I Guerra Mundial

5,082 views

Published on

Principais aspectos e consequências da I Guerra Mundial.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,082
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
253
Actions
Shares
0
Downloads
197
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

I Guerra Mundial

  1. 1. I Guerra Mundial 1914 - 1918
  2. 2. A Primeira Guerra Mundial foi um conflito da sociedade industrial. Recrutou a ciência e a tecnologia provocando grandes avanços, mas inaugurando o que se poderia chamar de “a era dos massacres”.
  3. 3. ::: Antecedentes ::: Paz Armada: as tensões e rivalidade entre as principais potências do mundo levariam os países a iniciar uma corrida armamentista. O nacionalismo exacerbado, as rivalidades econômicas e o surgimento de uma eficiente indústria bélica reduziram as possibilidades de acordos pacíficos entre as potências. Grupos nacionalistas exaltados glorificavam o conflito e justificavam a guerra como um mecanismo para dominar outros povos.
  4. 4. ::: Antecedentes ::: A derrota na guerra franco-prussiana (Prussia = principal estado alemão, que unificou os Estados Alemães) ficou na memória dos franceses. A Alemanha constituiu uma poderosa marinha de guerra e mercante, o que começou a colocar em risco o domínio naval inglês (a Inglaterra era o principal império dessa época). A indústria alemã surpreendia todos os países europeus e transformou-se numa poderosa concorrente no mercado internacional.
  5. 5. Otto von Bismarck , chanceler alemão, idealizou a Tríplice Aliança , formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e a Itália. A Tríplice Entente foi formada por França, Rússia e Inglaterra.
  6. 7. ::: O Estopim da Guerra ::: A Sérvia era uma pequena nação eslava independente, situada na região dos Balcãs. O seu objetivo era reunir todos os povos eslavos num só Estado. O projeto sérvio contrariava os interesses da Áustria e da Turquia. A Rússia era aliada da Sérvia. Os alemães, também interessados na região, pretendiam construir a ferrovia Berlim – Bagdá para ter acesso direto ao petróleo do atual Iraque, acabando com o controle dos ingleses.
  7. 9. ::: O Assassinato ::: No dia 28 de junho de 1914, o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado em visita à Saravejo, na Bósnia. O assassino era da organização secreta Mão Negra, que defendia o nacionalismo sérvio. O governo austríaco declarou guerra à Sérvia e a Rússia, aliada dos sérvios, declarou guerra à Áustria. Começava a I Guerra Mundial.
  8. 10. ::: As fases da Guerra ::: 1ª fase – Guerra de Movimento (1914-15) = deslocamento constante das tropas. 2ª fase – Guerra de Trincheiras (1915-16) = após quase um ano de deslocamentos, começava a guerra de trincheiras. Mais de 500 quilômetros de trincheiras foram construídos. Os soldados ficam semanas entrincheirados, aguardando o momento de atacar. As doenças, a fome e a depressão foram fortes inimigos dos soldados.
  9. 11. As trincheiras eram equipadas com hospitais, cozinhas, arsenais, entre outros espaços utilizados pelos soldados. Contudo, não existia mordomia para os soldados
  10. 12. A depressão e a doença tomavam conta dos soldados entrincheirados.
  11. 13. ::: As fases da Guerra ::: 3ª fase – Guerra de Movimento (1917-18) = dois fatos importantes ocorrem e desequilibram o conflito – a Rússia sai da guerra, motivada por uma revolução e os EUA entram. Navios mercantes dos EUA foram torpedeados por submarinos alemães, levando o governo estadunidense a declarar guerra à Alemanha. O conflito foi desequilibrado e com o apoio dos EUA, os países da Entente começaram a provocar sucessivas derrotas aos adversários.
  12. 14. Revolução Russa 1917
  13. 15. ::: Os 14 Pontos de Wilson ::: Em 1918, o presidente Thomas Woodrow Wilson apresentou uma proposta de paz aos países beligerantes conhecida como Os 14 pontos de Wilson , com base nos ideais liberais e no direito de um povo ter seu próprio Estado, livre do domínio estrangeiro. A proposta, contudo, foi rejeitada pelos países da Entente, pois era uma proposta que não punia a Alemanha. Com medo da invasão, a Alemanha apresentou uma proposta de armistício (trégua). A derrota levou a queda do Kaiser (imperador) e o início da República de Weimar .
  14. 16. ::: O Tratado de Versalhes ::: A Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a aceitar as penalidades. Tinha que ceder partes de seu território à França (Alsácia e Lorena e o Sarre, rico em carvão), à Bélgica, à Polônia e à Dinamarca. Suas colônias foram divididas entre Inglaterra, Japão, Austrália, França, Bélgica e Nova Zelândia. Entregar material bélico, pagar uma pesa indenização, ficava proibida de se rearmar.
  15. 18. ::: Consequências do Conflito ::: Fim dos grandes impérios, como o Austro-Húngaro e o Império Otomano (Turquia). A Europa perdeu o predomínio político, cedendo o lugar para os EUA, a nova potência mundial. Formação da Liga das Nações, sem as presenças de Alemanha e Rússia (dominada por uma revolução). A demografia dos países mudou, pois milhões de jovens e homens adultos haviam morrido no conflito. A Europa saiu da guerra com profundas feridas abertas.
  16. 19. ::: E o Brasil? ::: A guerra influenciou o surgimento de indústrias nacionais, chamadas de indústrias de substituição . A carência de produtos importados acabou estimulando um pequeno desenvolvimento industrial no país. Por que? Pois os países europeus que exportavam para o Brasil estavam envolvidos na produção de armas e munições. Contudo, esse início de industrialização ainda era tímido.
  17. 20. ::: E o novo mundo? ::: Os principais males do conflito continuavam não resolvidos: - a dominação colonial; a exploração das populações miseráveis de África, Ásia e Américas; - os nacionalismo; - as disputas pelos mercados.
  18. 21. ::: Bibliografia ::: BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2006. www.google.com.br

×