5 sistema operativo em ambiente gráfico

1,609 views
1,479 views

Published on

Tipos de software
Software livre, proprietário e comercial
Ambiente gráfico
Os elementos básicos da interface de utilizador
As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico
Configuração do computador com o sistema operativo de interface gráfico

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,609
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

5 sistema operativo em ambiente gráfico

  1. 1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Sistema Operativo em Ambiente Gráfico2013/2014 7ºAno
  2. 2. Conteúdos a abordar  Sistema Operativo em Ambiente Gráfico  Tipos de so ftware  Software livre, proprietário e comercial  Ambiente gráfico  Iniciação  Os elementos básicos da interface de utilizador  As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico  Configuração do computador com o sistema operativo de interface gráfico  O Painel de Controlo  A Barra de Tarefas 2
  3. 3. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico  Tipos de Software 3 • Conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador. • Ex.: Windows XP, Windows Vista. Sistema • Programas de âmbito específico usados pelos utilizadores para a realização de algumas tarefas. • Ex.: Processadores de texto, editores de imagens, jogos, etc. Aplicação
  4. 4. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 4  Sistema Operativo  O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior.  Um Sistema Operativo com ambiente gráfico, como o Windows XP/Vista, por exemplo, permite ao utilizador trabalhar num ambiente agradável, de fácil utilização.  Actualmente, o Windows é o Sistema Operativo mais utilizado nos computadores pessoais.
  5. 5. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 5  Propriedade intelectual protege as criações intelectuais, proporcionando aos seus titulares os direitos económicos os quais ditam a forma de comercialização, circulação, utilização e produção dos bens intelectuais ou dos produtos e serviços que incorporam tais criações intelectuais.  Direitos de autoré o direito que todo o criador de uma obra intelectual tem sobre a sua criação.
  6. 6. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 6  Software livre é o software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos utilizadores, ou seja os utilizadores têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, melhorar e mudar o software.
  7. 7. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 7  Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor.
  8. 8. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 8  Software comercial é o software com interesses empresariais. Comercial e proprietário não é o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre que não é comercial.
  9. 9. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 9  Sistema Operativo em Ambiente Gráfico  O ambiente gráfico Windows é uma ferramenta informática que nos permite trabalhar em sistemas de janelas - sistemas multi-tarefas.  Este sistema facilita o trabalho do utilizador, uma vez que está organizado numa estrutura arborescente de menus dentro de menus, começando no botão iniciar que está sempre visível no ecrã.
  10. 10. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 10  Iniciar uma sessão  Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer lo g in, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da respectiva palavra-passe.
  11. 11. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 11  Elementos Básicos da interface com o utilizador  A interface de utilizador permite, com o uso do rato e do teclado, abrir menus, executar programas, trabalhar nas aplicações, configurar o ambiente de trabalho, etc.  O que nos é apresentado no ambiente de trabalho pode variar conforme a configuração do computador, sendo, também, o número de íco ne s variável.
  12. 12. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 12  Ambiente de trabalho Ícones Símbolos de programas e atalhos de acesso rápido a programas, pastas e ficheiros Área de Trabalho Onde se encontram os ícones Barra de Tarefas Contém alguns ícones de atalhos e de identificação de programas activos.
  13. 13. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 13  Os Ícones  Os ícones são os pequenos objectos gráficos que se encontram, um pouco por toda a parte, no ambiente de janelas.  No ambiente de trabalho, por exemplo, podemos encontrar os seguintes ícones:
  14. 14. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 14  Barra de Tarefas  Situa-se geralmente na parte inferior do ambiente de trabalho. Ícones de acesso rápido Área de aviso Ícones que representam programas que estão em memória Programas abertos Nomes de programas em execução, minimizados na barra de tarefas. Botão Iniciar
  15. 15. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 15  As Janelas  As janelas são as áreas do ambiente onde se abrem os programas do computador.  A lógica do sistema operativo Windows é, precisamente, uma lógica de janelas (window significa janela).
  16. 16. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 16  As Janelas  Barra de Título  Barra de Menus  Barra de Ferramentas Padrão  Barra de Endereços  Botão de Minimizar Janela  Botão de Maximizar Janela  Botão de Fechar Janela  Barra do Explorador  Elevador Horizontal  Elevador Vertical          
  17. 17. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 17  Sobreposição e Movimento das Janelas  Para alterar a janela activa, basta clicar com o rato sobre a nova janela.  Para mudar uma janela de local, basta clicar com o rato na barra de titulo e arrastá-la para o local de destino. No Windows podemos abrir várias janelas em simultâneo. Estas aparecem sobrepostas no ambiente de trabalho.
  18. 18. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 18  Pastas, Ficheiros e Atalhos Local onde podes guardar de forma organizada subpastas e ficheiros. Toda a informação é guardada sob a forma de ficheiros. Estes podem ser de diferentes tipos, conforme o programa que lhes está associado. Forma mais rápida de chegar a programas, ficheiros, pastas, impressoras… Ficheiros Pastas Atalhos
  19. 19. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 19  As Pastas  As pastas são usadas para organizar os assuntos ou programas do computador.  Dentro de uma pasta podem encontrar-se outras pastas ou ficheiros.
  20. 20. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 20  Os Atalhos  Os atalhos são ligações directas a unidades (disco, disquete ou CDROM), impressoras, pastas, programas ou ficheiros do computador ou de uma rede (conjunto de computadores ligados entre si).  Os atalhos distinguem-se dos restantes elementos pelo símbolo, que apresentam no canto inferior esquerdo da imagem.
  21. 21. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 21  Ícones  São símbolos que representam programas, pastas, ficheiros, atalhos, etc…
  22. 22. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 22  Menus  Clicar em para aceder ao painel de opções constituído por um conjunto de programas e atalhos
  23. 23. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 23  Caixas de Diálogo  As caixas de diálogo são janelas secundárias com botões e vários tipos de opções, através dos quais o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa. Permitem estabelecer diálogo entre o computador e o utilizador.
  24. 24. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 24  Activação dos Programas e Ficheiros 1. Clicar sobre 2. Seleccionar a opção Todos os programas 3. Clicar sobre o nome do programa a executar OU Fazer duplo clique com o rato sobre o atalho para o programa, se este existir no Ambiente de Trabalho
  25. 25. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 25  Criação de Atalhos 1- Clicar com o botão direito do rato numa zona livre do ambiente de trabalho e escolher Novo – Atalho. 2- Preencher a localização do item, ficheiro ou pasta, escrevendo o caminho ou escolhendo-o à partir do botão Procurar 3- Clicar em Seguinte, dar um nome ao atalho e premir Concluir.
  26. 26. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 26  Criação de Pastas  A criação de pastas pode ser feita de várias formas. No entanto, a mais simples é clicar com o botão direito do rato numa zona livre do ambiente de trabalho e escolher Novo – Pasta.
  27. 27. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 27  Eliminar Pastas  Para eliminar uma pasta, ficheiro ou atalho, clicamos sobre o objecto com o botão direito do rato e escolher a opção Eliminar do menu de atalho.
  28. 28. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 28  Encerrar o Ambiente de Trabalho  Para encerrar o computador, escolher INICIAR–> Encerrar.  Em seguida, escolher o comando Desligar. Nota: Este comando, além de fornecer a opção Desligar, também permite activar os modos Suspender – Hibernar e Reiniciar.

×