• Save
Placa mãe
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
970
On Slideshare
970
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
1
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  Yuri Araújo Samuel Rocha Thais Lustosa Ítalo Lustosa Italo Hense
  • 2.  A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores.
  • 3.  A primeira motherboard apareceu em um computador da IBM em 1982. O design que a IBM criou ainda é o que vemos nas placas mãe de hoje em dia – um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. Esse design mais tarde foi usado pela Apple no seu computador apple II. O apple II foi um que inovou quando o assunto era adicionar novos periféricos no computador com maior facilidade, e com isso o mercado de peças de computador foi aberto e assim podemos ter toda essa variedade nos dias de hoje.
  • 4.  AT: AT é a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento. Isso exigia grande habilidade do técnico montador para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira.
  • 5.  ATX ATX é a sigla para (Advanced Technology Excedente). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT , o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente a maioria dos computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão: O maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada. Conectores de teclado e mouse no formato mini-DIN PS/2 (conectores menores). Conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos. Melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.
  • 6.  BTX (de Balanced Technology Extended) é um novo formato de gabinete de computador criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o ATX. O gabinete BTX foi criado para otimizar o fluxo de ar, facilitando a refrigeração do sistema e para tentar padronizar formatos de placas-mãe de tamanho reduzido. No formato ATX, a placa-mãe é instalada no lado direito do gabinete enquanto no formato BTX, ela se encontra no lado esquerdo. Os chipsets e os slots foram reorganizados com o objetivo de otimizar a dissipação do calor gerado pelos dispositivos que estão usando clocks mais altos e, consequentemente, gerando mais calor.
  • 7.  É um padrão de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies. Destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos. A intenção da placa ITX é ter tudo on-board, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede integrados na placa-mãe. Outra diferença dessa placa-mãe está em sua fonte de alimentação. Como possui menos periféricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.
  • 8.  Barramentos são, em poucas palavras, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos. Os barramentos podem ser de diversos tipos como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR.
  • 9.  Embora muita gente pense no processador e memória como decisão de compra e esqueça da placa-mãe, vale ressaltar que ela desempenha um papel decisivo na vocação de um sistema. Quando você investiga as qualidades de um chipset e, portanto, de uma placa, vai precisar dominar alguns termos e tecnologias. Conhecendo o chipset da placa você sabe qual é o soquete, suporte a que tipo de memórias, quantas portas USB a placa oferece e etc.
  • 10.  Não que seja obrigatório, mas em geral placas voltadas para consumidores mais exigentes são pensadas para suportar hardware de ponta, como mais de uma placa de vídeo funcionando em paralelo, e também aguentar sem traumas o processo do overclock, que consiste em sobrealimentar de energia processadores, memórias e GPU. Para não queimar, placas assim costumam ser construídas com capacitores mais resistentes, que usam materiais de melhor qualidade, e custo.
  • 11.  É o slot horizontal onde é instalado o processador de seu sistema. Evidente que toda placa-mãe possui um. Entretanto, cada geração de processadores independentemente do fabricante, exige um tipo específico de soquete. Então é possível ter uma ideia da capacidade da placa e do seu compasso com as novas tecnologias a partir do tipo de soquete oferecido no modelo.
  • 12.  Além de servir de base para que os componentes de hardware sejam instalados e conversem entre si, a placa-mãe também costuma carregar diversos recursos. Alguns modelos oferecem, por exemplo, saída de vídeo. Nestes casos, a placa possui um processador gráfico embutido, ou usa as capacidades gráficas do processador da máquina. As placas-mãe também trazem portas de conexão. Ethernet, WiFi e Bluetooth.
  • 13.  As placas mães podem ser de dois modelos o ON -Board que é quando uma placa possui a maioria dos seus dispositivos já integrados à placa-mãe (EX: vídeo, som, rede, controladoras etc.) E OFF-Board que são aquelas que não possuem esses dispositivos integrados a placa principal precisando portanto de placas extras com esses dispositivos que serão instaladas em seus respectivos SLOTS (PCI, AMR, AGP OU PCI-E).
  • 14. Placa modelo AT Placa modelo ATX
  • 15. Placa de modelo BTX Placa de modelo ITX
  • 16.  pt.wikipedia.org/wiki/Placa-mãe carolinavgualberto.blogspot.com.br/2007/05 /histria-da-placa-me.html infowester.com/barramentos.php techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o- que-e-placa-mae-e-como-funciona.html
  • 17. As Placas Mãe passaram por diversasevoluções, fazendo com que cada vez maisperiféricos pudessem ser acoplados e seuconsumo de energia e desempenho fossemmelhorados para nos auxiliar no uso dediversos aplicativos e sua evolução devecontinuar seguindo o rumo do avanço na areada informatica .