexandre SonciniDiretor de vendas e marketingalexandre.soncini@vtex.com.br
  2. 2. Margens x custos – Os desafios do e-commerce atual
  3. 3. Uma crítica ao mercadoFalta deplanejamentoGuerra depreçosFrete grátisInvestimentodesordenadoem CPC
  4. 4. Margens x custos – Os desafios do e-commerce atualPesquisa realizada com alguns clientes VTEX:1. Marketing e Impostos2. Gateway + Adquirentes/Bancos, Fulfillment e Conta Frete3. Plataforma4. Fraude
  5. 5. ROI = Vendido / InvestidoExemplo:Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google AdwordsInvestido = R$ 10.000,00ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10Isso também pode ser visto de outra maneira.ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamentoROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamentoROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamentoA importância do ROI no e-commerce
  6. 6. Como aumentar a margem de contribuição?MC (margem de contribuição) = PV – (CMV + DV)Analisando as depesas variáveis (DV):• Impostos e fraude – não temos como reduzir• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume devendas (ou do tempo de relacionamento)• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…• Marketing – aumentando o ROI
  7. 7. Mais um conceito importante:Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100Exemplo:Pedidos aprovados = 8.000Visitantes = 400.000Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%Taxa de conversão
  8. 8. O cenário do e-commerce atual – Aumento do CPCCPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
  9. 9. Legal, mas como aumentarminha taxa de conversão?
  10. 10. Como aumentar minha taxa de conversão?DeforaparadentroOtimizandoascampanhasdemarketingDentrodalojavirtualInovando emelhorandoausabilidadeda lojaOperaçãocomoumtodoOferecendouma melhorexperiênciado usuário
  11. 11. Captação de e-mail – Sempre ofereça algo em troca – mariapresenteira.com.br
  12. 12. 10% de desconto na primeira compra – petlove.com.br
  13. 13. Cadastro de produtos – Navegação – drill.com.br
  14. 14. Detalhes das fotos na vitrine – netmall.com.br
  15. 15. Foto 360 graus – rihappy.com.br
  16. 16. Adicionar ao carrinho sem sair da página de vitrine – meuamigopet.com.br
  17. 17. Ação Konami Code – Buzz nas redes sociais – uzgames.com.br
  18. 18. Vitrine segmentada – rihappy.com.br
  19. 19. Vitrine segmentada – rihappy.com.br
  20. 20. Vitrine segmentada – rihappy.com.br
  21. 21. Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
  22. 22. Demonstre segurança – skinceuticals.com.br
  23. 23. Lembrete e assinatura de ração – petlove.com.br
  24. 24. Provador Virtual – flaminga.com.br
  25. 25. Provador Virtual – flaminga.com.br
  26. 26. Provador Virtual – flaminga.com.br
  27. 27. Provador Virtual – flaminga.com.br
  28. 28. Provador Virtual – flaminga.com.br
  29. 29. Provador Virtual – flaminga.com.br
  30. 30. Filtros de busca inteligentes – lojaonlinenokia.com.br
  31. 31. Catálogo Digital – tvz.com.br
  32. 32. Monte sua pulseira – vivara.com.br
  33. 33. Monte sua pulseira – vivara.com.br
  34. 34. Monte sua pulseira – vivara.com.br
  35. 35. Abandono de carrinho– walmart.com.br
  36. 36. 36Faça teste A/BA B
  37. 37. Vitrine – Quantidade e botões37A B• + 88% de conversão• tela com mais produtos• dois botões (quick view eorder now)
  38. 38. Vitrine – Fotos dos produtos38A B• + 44% de conversão• + 67% do tíquete médio• fotos com modelosdemonstrando o uso
  39. 39. Caixa de busca39A B• + 20% de uso da busca• diagramação e informaçõesdiferentes
  40. 40. Banners40A B• + 13% em vendas• menos imagens nos banners
  41. 41. Full-banner41A B• + 30% de cliques• fundo escuro com maisdestaque para o perfil depúblico-alvo do produto
  42. 42. Checkout - Pagamento42A B• + 20% de conversão• mudança do texto do botão eadição da imagem desegurança
  43. 43. Obrigado!Alexandre SonciniDiretor de vendas e marketingalexandre.soncini@vtex.com.br

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