Aerossolterapia

12,929 views
12,303 views

Published on

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
12,929
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
181
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aerossolterapia

  1. 1. Professor : AlexandreProfessor : Alexandre AEROSSOLTERAPIA
  2. 2. Conceito:Conceito:  É a administração de pequenas partículas de água em oxigênio ou ar comprimido, com ou sem medicação nas vias aéreas superiores.
  3. 3. Finalidade:Finalidade:  - Alívio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos; - Umidificação - para tratar ou evitar desidratação excessiva da mucosa das vias aéreas; - Fluidificação - para facilitar a remoção das secreções viscosas e densas; - Administração de mucolíticos - para obter a atenuação ou resolução de espasmos brônquicos; - Administração de corticosteróides - ação antiinflamatória e anti-exsudativa; - Administração dos agentes anti-espumantes - nos casos de edema agudo de pulmão.
  4. 4. Indicações:Indicações: - Obstrução inflamatória aguda subglótica ou laríngea; - Afecções inflamatórias agudas e crônicas das vias aéreas; - Sinusites, bronquites, asma brônquica, pneumonias, edema agudo de pulmão e outros; - Pós-operatório.
  5. 5. Cuidados na terapêutica de nebulizaçãoCuidados na terapêutica de nebulização::  - Preparar o material necessário de forma asséptica; - Anotar a freqüência cardíaca antes e após o tratamento (se uso de broncodilatador); - Montar o aparelho regulando o fluxo de O2 ou ar comprimido com 4 a 5 litros por minuto. - Colocar o paciente numa posição confortável, sentado ou semi - fowler (maior expansão diafragmática); - Orientar o paciente que inspire lenta e profundamente pela boca; - Checar na papeleta e anotar o procedimento, reações do paciente e as características das secreções eliminadas; - Orientar o paciente para manter os olhos fechados durante a nebulização se em uso de medicamentos; - Orientar o paciente a lavar o rosto após a nebulização, SOS; - Providenciar a limpeza e desinfecção dos materiais usados (aparelho); - Usar solução nebulizadora ou umidificadora estéril.
  6. 6. Medicação:Medicação:  1- Berotec - Antiasmático e broncodilatador - age sobre os receptadores B-2 adrenergéticos da musculatura brônquica promovendo efeito broncoespasmolítico rápido e de longa duração; tem como efeitos colaterais tremores dos dedos, inquietação, palpitação. 6 a 8 litros Segundo prescrição médica Crianças 1 não exceder 6 gotas Adultos 2 não exceder 8 gotas
  7. 7. 2- Fluimucil - mucolítico - estimula a secreção de surfactante e transporte mucociliar; pode causar broncoconstricção; as ampolas quebradas só podem ser guardadas no refrigerador por um período de 24 horas. acetilcisteína 1- romper a ampola no local indicado, protegendo os dedos para não cortá-los; 2- depositar a dose de Fluimucil® injetável no copo do inalador, podendo utilizar uma seringa para retirar o medicamento da ampola e transportar para o copo. Se for o caso, adicionar outros medicamentos conforme a prescrição médica e adicionar solução fisiológica para completar o volume; 3- realizar a inalação pelo tempo determinado.
  8. 8. 3- Muscosolvan - mucolítico e expectorante - corrige a produção de secreções traqueobrônquicas, reduz sua viscosidade e reativa a função mucociliar; pode causar broncoconstricção e transtornos gastrintestinais. INALACAO: CRIANCAS ABAIXO DE 5 ANOS: 1 A 2 INALAÇÕES/DIA, COM 40 GOTAS. ADULTOS, ADOLESCENTES E CRIANCAS ACIMA DE 5 ANOS: 1 A 2 INALAÇÕES/DIA, COM 40 A 60 GOTAS. CLORIDRATO DE AMBROXOL
  9. 9. ATROVENT atua como broncodilatador (que aumenta a passagem de ar pelos canais do aparelho respiratório). O efeito deste medicamento inicia-se dentro de poucos minutos após a inalação e, dura, em média, de 5 a 6 horas. Adultos, incluindo idosos, e adolescentes acima de 12 anos: 2,0 ml (40 gotas = 0,5 mg) 3 a 4 vezes ao dia. Crianças de 6 - 12 anos: o médico pode adaptar a posologia, mas a dose recomendada é de 1,0 ml (20 gotas = 0,25 mg) 3 a 4 vezes ao dia. Crianças menores de 6 anos: o médico pode adaptar a posologia, mas a dose recomendada é de 0,4 - 1,0 ml (8 - 20 gotas = 0,1 - 0,25 mg) 3 a 4 vezes ao dia. brometo de ipratrópio
  10. 10.  Umidificação ou Vaporização:
  11. 11. Conceito:Conceito:  É um processo terapêutico que distribui água na forma molecular de vapor, associado ou não a medicamentos nas vias aéreas para alivio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos.
  12. 12. Indicações:Indicações:  Idem indicações da nebulização, quando a patologia tratada ou condições do paciente requerem maior umidade e/ou aquecimento do ar inspirado como traqueostomias, respiração bucal em pacientes comatosos ou debilitados, desidratação, pacientes com secreção brônquica espessa, em pós-cirurgias torácicas ou cirurgias onde tenham sido administrados gases secos. A névoa de vapor é normalmente criada por misturas de ar e oxigênio que são quebradas em pequenas bolhas e captam moléculas de água, formando vapor d'água. O aquecimento da água aumenta o vapor produzido; Neste último caso o vapor é produzido sem resfriamento, impedindo maior irritação da mucosa traqueobrônquica. Certos umidificadores já incorporam um aquecedor de imersão no sistema de umidificação (ex. umidificador em cascata)
  13. 13. Cuidados deCuidados de Enfermagem:Enfermagem:  1- Evitar dirigir o jato de vapor diretamente para o rosto do paciente; 2- Evitar correntes de ar (portas, janelas e outros); 3- Dar assistência direta ao paciente durante o procedimento. 4- Durante a vaporização (15') orientar o paciente para manter os olhos fechados; 5- Caso a temperatura esteja elevada, não aplicar a vaporização; 6- Colocar uma tenda no leito (criança) deixando a abertura para a penetração do vapor; 7- Manter o vaporizador a uma distância de 50 cm do leito; 8- Evitar queimaduras pelo vapor e a água quente; 9- Evitar resfriamento súbito, retirando a tenda aos poucos; 10- Trocar a roupa do paciente e da cama (SOS); 11- Oferecer líquidos para o paciente; 12- Registrar o procedimento, anotando as reações se houver.
  14. 14. Medicação:Medicação:  Bicarbonato de sódio, vick vaporub, folhas de eucalipto ou água simples.  Obs: Se houver nebulização, fazer antes da vaporização.

×