Energia 2013

1,259 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,259
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
240
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Energia 2013

  1. 1. Revisão - Recursos Energéticos: Professor Aroldo Tavares.
  2. 2. Recursos Renováveis: O recurso natural renovável é aquele que não se esgota, podendo se auto regenerar desde que as condições ambientais sejam respeitadas, ou até mesmo ser reciclado ou aproveitado em alta intensidade sem prejudicar o meio e as demais fontes , podemos citar nesse conjunto a luz do sol, a força dos ventos e até mesmo a água se as suas fontes forem recuperadas e mantidas por meio do equilíbrio dos ecossistemas.
  3. 3. Energia Solar fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.
  4. 4. Energia Eólica O vento é uma forma de energia solar. Os ventos são causados pelo aquecimento desigual da atmosfera pelo sol, pelas irregularidades da superfície da Terra e pela rotação da Terra. Padrões de fluxo de vento podem mudar de acordo com o terreno, água e vegetação. Os seres humanos usam este fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitas finalidades: velas em embarcações, empinar uma pipa e até para geração de eletricidade. A definição de energia eólica é o processo pelo qual o vento gera uma força mecânica ou elétrica. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Essa energia mecânica pode ser usada para tarefas específicas (tais como moagem de grãos ou a bombeamento de água) ou um gerador pode converter essa potência mecânica em eletricidade.
  5. 5. Geotérmica A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.
  6. 6. Biomassa: A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
  7. 7. A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
  8. 8. HIDRELÉTRICA A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
  9. 9. Recursos Não Renováveis: • Qualquer elemento que não se renove ou leve muito tempo para se formar novamente é um recurso natural não renovável. O carvão e o petróleo são recurso não renováveis. Isso porque eles levam milhões de anos para se formar. Outros recursos naturais não renováveis são: gás natural , minerais , como os diamantes, metais como o ferro, minério, cobre, ouro e prata. • A quantidade de um recurso que está disponível, o tempo que leva para se renovar e seu uso é o que se considera para estabelecer o valor ou o preço de cada recurso natural.
  10. 10. Combustíveis fosseis:
  11. 11. Petróleo O petróleo se formou há milhões de anos, a partir de matéria orgânica (restos de animais, vegetais e microrganismos) que se armazenou no fundo dos oceanos. Em razão da temperatura e da pressão sofrida, a matéria orgânica se transformou em um líquido viscoso, de coloração escura. Esse importante recurso mineral é extraído todos os dias em várias partes do mundo, a unidade de medida usada é o barril, que equivale a 159 litros de petróleo. Após a extração do petróleo do subsolo ou do fundo do mar, ele é transportado para as refinarias, onde o minério bruto é beneficiado e transformado em produtos como: gasolina, óleo diesel e querosene. A partir do petróleo são fabricados ainda: plásticos, borrachas sintéticas, asfalto, fertilizantes, fibras e muitos outros.
  12. 12. Xisto: O xisto betuminoso (também conhecido como folhelho ou xisto argiloso) é uma fonte de combustível. Quando submetido a altas temperaturas, produz um óleo de composição semelhante à do petróleo do qual se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina. Estados Unidos, Brasil, China e Argentina são os países com as maiores reservas mundiais de Xisto. A empresa brasileira Petrobrás desenvolveu o Processo Petrosix ® para produção de óleo de xisto em larga escala.
  13. 13. Carvão:
  14. 14. Gás natural:
  15. 15. Nuclear:
  16. 16. Exercícios:
  17. 17. (Uece) Leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa verdadeira. I. Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energia, dessa forma, são determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho. II. Os músculos, o sol, a força das águas, o vento, a eletricidade não são fontes de energia. III. A energia é básica para a sociedade moderna, pois é com ela que as máquinas e os motores funcionam ou que as lâmpadas se acendem. IV. A energia elétrica pode ser obtida de várias maneiras: pela queima do carvão e do petróleo (usinas termelétricas), pela força das águas (usinas hidrelétricas), pela fissão do átomo (usinas nucleares) e por outros processos. V. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel, apesar de um recente e pequeno declínio. VI. Tanto o petróleo como o carvão mineral são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente. Eles também são muito poluidores. Assinale a alternativa verdadeira. a) I, II, III, e VI são certas e IV e V são erradas. b) I, III e V são certas e II, IV e VI são erradas. c) II e VI são certas e I, III, IV e V são erradas. d) I, III, IV, V e VI são certas e II é errada. e) Todas corretas. Resposta = D
  18. 18. (UFRGS-RS) Entende-se por “matriz energética” de um país: a) o total de estações geradoras de energia. b) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico. c) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia. d) a quantidade, medida em megawatts (MW), da energia consumida. e) o conjunto de fontes geradoras de energia. Resposta = E
  19. 19. (ENEM 2008) A racionalização do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio: • A 1998-1999. • B 1999-2000. • C 2000-2001. • D 2001-2002. • E 2002-2003.
  20. 20. (ENEM 2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fosseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fosseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
  21. 21. (UEM-PR) A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente “limpa”, porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale o que for correto sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta. Resposta = 02+04+08+16+64 01. A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral. 02. Na produção de hidreletricidade, um fator fundamental para o aproveitamento da energia gerada é a criação da rede de distribuição de energia. 04. No Brasil, a região Norte é a que possui o maior potencial hídrico necessário à geração de energia; mas é a região Sudeste que apresenta a maior capacidade elétrica instalada e que é responsável pelo maior consumo de energia. 08. A formação do reservatório de água de uma usina hidrelétrica gera impacto ambiental devido ao alagamento. No Pará, a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, foi responsável pela submersão de extensas áreas de floresta. 16. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, foi o principal fator responsável pelo aumento de dióxido de carbono na atmosfera. 32. O efeito estufa decorre do acúmulo de gases e de aerosóis na atmosfera. Esses poluentes provocam a retenção do calor junto ao solo, devido à destruição da camada de ozônio. 64. A chuva ácida resulta da presença de poluentes atmosféricos produzidos, principalmente, pelas atividades industriais em geral. Os seus efeitos podem ser sentidos mesmo em locais distantes do ponto em que foram gerados os poluentes.
  22. 22. Veja também; Bibliografia Roger A. Hinrichs e Merlin Kleinbach, 2010. Energia e Meio Ambiente. ISBN: 9788522107148. BRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 12. ed. São Paulo: Moderna, 1995. 96 p.. http://www.multiciencia.unicamp.br/art04.htm http://www.brasilescola.com/geografia/recursos-energeticos-fosseis.htm

×