Resolução de questões Geografia (ufpr, ufsm, ufsc)

7,001 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,001
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
499
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Resolução de questões Geografia (ufpr, ufsm, ufsc)

  1. 1. Revisão (UFPR, UFSM, UFSC) Professor Aroldo Tavares.
  2. 2. A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos.d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização. UFPR – Resposta=E
  3. 3. Uma reportagem publicada na Revista Veja (ed. 2180, ano 43, n. 35, de 1º set. 2010, p.76–77) e intitulada “A força das cidades médias” afirma que a cidade paranaense deLondrina é um exemplo do sucesso do interior do país. Segundo a revista, Londrinarompeu a barreira dos 500.000 habitantes em 2009. Deixou de ser, portanto, umacidade média, para se tornar a irmã caçula das quarenta metrópoles nacionais – aquelascom mais de meio milhão de moradores.Considerando o conteúdo tratado na reportagem sob a perspectiva geográfica, considere as seguintes afirmativas:1. O crescimento populacional de Londrina na atualidade é explicado pelo elevado fluxomigratório de origem rural e destino urbano, também denominado de êxodo rural.2. A definição de uma metrópole se faz por meio do critério populacional. Toda cidadeque atinge 500 mil habitantes é automaticamente elevada à categoria de metrópole.3. Embora Londrina apareça no texto da reportagem identificada como uma metrópolenacional, ela é posicionada pelo IBGE (2008) no âmbito do REGIC (Região de Influênciadas Cidades) como uma Capital Regional.4. A classificação dos centros urbanos de uma determinada rede urbana em diferentesníveis é denominada de hierarquia urbana.Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. UFPR – Resposta=B
  4. 4. RESPOSTA = E
  5. 5. RESPOSTA = B
  6. 6. Resposta = 04+16+32 (52)A Geografia Política atual foca o interesse nos processos ligados às formas de gestão doterritório, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando epondo em prática políticas públicas territoriais.Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA o entendimento dosmovimentos geopolíticos na atualidade.01. A China pode ser considerada um novo ator nas relações econômicas, políticas emilitares, desbancando os Estados Unidos como “polícia do mundo”.02. As guerras travadas pelos Estados Unidos da América nos últimos anos (Iraque,Afeganistão etc.) têm surtido efeito positivo quanto à segurança mundial.04. Qualquer sociedade em qualquer tempo histórico estabelece determinados modos derelação com seu espaço, ou seja, valoriza-o.08. A União Europeia não tem medido esforços para a entrada da Turquia, pois este país éestratégico para as pretensões de expansão territorial da União Europeia na Europa e foradeste continente.16. Na maioria dos Estados é a institucionalização do poder político que determina afixação de limites entre as sociedades-nações; por conseguinte, os conflitos se tornamcada vez mais internacionais.32. No mundo contemporâneo a dominação de um império não se dá apenas pelainfluência geográfica e/ou militar, mas também pela supremacia nas redes econômicas,pelos fluxos financeiros, pelas inovações tecnológicas, pelas trocas comerciais etc.
  7. 7. Resposta = 02+16 (18) Brasil, mostra tua caraPesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhorasnos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade. Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d]. Com relação ao exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A sociedade brasileira está se modernizando: avança especialmente no mundo virtual e,consequentemente, essas melhorias acessíveis a toda a população implicam melhorias na saúdee no saneamento básico.02. A colonização de exploração é um fator a ser considerado na análise do processo de exclusãono Brasil. A segregação inicial entre colonizador e colonizado já implicava uma forma deexclusão.04. No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens ecom renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas eodontológicas junto à rede privada de saúde.08. Atualmente, no Brasil, assim como em vários países do mundo, há, de forma geral, uminchaço do setor secundário (catadores de lixo, técnicos em informática etc.). Isto é, existegrande quantidade de trabalhadores sem nenhuma qualificação que vivem da economia formal.16. A exclusão social pode levar à formação de verdadeiros estados paralelos em áreasdominadas pelo crime organizado, o que gera inúmeras formas de violência, que atingemparcela significativa da sociedade.32. No Brasil, é comum o indivíduo chegar à idade adulta qualificado profissionalmente, prontopara ingressar na atual era técnico-científico-informacional.
  8. 8. Resposta = 01+02 (03)O continente africano estende-se aproximadamente entre os paralelos de37º N e 35º S, o que significa que é atravessado praticamente no centropela linha do equador.Adaptado de: ARAUJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo –Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 528.Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).01. De acordo com a sua posição latitudinal, é possível identificar umasucessão de domínios naturais como estepes, vegetação mediterrânea,florestas tropicais, florestas equatoriais, entre outros.02. De modo geral, pode-se afirmar que as atividades econômicas docontinente africano não são muito diversificadas, com limitado uso deinovações e afetando consideravelmente a renda das populações locais.04. Considerando os seus extremos de latitude, o continente africano sofrea influência, sobretudo da massa tropical continental.08. A pecuária no continente africano é bastante moderna, poispraticamente toda a produção é exportada para os exigentes mercadoseuropeus.16. A baixa expectativa de vida, a subnutrição e a fome estão relacionadasa catástrofes naturais e não à falência das estruturas de poder político.
  9. 9. Resposta = 01+08+16 (25)O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandesdesigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais.Sobre a América Latina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).01. Os europeus que ocuparam e colonizaram a América pertenciam adois diferentes grupos linguísticos e culturais: os anglo-saxões e os latinos.02. Na ocupação da América Latina a mecanização trazida peloscolonizadores não revolucionou o modo de produzir na agricultura, nem naindústria.04. As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavambasicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.08. A qualificação de algumas cidades latino-americanas como “cidadesglobais” não as põe em situação de igualdade com as outras cidades darede e nem mesmo entre elas próprias. Há uma hierarquia das cidadesnessa rede.16. A América Latina vive um momento de grande expansão internacionalde suas empresas, contrariando a tese de que esta seria uma regiãoextremamente pobre e sem condições de alavancar seus processosinternos de desenvolvimento econômico.
  10. 10. Resposta = 01+02+32 (35)Sobre o Oriente Médio, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).01. A Unesco, um órgão da Organização das Nações Unidas, declarouJerusalém como Patrimônio Cultural da Humanidade, pois é uma área queapresenta elementos históricos importantes para diferentes sociedadesmonoteístas.02. Os conflitos armados ocorrem no Oriente Médio, sobretudo por contade reservas de petróleo e pela instabilidade política.04. Devido ao clima desértico, que torna a área pouco adensada eurbanizada, há uma disputa por territórios mais ricos em recursos minerais.08. Os atuais conflitos religiosos no mundo árabe estão associadossobretudo à expansão do Protestantismo como dogma do Cristianismo.16. O petróleo encontrado na região é um fator de forte impulso aodesenvolvimento econômico e de melhorias no campo social, devido à justadistribuição de seus recursos.32. Uma característica encontrada no Oriente Médio são os traçadosartificiais das fronteiras, que os dominadores europeus definiram durantesua ocupação.

×