Your SlideShare is downloading. ×
Semântica   o valor aspetual
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Semântica o valor aspetual

6,406
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
9 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
6,406
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
9
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ano letivo 2011-2012 – Português 11º Ano – Prof. António Alves VALOR SEMÂNTICA: ASPETUAL
  • 2. ASPETO• O Aspeto é uma categoria gramatical através da qual se exprime a maneira como uma situação é perspetivada, tendo em conta a sua estrutura temporal interna.• O valor aspetual de um enunciado é construído a partir de informação lexical e gramatical .
  • 3. A categoria aspeto, apesar de se relacionar com a categoria tempo, é independente desta.Exemplificação:Todas as situações expressas nas frases seguintes podem ser localizadas temporalmente como anteriores ao momento em que as frases são produzidas.No entanto, o seu valor aspetual é distinto: A Maria já leu o livro. - sabe-se que a leitura do livro está acabada (aspecto perfetivo); A Maria estava a ler o livro, quando a vi. - não é dada informação sobre a culminação da leitura do livro (aspecto imperfetivo); Quando era nova, a Maria lia muitos livros. - a situação descrita corresponde a um hábito (aspeto habitual).
  • 4. ASPETO LEXICALValor aspetual expresso pelo significado de uma palavra ou conjuntos de palavras ou expressões do enunciado que apontam para determinadas características semânticas[O aspeto lexical pode ser alterado em função do contexto gramatical em que a palavra ocorre ]O aspeto lexical permite distinguir situações estativas (1) de eventos durativos (2) e eventos não durativos (3) :(1)- O João sabe francês.(2)- O João escreveu um livro.(3) – O João espirrou.
  • 5. ASPETO GRAMATICAL• Valor aspetual construído através da combinação entre a informação dada pelo aspecto lexical e o valor dos tempos verbais, de verbos auxiliares, de estruturas de quantificação, de tipos de nomes (contáveis/ não contáveis), ou de modificadores.
  • 6. ASPETO GRAMATICAL• ASTETO GRAMATICAL: – Aspeto perfetivo – Aspeto imperfetivo – Aspeto genérico – Aspeto habitual – Aspeto interativo – Aspeto pontual – Aspeto durativo
  • 7. ASPECTO PERFETIVOA AÇÃO APRESENTA-SE COMO TERMINADA O Rui já se vestiu.A ação enunciada pelo verbo vestir-se está concluída e essa ideia é explicitada através do uso do pretérito perfeito simples do modo indicativo e reforçada, ainda, pelo uso do advérbio jáNota: perfetivo = «que indica uma acção realizada e concluída»
  • 8. ASPECTO IMPERFETIVOA AÇÃO É APRESENTADA COMO NÃO TERMINADA O Rui estava a observar a paisagem. O Sol subia no horizonte.A ação é apresentada como algo que se prolonga, uma ação que ainda não está concluída. Essa ideia é explicitada através do uso do pretérito imperfeito do modo indicativo e do complexo verbal com o auxiliar estarNota: imperfectivo = «que ou o que indica acção em curso, não concluída»
  • 9. ASPECTO GENÉRICOUma andorinha não faz a Primavera.O uso do verbo no presente do modo indicativo "faz" permite interpretar o enunciado como contendo uma situação sempre verdadeira.Com o aspeto genérico refere-se uma pluralidade de situações, encaradas como verdadeiras e atemporais.Nota: genérico = «expresso ou tratado em termos vagos, gerais»
  • 10. ASPECTO HABITUALA Primavera costuma chegar anunciada por um tempo mais quente.O complexo verbal constituído pelo verbo auxiliar costumar e pelo verbo principal chegar implica a ideia de que a chegada da Primavera se sucede durante um período ilimitado e habitualmente sempre desse modo.Nota: habitual = «que é constante ou muito frequente»
  • 11. ASPECTO HABITUAL (cont.)Levanto-me sempre cedo.Habitualmente, tomo café depois do almoço.Vou ao ginásio três vezes por semana.Nos três casos, para além do uso do presente do indicativo, a dimensão habitual da ação é reforçada pelo uso de advérbios (sempre, habitualmente) ou de uma expressão que inclui um quantificador (três vezes por semana)O uso de uma oração subordinada temporal pode acentuar também o aspeto habitual:Quando eu era jovem, andava mais de bicicleta.
  • 12. ASPECTO ITERATIVOO Manuel tem-se levantado cedo ultimamente.O uso do verbo no pretérito perfeito composto e do advérbio ultimamente acentua a regularidade com que a ação se tem repetido, marcando o aspecto iterativo do enunciado.Nota: iterativo = «que expressa ações repetitivas»
  • 13. SÍNTESE ASPETO:categoria gramatical que exprime a maneira como uma situação é perspetivada, apresentando-a como um todo completo ou em desenvolvimento, ou ainda acentuando diferenças em relação à sua duração ou marcando a sua frequência, o seu início ou o seu fim.na construção do valor aspetual de um enunciado convergem o aspeto lexical e o aspeto gramatical.
  • 14. SÍNTESEO ASPETO LEXICAL PERMITE DISTINGUIR:EVENTOS DURATIVOSEVENTOS NÃO DURATIVOSSITUAÇÕES ESTATIVASO ASPETO GRAMATICAL PODE SER:PERFETIVO OU IMPERFETIVOGENÉRICO, HABITUAL, ITERATIVO OUPONTUAL
  • 15. SÍNTESE O ASPETO REALIZA-SE: Pelo conteúdo semântico transmitido por palavras do enunciado; Por complexos verbais com verbos auxiliares aspetuais; Por alguns tempos verbais (p. imperfeito, p. perfeito simples, p. perfeito composto,…) Por alguns advérbios ou locuções adverbiais (já, sempre, ainda, lentamente, frequentemente, pouco a pouco,…) Por nomes contáveis ou não contáveis, quantificadores, orações subordinadas, etc.
  • 16. VALOR ASPETUAL EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃOhttp://www.prof2000.pt/users/dani/verbos/aspecto.htm
  • 17. Identifica o valor aspetual gramatical das formas verbais apresentadas1. O João ouviu todos os seus discos. A.imperfetivo B.perfetivo C.pontual D.durativo E.iterativo
  • 18. 3. Já há tempo que estávamos para organizar o nosso Jornal de Turma.A. imperfectivoB. perfectivoC. pontualD. durativoE. iterativoF. incoativoG. cessativo
  • 19. Assinala o aspeto verbal correspondente a cada frase apresentada:Frase Aspeto Acabado/ Acabado/ Inacabado Pontual Durativo / Durativo1 – Ela continuou a escrever. X2 – Lisboa foi destruída no terramoto de 1755. X3– As plantas precisam de clorofila para a Xfotossíntese.4 – Estudámos a noite toda. X5 – Costumamos sair no Sábado à noite. X6 – Com certeza que teremos terminado este Xtrabalho no ano novo.7 – Estivemos a dançar enquanto a festa durou X8 – A flor murchou. X9 – O João está a crescer a olhos vistos. X