Blocos econ micos [modo de compatibilidade]

382 views
311 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
382
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Blocos econ micos [modo de compatibilidade]

  1. 1. Geografia: ROCHA
  2. 2. GlobalizaçãoA globalização é a mundializaçãoda economia capitalista que formao aumento do processo deinterdependência entre governos,empresas e movimentos sociais. sociais.
  3. 3. GlobalizaçãoOrigensSéculo XV e XVI: Mercantilismo; Mercantilismo;Século XVIII: Revolução Industrial;Século XIX e XX: Corporações multinacionais,industriais e financeiras;1929: Queda da bolsa de Nova York;I e II Guerra Mundial;
  4. 4. 1945 - Fim da II Guerra Mundial e inicio da Guerra Fria; 1989 – Fim da Guerra Fria e queda do muro de Berlim; Anos 90 – Revolução tecnológica e neoliberalismo; 2008 – Crise Econômica mundial;
  5. 5. Revolução TecnológicaBaseia-Baseia-se na automatização e narobotização, reduzem asnecessidades de mão-de-obra e mão-de-ampliam a produtividade e nautilização de menos matérias- matérias-primas e energia.Informática, energia.telecomunicações e biotecnologiasão as outras industrias q fazemparte desse revolução. revolução.
  6. 6. Blocos Econômicos RegionaisOutra tendência que ocorre paralelamente aglobalização é a regionalização, com osurgimento de blocos econômicos. econômicos.São agrupamentos de nações reunidas parafacilitar a circulação de mercadorias entresi.Sob a economia globalizada, ajudam asi.abrir as fronteiras das nações ao livrecomércio.comércio.
  7. 7. São classificadas como: como: Área de livre comércio, área em que há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias; alfandegárias; União aduaneira, além de abrir o mercado interno,define regras para o comércio de nações fora do bloco; bloco; Mercado comum, acordo que permite a livre circulação de capitais,serviços e pessoas.; pessoas.; Áreas de tarifa preferencial; preferencial; União econômica monetária, á o acordo em que os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. única.
  8. 8. Blocos Econômicos RegionaisALBA - Alternativa Bolivariana para asAméricasALCA - Área de Livre Comércio dasAméricasAPEC - Asia-Pacific Economic Cooperation Asia-ASEAN - Associação das Nações doSudeste AsiáticoComunidade Andina de Nações
  9. 9. Comunidade Econômica da ÁfricaOcidentalConselho de Cooperação do GolfoMercosul - Mercado Comum do SulNAFTA - North America Free TradeAgreementUnião Européia
  10. 10. NaftaO Tratado Norte-Americano de Livre Norte-Comércio (North American Free TradeAgreement)Agreement) ou NAFTA é um tratadoenvolvendo Canadá, México e EUA e tendoo Chile como associado, numa atmosferade livre comércio, com custo reduzido paratroca de mercadorias entre os três países.O NAFTA entrou em vigor em 1° de 1°janeiro de 1994.Em 1988, os EUA e o Canadá assinaramum Acordo de Liberalização Econômica;
  11. 11. ALCACriada pelo Fórum das Américas, a Área deLivre Comércio das Américas (ALCA), nacidade de Miami, em 1994.O objetivo da ALCA 1994.é criar uma área de livre-troca em todo o livre-continente americano. americano.Embora a sigla trate apenas do fantasioso “livrecomércio”, o alcance da ALCA será bem maior. maior.Na prática, ela visa avançar na totaldesregulamentação das economias latino- latino-americanas e na anulação completa do papeldos estados nacionais. nacionais.
  12. 12. ALCATrata-Trata-se de um projeto estratégico dos EstadosUnidos de consolidação de sua dominaçãosobre a América Latina, por meio da criação deum espaço privilegiado de ampliação de suasfronteiras econômicas. econômicas.Para os defensores deste projeto, a ALCAcriaria o paraíso do consumo, com o fim dequalquer restrição à circulação de mercadorias,serviços e capitais. Com esta falsa propaganda, capitais.procuram seduzir o incautos. incautos.
  13. 13. MERCOSULO MERCOSUL ( Mercado Comum doSul ) foi oficialmente estabelecido emmarço de 1991. Seu principal objetivo 1991.é eliminar as barreiras comerciaisentre os países, aumentando ocomércio entre eles. eles.Outro objetivo é estabelecer tarifazero entre os países e num futuropróximo, uma moeda única. única.
  14. 14. Em sua formação original o bloco eracomposto por quatro países: países:Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ea Venezuela (em 2012). 2012)O MERCOSUL tem como EstadosAssociados Bolívia, Chile (1996), Peru 1996),(2003), Colômbia e Equador (2004). 2003), 2004)Bolívia,Bolívia, Equador, Colômbia e Peruintegram a Comunidade Andina(CAN), bloco com que o MERCOSULtambém firmará um acordo comercial. comercial.
  15. 15. União EuropéiaO processo de unificação daEuropa teve inicio a partir deconsiderações geopolíticas,inserindo-inserindo-se no cenário bipolar daguerra fria. fria.Pós guerra – Plano Marshall; Marshall;1950 – Declaração Schuman; Schuman;1951 - Tratado de Paris, cria-se a cria-Comunidade Européia do Carvãoe do Aço (CECA); (CECA);
  16. 16. 1957 - Tratados de Roma,instituindo a ComunidadeEconômica Européia (CEE); (CEE);1973 – Novos membros sãoincorporados(Grã-Bretanha,incorporados(Grã-Bretanha,Dinamarca e Irlanda do Norte); Norte);1992 – Tratado de Maastricht; Maastricht;
  17. 17. 1995 - Quinze países da UniãoEuropéia e doze países do suldo Mediterrâneo sãoincorporados ao bloco;1999 – Criação do Euro;2004 – Dez novos membros;
  18. 18. União Européia
  19. 19. Tigres AsiaticosO termo Tigres Asiáticos ou QuatroTigres Asiáticos refere-se às economias refere-desenvolvidas:Hong KongCoreia do SulCingapuraTaiwan;Esses territórios e países apresentaramgrandes taxas de crescimento e rápidaindustrialização entre as décadas de 1960 e1990.
  20. 20. ALBAÉ uma proposta de integração diferente. diferente.Coloca ênfase na luta contra a pobreza ea exclusão social, expressando osinteresses dos povos latino-americanos. latino-americanos.A Alba se fundamenta na montagem demecanismos para criar vantagenscooperativas que permitam compensar asassimetrias existentes entre os países dohemisfério, corrigindo as disparidades. disparidades.
  21. 21. PACTO ANDINOFoi criado no ano de 1969 paraintegrar economicamente ospaíses membros. As relações membros.comerciais entre os paísesmembros chegam a valoresimportantes, embora os EstadosUnidos sejam o principal parceiroeconômico do bloco. bloco.
  22. 22. A Associação ASEAN do de Nações SudesteAsiático (ASEAN) Os principais objetivosda ASEAN são acelerar o crescimentoeconômico e fomentar a paz e aestabilidade regionais. regionais.Em 92, os países participantes decidiram 92,transformá-transformá-la em zona de livre-comércio, livre-a ser implantada até 2008, criando uma 2008,zona de comércio livre de modo adesenvolver a competitividade da região,que assim passou a funcionar como umbloco unido. unido.
  23. 23. Os atuais membros da ASEAN são: (por data de adesão)Tailândia (1967)Filipinas (1967)Malásia (1967)Singapura (1967)Indonésia (1967)
  24. 24. Brunei (1984)Vietnã (1995)Myanmar (1997)Laos (1997)Camboja (1999)
  25. 25. APECCooperação Econômica da Ásia e do Pacíficoengloba economias asiáticas, americanas e daOceania.Oceania. Sua formação deveu-se à crescente deveu-interdependência das economias da região daÁsia-Pacífico.Ásia-Pacífico.Criada em 1989, inicialmente apenas como 1989,um fórum de discussão entre países daASEAN e parceiros econômicos da região doPacífico, se tornou um bloco econômico em1993,1993, quando os países se comprometeram atransformar o Pacífico numa área de livrecomércio.comércio.
  26. 26. Os países integrantes da Apec atualmenteformam o grupo economicamente maisdinâmico do mundo, apresenta os maioresvolumes de negócios do planeta. Sãoresponsáveis por cerca de 46% dasexportações mundiais. Desde sua fundação atéo ano de 2008, o comércio da Apec cresceuaproximadamente 395%, superandosignificativamente o resto do mundo. O ProdutoInterno Bruto do bloco triplicou nesse mesmoperíodo. Outro fator economicamenteimportante da Apec é a aproximação dosEstados Unidos com o comércio dos países doPacífico.
  27. 27. OUAFoi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa,Etiópia, através da assinatura da sua Constituiçãopor representantes de 32 governos de paísesafricanos independentes. Sendo substituída pela independentes.União Africana a 09/06/02.Seus principais objetivos 09/06/02.eram:eram:Promover a unidade e solidariedade; solidariedade;Coordenar e intensificar a cooperação entre osestados africanos, no sentido de atingir uma vidamelhor para os povos da África; África;Defender a soberania, integridade territorial eindependência dos estados africanos; africanos;
  28. 28. BRICS
  29. 29. Em economia, BRICS é uma SIGLA que serefere aos paísesmembros fundadores(Brasil, Rússia, Índia,China e à África doSul) que juntosformam um grupopolítico decooperação.
  30. 30. Estão todos em umestágio similar, Existem fortes indicadores de que osdevido ao cinco países do BRICSseu desenvolvimento têm procurado formareconômico. Apesar do um "clube político" ougrupo ainda não ser uma "aliança", e assimum bloco econômuco converter "seu crescenteou uma associação de poder econômico emcomércio formal, uma maior influência geopolítica.”como no casoda União Europeia
  31. 31. BELEZA?ENTÃO SE LIGA!FUI!!!!!!!!!!!!

×