Círio de nazaré 29.07

597 views
431 views

Published on

Círio de nazaré

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
597
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
115
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Círio de nazaré 29.07

  1. 1. PROJETO: ESPECIAL CPROJETO: ESPECIAL CÍÍRIO DE NAZARRIO DE NAZARÉÉ O Natal dos Paraenses se aproxima e o SBT PARÁ apresenta um pacote especial para que a sua marca não passe desapercebida e esteja com a família paraense nesse grande momento de fé e festa. Com oportunidades de visibilidade em TV, ambiente digital e ações de guerrilha o SBT convida a sua marca a participar desse grande momento ocupando lugar de destaque.
  2. 2. ÍÍndicendice • Círio de Nazaré em números • O evento Círio de Nazaré (História/Manifestações/ Círio no Estado/ Economia) • Ação de Guerrilha – Trasladação • Cobertura Mídia Digital • Cobertura Mídia TV (Cotas e Esquema Comercial) • Cronograma Projeto (Resultado Estimado e Investimento) • Observações
  3. 3. • Romaria Fluvial Em média 500 barcos no percurso fluvial; 520 mil pessoas participaram da procissão das águas; • Trasladação Recebeu 1,4 milhões de participantes em 7h de procissão; 3,6 quilômetros. • Círio Recebeu 2 milhões 100 mil participantes em 6h de procissão; 3,6 quilômetros. • As 11 procissões somam 141 quilômetros; • A soma de todas as procissões duram em torno de 30h; • 56 voos extras para atender a demanda extra que já chegou a 290 mil passageiros desembarcando em Belém no período. • Crescimento de aproximadamente 28% dos empregos informais no período; • Belém recebeu 78 mil visitantes de outros estados do Pará, principalmente do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maranhão (MA). Deste total, 4 mil turistas são de outros países. • Movimenta em torno de 900 milhões a economia do Estado. Nas procissões: • 06 Horas de transmissão ao vivo do Círio; • Interação com o telespectador através das mídias sociais; • Mais de 30 depoimentos de peregrinos, exibidos posteriormente na programação por 15 dias; • 11 pontos de transmissão no percurso; • 02 equipes móveis com imagens exclusivas da procissão; • Mais de 150 profissionais envolvidos nos flashes e transmissão. • Perfil do telespectador na transmissão: 50% Fem e 50% Masc. 22% AB 62% C 16% DE 78% 18 anos + No SBT: Círio de Nazaré em números: Fonte:MW/GBEL/FxHorário/13.10.13/06ha13h.
  4. 4. O Círio de Nazaré que é realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, se tornou a maior procissão católica no Brasil e o maior evento religioso do mundo. Em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré desde 1793, a principal procissão ocorre anualmente no 2º domingo de Outubro, recebendo em média 2 milhões de romeiros e totalizando 6 milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O percurso é de 3,6 Km, saindo da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, numa caminhada de fé pelas principais ruas do Estado que dura em média 9 horas. Durante o percurso encontramos importantes símbolos como a Corda de puro sisal torcido, que sustenta a fé dos paraenses em forma de rosário, e requer maior sacrifício físico e emocional para alcançá-la. Além do Manto que é mais um símbolo da Festa de Nazaré, onde a cada procissão há sempre um manto novo envolvendo a imagem, e mantendo em seu aspecto uma conotação mística, relatando partes do evangelho. O Círio realizado no segundo domingo de outubro é a principal procissão dentre os 52 Círios do estado realizados em diversas cidades do Pará. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, e em 04 de dezembro de 2013 recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade da UNESCO. Círio de Nazaré
  5. 5. As Manifestações Outras manifestações acontecem no entorno do Círio e agregam valor ao evento, aumentando a sua proporção e período de homenagens, como: • As peregrinações – As peregrinações marianas, por exemplo começam Maio e a partir delas diversas ações acontecem relacionadas a procissão do Círio no 2º domingo de Outubro. Ao todo são 11 procissões relacionadas a grande festa, dentre elas duas recebem grande destaque no final de semana do Círio, sendo uma a Romaria Fluvial que acontece na manhã do 2º sábado de Outubro, onde a imagem peregrina é acompanhada no barco da Marinha em um percurso pela Baía do Guajará, que vai desde a cidade de Icoaraci até Belém, e recebida no cais do porto da cidade por uma multidão como forma de homenagear todos que dependem e vivem dos rios da região; e a outra a Trasladação que acontece na noite do 2º sábado de Outubro, onde a imagem é acompanhada em um percurso de 5Km por milhares de devotos, que em oração, caminham à luz de velas até o local de seu primeiro achado. • Círio Musical – Com entrada franca e participação de milhares de pessoas por noite de show, o Círio Musical é organizado pela Diretoria da Festa/Basílica Santuário e Arquidiocese de Belém, e durante 15 noites (período entre o Círio e o Re-Círio) a concha acústica do CAN recebe bandas religiosas de proporção nacional como Pe. Fábio de Melo, Rosas de Saron, Anjos de Resgates, dentre outros. • Auto Círio - Há 18 anos, o Auto do Círio compartilha com o público sua homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 12 de outubro, a partir das 19h. O caminho que o cortejo percorrerá, incluindo todas as suas atrações, já está planejado. São 300 pessoas, entre artistas e técnicos, trabalhando para que o Projeto tenha a décima oitava edição bem-sucedida. Ao longo de quase duas décadas, o Auto já contou com a presença de vários artistas, “da terra” e de outros Estados. Dira Paes, Leonardo Vieira, Cássia Kiss, Dominguinhos do Estácio, Fafá de Belém, Walter Bandeira, Andréa Pinheiro e Gaby Amarantos já participaram desta festa.
  6. 6. Círios pelo Estado CASTANHAL VIGIA ICOARACI BRAGANÇA MARABÁ Além do Círio na capital paraense, Belém, a padroeira da Amazônia ainda recebe muitas homenagens em vários outros municípios do Estado. Ao todo são 16 Círios de Nazaré conhecidos, nos municípios de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Pitimandeua, Primavera, São Jorge do Prata, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu. Cada localidade apresenta particularidades em relação a festa da padroeira dos paraenses. Em São Miguel do Guamá, por exemplo, a festividade nazarena surgiu na década de 60, como uma procissão de penitência em reparação ao lado do profano do Círio de Belém, instituído pelo padre Antônio Maria de Bernardes. Há também momentos inusitados, como em Soure, onde um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no Círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma benção especial de Nossa Senhora. Outros municípios também guardam detalhes interessantes do Círio de Nazaré. Em Primavera, por exemplo, a festa é iniciada oito dias antes da romaria principal, e começa com o Círio das Crianças, seguido do Círio dos Idosos, casais e estudantes, além das tradicionais procissões como a Rodoviária e a Fluvial. O interior reserva surpresas como em Maracanã, município que já realizou mais de 300 Círios.
  7. 7. A Economia O Natal dos paraenses, como também é conhecido o Círio na região, possui além da importância cultural e religiosa, um significativo impacto na economia do estado que no período movimenta em torno de 900 milhões segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA). Os principais setores da economia movimentados com as festividades do Círio são serviço, comercio, indústria e agropecuária. "O círio movimenta todos os setores econômicos do estado. Dentro do serviço está o turismo, que aparece de diversas formas; religioso, receptivo/eventos e ecológico. Aqui é único estado que antecipa o Natal", afirma o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena. Um evento desta magnitude atrai olhares não só de peregrinos, mas de turistas que vem atrás da emoção, de curiosos que vem na busca do conhecer e viver essa experiência, e de investidores nacionais, locais e internacionais que percebem nesse evento uma grande oportunidade de reforçar posicionamento da sua marca e ainda aproximá-la do paraense associando-se ao mais importante evento da região. Marcas como: Sadia, Bradesco, VALE, OI, Unimed, Extrafarma, Banco da Amazônia, Oral B, dentre outras já associaram sua marca a esse evento e de agosto a outubro o SBT PARÁ fará uma cobertura especial dos acontecimentos relacionados ao Círio de Nazaré, com vídeos de expectativa, matérias especiais, flashes, transmissão ao vivo, o SBT PARÁ mostrará da preparação a realização do evento e disponibiliza a você essa oportunidade de expor seu produtos ou serviço nesse grande momento, alternando entre pacotes de mídias em romarias específicas ou adquirindo o pacote master, o investimento pode ganhar ainda mais visibilidade com cross mídia no percurso do Círio, conquistando visibilidade não só na TV, mas também nas ruas em meios aos 2 milhões de peregrinos. Veja as oportunidades que o SBT PARÁ traz para sua empresa para o Círio.
  8. 8. AAÇÃÇÃO DE GUERRILHAO DE GUERRILHA Em conjunto com a visibilidade na TV, o SBT PARÁ oferece ainda a oportunidade de participar de uma ação de guerrilha super emocionante no próprio percurso da Trasladação, possibilitando que a sua marca alcance não só o telespectador do SBT, mas também o peregrino, seja ele local ou turista que participa da procissão nas ruas de Belém. Você já ouviu falar em Vídeo Mapping para 2,5 milhões de pessoas???
  9. 9. Vídeo Mapping Feliz Lusitânia Esta técnica de intervenção urbana ainda é praticamente desconhecida da grande massa aqui na região Norte, por isso mesmo foi a ação escolhida para o Complexo Turístico Feliz Lusitânia é composto de vários prédios históricos diferentes e que durante a Trasladação marca o encerramento da procissão com a chegada da berlinda coma imagem peregrina a Sé, de onde a procissão parte no dia seguinte (Figura 1). E aproveitando da importância histórica e do contexto do evento o projeto mapping está programado exatamente para a lateral da Igreja Santo Alexandre (X) onde temos uma boa área projetável de branco, vários detalhes arquitetônicos que podem ser explorados no mapping tanto no artístico quanto na exibição de marcas, e o mais importante, fica em um trecho escuro e espaçoso, na frente da Praça. Além disso tudo, a inclinação do prédio favorece a visualização de quem caminha pela transladação (Fig.2). X Fig.1 Fig.2
  10. 10. Mapping F. Lusitânia – Proposta Criativa Com essa oportunidade, durante a procissão exibiremos várias imagens artísticas contextualizadas na sazonalidade com a marca patrocinadora, conforme exemplo abaixo:
  11. 11. MMÍÍDIA DIGITALDIA DIGITAL Da mídia de massa na TV para milhares de telespectadores, as ruas de Belém e seus milhões de peregrinos com o pacote Especial Círio de Nazaré SBT só fica completo agregando ainda a infinidade do alcance digital. De Belém para o Pará, para o Brasil, para o mundo. O SBT PARÁ integra ainda excelentes oportunidades de mídia no universo digital de sites, mobiles, redes sociais.
  12. 12. 27 milhões de páginas vistas; 2 milhões de visitantes únicos; 3 min 06s média do tempo de navegação; Site SBT audiência qualificada e engajada com o conteúdo. Conexão móvel já é a segunda principal forma de acesso a internet no país. 17% dos acessos ao Site SBT são feitos via celulares ou tablets. Dentro das redes sociais somos a emissora que o brasileiro mais gosta de compartilhar¹ São mais de 9.713.431 fãs² engajados com a marca SBT. UNIVERSO DIGITAL SBT SITE SBT + MOBILE + REDES SOCIAIS Fonte:Google Analytics / SBT / JUN -2014 - (1) Monitor tracking SocialBakers JUN 2014 - (2) Pesquisa ABA/TOP Brands 2013- (3) Pesquisa Advertising Age – (4) PESQUISA BLOCKDOT | KEWLBOX.Com - (5) Comscore Y14 JUN POR QUE ANUNCIARPOR QUE ANUNCIAR NO SBT ONLINE?NO SBT ONLINE? SITE SBT – REGIÃO NORTE •O site SBT figura entre os principais sites na categoria Entretenimento e TV na audiência de internet na região Norte. •Em média 1,1 Milhão de Pageviews por mês e 122 mil de visitantes • Com 117 pontos de afinidade nossos internautas compartilham Informação, Entretenimento com a qualidade editorial do SBT. • 62% dos visitantes são mulheres Fonte: ComsCore Key Measures – Target Audience Region North - Y14 JUN
  13. 13. TRANSMISSÃO AO VIVO NO SITE SBT Durante as transmissões do Círio de Nazaré 2014 o site SBT terá a transmissão Ao Vivo do principal evento cultural e religioso do estado. Durante a transmissão Ao Vivo a página do site será envelopada com as marcas dos dois anunciantes detentores da Cota Master de Transmissão, com possibilidade de levar o ao cliente pelo click na imagem. Serão mais de 6 horas de transmissão Ao Vivo com 11 pontos exclusivos de capitação de imagens e relatos dos fiéis. PATROCINADOR 1 PATROCINADOR 2 MÍDIA DE APOIO Os formatos de grande destaque (Retângulo Médio 2º Scroll, Share Banner) oferecem mais visibilidade para a campanha. Os formatos estão disponíveis em todas as páginas do site SBT, a entrega será segmentada no estado do Pará.
  14. 14. Oferecimento – MARCA Oferecimento – MARCA Para gerar engajamento e interesse da audiência o SBT Pará publicará em suas páginas oficiais posts com oferecimento dos patrocinadores envolvendo as marcas com a temática do Círio de Nazaré. Redes Ativadas: Facebook – SBT Pará Twitter @SBTPara POST PATROCINADO
  15. 15. COBERTURA TVCOBERTURA TV A cada procissão uma cobertura diferenciada pelo SBT PARÁ! A mídia que começa em Agosto contempla desde chamadas de expectativas, vts contando curiosidades do Círio, chamadas para as coberturas de cada procissão, matérias especiais no jornalismo, flashes nas principais procissões, além da transmissão ao vivo da procissão do Círio que ocorre no 2º domingo de outubro. Cada cota uma grande oportunidade de mídia.
  16. 16. 55Ass. 5”JPARBloco Noticias SBT PARA 6Ass. 5”RAELFlash Trasladação 4ª3ª 4 10 15 2ª 10 15 1ª Outubro 10 10 4ª 10 3ª2ª 100 1ª Setembro RAEL RAEL RAEL Código $ 30”Mídia de Apoio (Comercial) Ass. 5”Chamada TOTAL Ass. 5"Flash Romaria Fluvial CaracterizaçãoProduto Cota: Romarias Cobertura: Romaria Fluvial e Trasladação Esquema Comercial As Romaria Fluvial e Trasladação marcam o final de semana com as principais procissões do Círio. A cidade vive o ápice dos festejos, onde a Romaria Fluvial no sábado pela manhã permite que ribeirinhos, lanchas e balsas prestem sua homenagem a imagem peregrina, e o fim do dia a Trasladação permite há milhões de pessoas acompanhar e homenagear a imagem que segue em procissão para a Sé, de onde partirá no domingo para a grande procissão. A procissão vivida a noite permite a todos visualizar a beleza dos fogos, das velas e de tantas outras homenagens prestadas no percurso.
  17. 17. 6Ass. 5”ROT1Insert Logomarca 1Ass. 5”ROT2Vinheta encerramento 12Ass. 5”ROT 1Vinheta de passagem 55Ass. 5”JPARBloco Noticias SBT PARA 630”RAEL Mídia de Apoio (Comercial na transmissão) 4ª3ª 1 10 15 2ª 10 15 1ª Outubro 10 10 4ª 10 10 3ª2ª 126 1ª Setembro ROT 1 RAEL RAEL Código $ 30”Mídia de Apoio (Comercial) Ass. 5”Chamada TOTAL Ass. 5"Vinheta abertura CaracterizaçãoProduto Cota: Círio Cobertura: Círio Esquema Comercial Com a chegada do domingo, cedo os romeiros se preparam e começam a principal procissão, o Círio, é vivido a por milhões de promesseiros, curiosos e turistas que lotam as ruas de Belém encantados com a fé e/ou demonstrações culturais visualizadas ao longo do percurso onde a imagem peregrina recebe inúmeras homenagens. São 6h de muita emoção, história e devoção e dedicação.
  18. 18. Cota: Master Cobertura: Romaria Fluvial / Trasladação / Círio 101010Ass. 5”RAELChamada Institucional 6Flash Trasladação 4Ass. 5”RAELFlash Romaria Fluvial 151510Ass. 5”RAELChamada Romaria e Trasladação 6Ass. 5”ROT1Insert Logomarca 1Ass. 5”ROT2Vinheta encerramento 12Ass. 5”ROT 1Vinheta de passagem 55Ass. 5”JPARBloco Noticias SBT PARA 630”RAEL Mídia de Apoio (Comercial na transmissão) 4ª 20 3ª 1 20 15 2ª 20 15 1ª Outubro 20 10 4ª 20 10 3ª2ª 266 1ª Setembro ROT 1 RAEL RAEL Código $ 30”Mídia de Apoio (Comercial) Ass. 5”Chamada Círio TOTAL Ass. 5"Vinheta abertura CaracterizaçãoProduto Esquema Comercial
  19. 19. Resultado Estimado INDIVIDUAL: 1.764.800 DOMICILIAR: 504.600 165.891118.076459.00 IMPACTOS/ INSERÇÃO ABS (DOM)GRP (DOM) Investimento Tabela (PA1) R$ 361.158,80 FONTE: M W/ GBEL / Faixa Horária / Dez. 2013 Cota: Romarias Cobertura: Romaria Fluvial e Trasladação Ação de Guerrilha Mídia Digital O investimento contempla cobertura tv e ação de guerrilha, entretanto a realização da ação esta condionada a comercialização de 3 cotas. CRONOGRAMACRONOGRAMA
  20. 20. Resultado Estimado INDIVIDUAL: 1.764.800 DOMICILIAR: 504.600 218.659158.495567.12 IMPACTOS/ INSERÇÃO ABS (DOM) GRP (DOM) Investimento Tabela (PA1) R$ 431.027,51 FONTE: M W/ GBEL / Faixa Horária / Dez. 2013 Cota: Círio Cobertura: Círio Ação de Guerrilha Mídia Digital O investimento contempla cobertura tv e ação de guerrilha, entretanto a realização da ação esta condionada a comercialização de 3 cotas. CRONOGRAMACRONOGRAMA
  21. 21. Investimento Tabela (PA1) R$ 919.33,11 Resultado Estimado INDIVIDUAL: 1.764.800 DOMICILIAR: 504.600 345.548249.3731.197,18 IMPACTOS/ INSERÇÃO ABS (DOM) GRP (DOM) FONTE: M W/ GBEL / Faixa Horária / Dez. 2013 Cota: Master Cobertura: Romaria Fluvial / Trasladação / Círio Ação de Guerrilha Mídia Digital CRONOGRAMACRONOGRAMA
  22. 22. Informações PARÁ: Total Municípios 2012: 143 Total população 2012: 7.798.387 Domicílios com TV 2012: 1.669.190 IPC% 2012: 2,41984 Localidades: 142 Informações emissoras: AFILIADAS: 27 FILIAL SBT: 01 SBT PARÁ Cobertura SBT PARÁ: Cobertura: 33 localidades Fonte: IPC Target Marketing 2012 / IBGE - PNAD 2009 e Censo 2010 / IBOPE (índice ajustado de domicílios com TV 2012) / Diretoria de Redes e Afiliadas SBT Atlas de consumo – CGM / DIM (Base : estimativa de consumo e população – IPC Maps 2012) Cobertura SBT:
  23. 23. - Preços com base na Tabela de DEZEMBRO/2013 (PA1). - Os projetos contam com investimento de produção proporcional ao tamanho do evento ou concurso em questão. - As cotas serão negociadas por categoria de produto, garantindo a exclusividade de patrocínio por segmento de mercado. -As datas e horários das inserções rotativas serão designados pela emissora, com o compromisso de garantia da qualidade de programação a ser entregue. - Para realização de qualquer projeto faz-se necessário a comercialização mínima de 02 cotas. - Este plano poderá sofrer alteração em sua estrutura comercial, naturais do processo de finalização do projeto, não implicando em alterações significativas no seu plano de inserções e, portanto, sem ônus para o patrocinador. - A produção das assinaturas dos VTs é de responsabilidade do patrocinador. -Os patrocinadores deverão enviar as vinhetas com as assinaturas com duração de 5”, bem como os textos referentes às citações de patrocínio e as logomarcas para produção dos inserts em formato vetorial (adobe Illustrator), extensão PSD ou TIF (fundo transparente) com 300 dpi. Material e Prazo de Implementação Mídia Social - Formato das peças de Mídia Online: Retângulo Médio: 300 X 250 Peso máximo de 50 KB Formato Flash ou GIF; Suyper Banner Rodapé: 728 X 90, Peso Máximo de 50 KB Formato Flash ou GIF; Background: 630 X 600 Formato PSD/JPG; Post Patrocinado: Envio de Texto e Imagem 1024 X 768; -A entrega das peças é responsabilidade dos anunciantes; -Atraso nas entregas dos formatos não implicará em compensações anteriores.; - Prazos de Implementação da Matéria Publicitária: Após todo o material ser aprovado, o prazo de implementação será de 5 dias úteis. Observações:

×