Aula 4 (19/2/2009): apresentação do projeto gráfico da revista laboratório Lide
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Aula 4 (19/2/2009): apresentação do projeto gráfico da revista laboratório Lide

on

  • 3,252 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,252
Views on SlideShare
3,247
Embed Views
5

Actions

Likes
1
Downloads
67
Comments
0

3 Embeds 5

http://www.slideshare.net 3
http://docentes.puc-campinas.edu.br 1
http://localhost 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 4 (19/2/2009): apresentação do projeto gráfico da revista laboratório Lide Presentation Transcript

  • 1. Acesse o site: http://docentes.puc-campinas.edu.br/clc/arturaraujo/ Introdução ao jornalismo impresso Professor mestre Artur Araujo (artur.araujo@puc-campinas.edu.br) Apresentação do projeto gráfico da Lide Acesse o FTP: ftp://ftp-acd.puc-campinas.edu.br/pub/professores/clc/artur.araujo/
  • 2. O Lide Vamos desenvolver, no decorrer desse semestre, o projeto editorial Lide. Vamos entender um pouco das características dessa publicação.
  • 3. Um jornal de interesse geral e local A revista Lide será uma publicação de interesse geral e local (com cidades, cultura, esportes, economia, opinião e uma seção especial, no qual faremos reportagens sobre a mídia local). O formato será A4. Essa é a página 2 do projeto, com o índice e o expediente
  • 4. O editorial Teremos um editorial, em uma seção intitulada “Carta da redação”. Como em todo bom editorial, vamos fazê-lo após termos uma boa noção da edição e do conteúdo. Vamos definir o editorialista a partir de afinidades dos alunos com a atividade.
  • 5. Seção dos leitores Vamos fazer uma seção de cartas dos leitores, que vai se chamar “À redação”. Nossa tarefa será pedir para dois jornalistas escreverem sobre a importância do aprendizado das técnicas de jornalismo impresso. Teremos de conseguir fotos dessas pessoas também.
  • 6. Textos-legenda Vamos criar uma seção “Fotômetro”, na qual colocaremos fotos de interesse jornalístico, stico com suas respectivas legendas.
  • 7. Entrevista Vamos ainda publicar uma entrevista. Para ela, imagino pelo menos dois alunos registrando o depoimento e um fotografando. A idéia é procurar um jornalista da região e discutir temas como o mercado de trabalho e/ou questões pertinentes à atividade jornalística.
  • 8. Proposta de pauta Um tema interessante para a entrevista seria o atentado à Rede Anhangüera de Comunicação.
  • 9. As editorias: cidades Noticiário de cidades O noticiário de cidades é tudo aquilo que está relacionado à vida urbana: Política municipal/regional (executivo e legislativo) Judiciário (cível, eleitoral e áreas afins ) Fenômenos demográficos e comportamentais (inclusive religiosidade) Administração pública (inclusive saúde e educação) Comportamento (pode eventualmente também estar em cultura) História local Segurança pública (inclusive polícia e judiciário criminal) Vamos aceitar também o conteúdo de ciência e tecnologia, se os alunos tiverem interesse no tema.
  • 10. Matérias de cidades
  • 11. As editorias: economia Noticiário de economia O noticiário de economia tem quatro aspectos básicos: Macroeconomia (indicadores econômicos e sociais) Microeconomia (negócios e “agronegócios”) Serviços (direitos do consumidor, serviços, direitos trabalhistas etc.) Oportunidades de emprego
  • 12. Matéria de economia
  • 13. As editorias: mídia Vamos manter ainda uma editoria de mídia. Nela, vamos fazer notas na linha editorial da revista Imprensa e do site Comunique-se. Vamos cobrir tanto a mídia local com as assessorias de imprensa da região. A idéia é conhecer melhor a realidade do mercado. Vamos identificar profissionais do setor e entrevistá- los sobre suas atividades, sobre iniciativas especiais e/ou algum outro gancho jornalístico (“newspeg”). A seção vai se chamar Mídia Mix.
  • 14. Algumas pautas para a seção mídia O atentado contra a sede da RAC (o tema talvez seja aproveitado na entrevista) A reformulação editorial do Diário do Povo Jornal Todo Dia investe na regionalização Band cria emissora “allnews” (BandNews) O sinal digital das tvs e o impacto no jornalismo televisivo A crise econômica e a mídia regional Os desafios da reforma ortográfica para a mídia impressa Perspectivas do jornalismo web Imprensa sindical: filão Assessorias de imprensa e jornalismo institucional crescem e ampliam perspectivas de contratação. Jornais de bairro (matéria-perfil) Revista Terra da Gente (matéria-perfil)
  • 15. Leiaute (layout) da página Mídia Mix
  • 16. As editorias: esportes Noticiário de esporte O noticiário é uma variedade de entretenimento. Privilegia atividades e grupos desportivos de grande popularidade regional. Algumas vezes produz reportagens sobre eventos ou personagens históricos relacionados ao tema. Se houver interesse em cobrir ou o Guarani ou a Ponte, uma outra equipe terá de cobrir o time rival.
  • 17. Páginas de esportes
  • 18. As editorias: cultura Noticiário de cultura O noticiário de cultura é tudo aquilo que está relacionado a entretenimento e a chamada “alta cultura” (debates filosóficos e estéticos): Cobertura de shows e eventos de entretenimento (inclusive tv), Cobertura de peças de teatro Resenhas de livros, de peças teatrais, de filmes, de exposições (algumas exposições de ciência e tecnologia podem eventualmente ser inseridas nas edições de cidades) Resenhas de consumo (bares, moda, vinhos e gastronomia em geral) e/ou comportamento (inclusive balada).
  • 19. Páginas de cultura
  • 20. Adendo: resenhas Vamos fazer resenhas. Imagino pelo menos quatro...
  • 21. Mosaico Imagino fazer um mosaico de fotos dos trabalhos aqui realizados. Queria que vocês se fotografassem enquanto produzem as reportagens e textos. O efeito tende a ser muito bom.
  • 22. Fotografias A idéia é empregar no projeto editorial Lide o conhecimento de vocês na área de fotografia.
  • 23. O tema da próxima aula: As funções na redação de um jornal
  • 24. Citação do dia O jornalismo é a pátria dos revoltados, dos indignados, dos inconformados, em suma, destes incômodos e incomodados de todos os tipos e cores, mas que são, por outro lado, os únicos que ousam seguir contra a corrente. Ciro Marcondes Filho (*1948) Jornalista e professor de Teoria da Comunicação da ECA/USP