Your SlideShare is downloading. ×

Editora abril

734
views

Published on

Trabalho Editora Abril …

Trabalho Editora Abril

Trabalho de Gestao de Marcas

EDITORA ABRIL

Prof. Armindo Ferreira

Grupo:
LUIS FELIPE MACHADO
RICARDO ALBUQUERQUE

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
734
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE JACAREÍ LUÍS FELIPE MACHADO RICARDO ALBUQUERQUE EDITORA ABRIL JACAREÍ 2011
  • 2. LUÍS FELIPE MACHADORICARDO ALBUQUERQUE EDITORA ABRIL Trabalho sobre a Editora Abril apresentado ao Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdade Anhanguera de Jacareí. Orientador: Prof. Armindo Ferreira JACAREÍ 2011
  • 3. RESUMOEsse trabalho trás informações sobre a marca EDITORA ABRIL tais como, história damarca, linha de produtos, características tangíveis e intangíveis, extensão de marca,gestão da marca, ações de comunicação, mudanças e atualizações da marca e outrasinformações, a fim de, entender melhor o funcionamento da marca.
  • 4. SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO 32. HISTÓRIA 43. LINHA DE PRODUTOS / EXTENSÃO DE MARCA 64. TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS 75. GESTÃO DE MARCA 86. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO 97. MUDANÇAS / ATUALIZAÇÃO DA MARCA 108. INTERESSANTE 119. CONCLUSÃO 12
  • 5. 1. INTRODUÇÃOPara entendermos melhor a marca EDITORA ABRIL, abordaremos informações devital importância para o objetivo do trabalho.
  • 6. 2. HISTÓRIAA Editora começou com a publicação O Pato Donald num pequeno escritório no centrode São Paulo. Ao todo, tinha meia dúzia de funcionários. Victor Civita chamou aempresa de Abril porque na Europa nesse mês se inicia a primavera. A árvore é arepresentação da fertilidade, a própria imagem da vida. O verde é a cor da esperançae do otimismo.No fim da década de 1950, a Abril começou sua grande transformação. Nos anosseguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamentoe tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia,edição e produção.Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicarobras de referência em fascículos, foi um fenômeno editorial. O conhecimento antesrestrito às bibliotecas e livrarias chegava às bancas. Em 2007, a Abril retorna a essesegmento editorial com o lançamento da coleção A Grande Cozinha.Em 1961, o crescimento da família Disney e o lançamento de Zé Carioca estimularama produção de quadrinhos nacionais. Recreio, lançada em 1969, levou mais adiante aproposta de educar divertindo, com suas histórias e atividades. Circulou por 12 anos eem 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada.A Abril esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. Ocrescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer QuatroRodas, Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo. Futebol e sexo ganharam revistassobre o assunto com Placar, Playboy, Vip e Mens Health. E Veja, hoje a maior revistado país e a terceira maior revista semanal de informação do mundo, foi responsávelpor algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional.A Abril também acompanhou de perto a mulher brasileira nas últimas cinco décadascom o lançamento de revistas femininas. Capricho começou com fotonovelas e, em1981, foi reformulada para falar com as adolescentes. Manequim, a primeira revista demoda da Abril, hoje é uma das mais vendidas no Brasil. Claudia, que nasceu em 1961,focalizava inicialmente a dona de casa. Ao longo dos anos, para manter a liderança nosetor, recebeu sucessivas adaptações e tratou de temas polêmicos, como ofeminismo. Nas décadas seguintes, surgiriam inúmeros títulos, entre eles Nova e Elle,Estilo, Gloss e, recentemente, Womens Health.
  • 7. Para continuar na liderança, a Abril diversificou sua atuação. Investiu em televisão einternet. Colocou no ar a TVA, a TV digital, a internet em banda larga, o Voip e a MTV,com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foicom o BOL, Brasil Online, lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foilançado o Ajato, provedor de internet em banda larga. Hoje, a Abril Mídia Digital é aunidade do grupo responsável pelos novos negócios digitais da Abril. Atualmenteconta com o Abril.com e a Abril no Celular. A área é responsável por entender eatender aos desejos dos consumidores digitais, desenvolvendo produtos, conteúdos eserviços nas plataformas e nos formatos que supram às expectativas destes novospúblicos.A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma dasáreas de negócio da Abril. Com a aquisição em 2004 das Editoras Ática e Scipione,hoje a Abril Educação lidera o mercado brasileiro de livros escolares com 29% departicipação. Além disso, em 2008 foi lançado o SER, sistema de ensino que une atradição das Editoras Ática e Scipione ao conteúdo da Editora Abril.A Abril continua em plena transformação e, com o habitual pioneirismo, anunciou asociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, em maio de 2006, que passoua deter 30% do capital do Grupo, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aosfundos de investimento administrados pela Capital International, desde julho de 2004.Hoje a Abril publica 54 títulos, que chegam a aproximadamente 28 milhões de leitores.A Gráfica utiliza processos digitais e imprime cerca de 568 milhões de revistas porano. O Grupo tem investido cada vez mais nas mídias digitais, um dos principaisdestaques em internet é a marca Capricho, que desenvolveu conteúdo exclusivo paraa rede e é, hoje, segundo a Comscore – empresa de pesquisa de mercado quefornece dados de marketing e serviços – o maior site teen do mundo, com 2,5 milhõesde unique visitors e 62 milhões de page views em 2010.
  • 8. 3. LINHA DE PRODUTOS / EXTENÇÃO DE MARCAA Editora Abril é uma empresa muito bem conceituada no Brasil, pois mensalmenteela produz diversas publicações, para todos os tipos de leitores. A tal já está nomercado a mais de cinqüenta anos e possui grande influencia a também importânciaem toda América latina. A Editora Abril faz sucesso porque possui milhares deconteúdos impressos em suas revistas, que com certeza sempre vai agradar alguém,as principais e mais conhecidas publicações da editora são:  Veja (Atualidades)  Exame (Atualidades)  Claudia (Feminina)  Contigo (Variedades)  Capricho (Público jovem)  Vip (Público masculino)  Playboy (Público masculino)  Quatro rodas (Carros)  Nova (Público feminino)  Manequim (Moda)  Boa Forma (Saúde e Moda)  Ana Maria (Receitas)  Casa (Dicas de Decoração)  Recreio (Curiosidades para Crianças)  Disney (Infantil)
  • 9. 4. TANGÍVEIS E INTANGÍVEISTangíveis:  Tamanho  Durabilidade  Cor  Modelo  Peso  Gastos Indiretos  Embalagem  Rotulagem  Variedade  Personalização  DesignIntangíveis:  Qualidade  Reputação  Capricho  Posicionamento (Marketing)  Marca  Instalação  Pós-Venda  Informações/Instruções  Manutenção  Garantias  Devoluções  Imagem  Status
  • 10. 5. GESTÃO DA MARCADevido ao grande número de marcas que o Grupo Abril possui, dentre elas aEDITORA ABRIL, existe uma distinção entre os serviços de cada marca, sendo umgrande conjunto de atividades envolvendo várias marcas para resultar na publicaçãode tal material.Logo:Informações sobre a Gestão da marca EDITORA ABRIL não encontradas viapesquisa. Atualmente estamos aguardando um retorno do contato feito através de e-mails com o Grupo Abril para que assim possamos adicioná-las ao trabalho.
  • 11. 6. AÇÕES DE COMUNICAÇÃOA EDITORA ABRIL em teoria não investe largamente em ações de comunicação paraa sua marca, o que acontece são ações de comunicação com foco nas marcas desuas publicações como por exemplo: Revista Veja, Exame e Contigo entre outras.Com isso a marca EDITORA ABRIL se promove indiretamente através das marcas desuas publicações. É comum ver cases de sucesso com foco nas publicações daEDITORA ABRIL.Sendo assim podemos citar o exemplo um case de 2010 feito pelo Grupo Fierce emcomemoração aos 33 anos da revista “Casa Cláudia” a Editora Abril realizou umaação que contou com o Grupo Fierce. Foram entregues para vários arquitetos eassinantes da revista, uma libélula 3D art em acrílico laranja. Além disso, na festa darevista foram usadas 3 libéulas em acrílico com 1,80m de comprimento. Todo estematerial foi cortado a laser e montado pela Fierce em maio de 2010.Vários outros exemplos podem ser citados, mas nenhum específico para a marcaEDITORA ABRIL.
  • 12. 7. MUDANÇAS / ATUALIZAÇÃO DA MARCAA marca surgiu na Argentina nos anos 40 com os irmãos Victor Civita e César Civitacom o nome de EDITORA ABRIL. Em maio de 1950 Victor Civita resolve fundar umaeditora no Brasil, surge então a EDITORA PRIMAVERA com a primeira publicação arevista “Raio Vermelho” e em junho de 1950, Civita passa a usar o mesmo nome daeditora argentina, EDITORA ABRIL.Posteriormente a EDITORA ABRIL passa a ser parte integrante do Grupo Abril que éhoje um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina.
  • 13. 8. INTERASSANTEDurante a pesquisa podemos notar um significativo número de tópicos referentes areclamações contra a EDITORA ABRIL, tais como desconto indevido, débito nãoautorizado em cartão de crédito, cancelamento de assinatura e propaganda enganosa.Segue um exemplo abaixo sobre uma reclamação:“Olá, meu nome é Taís Cristina França e no dia 19 de maio de 2011 ao chegar à faculdadeonde estudo fui surpreendida por uma promotora da Editora Abril que se identificou como“Leninha” e que me abordou falando de uma parceria da Editora abril com o governo federalque estaria concedendo descontos para assinaturas de revistas à estudantes universitários. Apartir daí ela me explicou como seria o plano e me disse que o governo pagaria o valor darevista e o estudante apenas as despesas com o envio, ela me mostrou como ficariam osvalores e me disse que seria uma parcela única, além disso eu deveria optar por no mínimo 3revistas. Aceitei a proposta de acordo com o valor que ela me garantiu que seria ÚNICO, memostrou o contrato com o valor e me pediu que eu assinasse, após eu assinar ela preencheu ocampo de contrato com a quantidade de parcelas colocando com 12 parcelas. Uma dasrevistas que eu escolhi é mensal e custa 10,00 na bancas (REVISTASUPERINTERESSANTE), pela assinatura que eles fizeram vou pagar 13,00 reais mensaispela mesma revista, ou seja, mais do que eu gastaria se comprasse a revista na banca!!!!! Fui[editado pelo Reclame Aqui] e ENGANADA. Ou perceber voltei imediatamente até a promotorae esta me disse que eu só poderia realizar o cancelamento pelo SAC da empresa. No diaseguinte ao ligar para o SAC (Dia 20 de maio às 10 e35 da manhã) fui informada pelaatendente Alessandra de que eu não poderia realizar o cancelamento da assinatura, pois amesma não constava no sistema e que isso levaria cerca de um mês para acontecer, e queficava ao meu critério procurar o PROCON, ao pedir o protocolo do atendimento a mesma medisse que como minha assinatura ainda não constava no sistema, ela não iria me informar oprotocolo da ligação. Para mim, além de frustração, ficou o sentimento de ter sido passadapara trás, pois tendo que aguardar um mês para cancelar as assinaturas, vou começar areceber as revistas e terei que pagar mais do que um exemplar da revista custa na banca, poisa venda foi pelo cartão de crédito. Além disso, a empresa faz uso do nome do governo paraenganar os consumidores.”Link: http://www.reclameaqui.com.br/1315104/editora-abril/propaganda-enganosa/
  • 14. 9. CONCLUSÃOCom este trabalho podemos concluir que a marca EDITORA ABRIL apesar de não terum foco da comunicação exclusivamente para a sua marca, ainda sim é uma marcade grande porte de maneira até impressionante ao nosso ponto de vista, uma vez que,desconhecíamos a fundo o tamanho da mesma. Um outro ponto interessante é o fatode que a EDITORA ABRIL faz parte do Grupo Abril que por sua vez possui dezenasde marcas, o que dificultou bastante no que se diz respeito à pesquisa, entender o quea marca EDITORA ABRIL faz, pois o processo de publicação para qualquer materialpassa por diversas marcas do Grupo Abril.

×