Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado
Poluição
O que é a Poluição?
   Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença.
   A acção do Homem sobre o meio amb...
Poluição dos Solos
    A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas
deixam no chão da sua casa, da sua rua, do ...
Poluição do Ar
           Existem diferentes causas de contaminação do ar:
 - o fumo que sai pelos tubos de escape dos mei...
Métodos Para Prevenir a
   Poluição Do Ar
Chuvas
Ácidas
O que são as chuvas ácidas?
          As chuvas ácidas são catástrofes naturais, com graves
consequências nos ecossistemas...
Quais são as soluções para
      acabar com as chuvas ácidas?
    De uma forma resumida, poderemos apontar algumas soluçõe...
Conclusão

    Concluí   que    devemos
proteger os animais e não
devemos poluir o ambiente
porque     ao  poluirmos    o
...
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida
http://mundoamorrer.com.sapo.pt/chuva_acida.htm
http://campus.f...
Trabalho Realizado       No   Âmbito
Das Disciplinas De:
 Ciências Naturais e Ciências Físico-
             Químicas


   ...
2 poluiçao do ar e chuvas acidas
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

2 poluiçao do ar e chuvas acidas

4,408
-1

Published on

Published in: Education, Technology, Sports
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,408
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

2 poluiçao do ar e chuvas acidas

  1. 1. Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado
  2. 2. Poluição
  3. 3. O que é a Poluição? Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do Homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre!
  4. 4. Poluição dos Solos A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas, quando fazem um piquenique… da berma das estradas, quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia. Este é um exemplo de poluição dos solos.
  5. 5. Poluição do Ar Existem diferentes causas de contaminação do ar: - o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; - a incineração dos lixos a céu aberto ( quer dizer: queimar lixos); -o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc.). A poluição do ar pode fazer com que o ar que tu respires te torne doente! Quando respiras ar poluído com frequência, as partículas presentes podem depositar-se nos teus pulmões. A poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a tua garganta e pode também fazer os teus olhos lacrimejarem e irritá-los. A poluição do ar causa prejuízo às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.
  6. 6. Métodos Para Prevenir a Poluição Do Ar
  7. 7. Chuvas Ácidas
  8. 8. O que são as chuvas ácidas? As chuvas ácidas são catástrofes naturais, com graves consequências nos ecossistemas. O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas têm-se tornado cada vez mais sérios.
  9. 9. Quais são as soluções para acabar com as chuvas ácidas? De uma forma resumida, poderemos apontar algumas soluções que, a serem adoptadas, contribuirão decisivamente para a diminuição deste problema: -Incentivar a utilização dos transportes colectivos, como forma de diminuir o número de veículos que circulam nas estradas; -Utilizar metros (subterrâneos ou de superfície) em substituição à frota de autocarros a diesel, ou então promover a sua substituição por frotas não poluentes (com recurso a motores eléctricos, por exemplo); -Incentivar a descentralização industrial; -Dessulfurar os combustíveis com alto teor de enxofre, antes da sua distribuição e consumo; -Dessulfurar os gases de combustão nas indústrias, antes do seu lançamento na atmosfera; -Subsidiar a utilização de combustíveis limpos (gás natural, energia eléctrica de origem hidráulica, energia solar e energia eólica) em fontes de poluição tipicamente urbanas como hospitais, lavandarias e restaurantes; -Utilizar combustíveis limpos em veículos, indústrias e caldeiras.
  10. 10. Conclusão Concluí que devemos proteger os animais e não devemos poluir o ambiente porque ao poluirmos o ambiente estamos a estragar a nossa vida.
  11. 11. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://mundoamorrer.com.sapo.pt/chuva_acida.htm http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0032_ordenamen to/html/chuvac.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/tipos_de_poluicao.htm http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/poluicao.htm http://images.google.pt/
  12. 12. Trabalho Realizado No Âmbito Das Disciplinas De: Ciências Naturais e Ciências Físico- Químicas Trabalho Realizado por: Cristiano Ferreira nº9 Eduardo Oliveira Nº10
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×