Uploaded on

Trabalho Editora Abril …

Trabalho Editora Abril

Trabalho de Gestao de Marcas

EDITORA ABRIL

Prof. Armindo Ferreira

Grupo:
LUIS FELIPE MACHADO
RICARDO ALBUQUERQUE

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
718
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE JACAREÍ LUÍS FELIPE MACHADO RICARDO ALBUQUERQUE EDITORA ABRIL JACAREÍ 2011
  • 2. LUÍS FELIPE MACHADORICARDO ALBUQUERQUE EDITORA ABRIL Trabalho sobre a Editora Abril apresentado ao Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda das Faculdade Anhanguera de Jacareí. Orientador: Prof. Armindo Ferreira JACAREÍ 2011
  • 3. RESUMOEsse trabalho trás informações sobre a marca EDITORA ABRIL tais como, história damarca, linha de produtos, características tangíveis e intangíveis, extensão de marca,gestão da marca, ações de comunicação, mudanças e atualizações da marca e outrasinformações, a fim de, entender melhor o funcionamento da marca.
  • 4. SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO 32. HISTÓRIA 43. LINHA DE PRODUTOS / EXTENSÃO DE MARCA 64. TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS 75. GESTÃO DE MARCA 86. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO 97. MUDANÇAS / ATUALIZAÇÃO DA MARCA 108. INTERESSANTE 119. CONCLUSÃO 12
  • 5. 1. INTRODUÇÃOPara entendermos melhor a marca EDITORA ABRIL, abordaremos informações devital importância para o objetivo do trabalho.
  • 6. 2. HISTÓRIAA Editora começou com a publicação O Pato Donald num pequeno escritório no centrode São Paulo. Ao todo, tinha meia dúzia de funcionários. Victor Civita chamou aempresa de Abril porque na Europa nesse mês se inicia a primavera. A árvore é arepresentação da fertilidade, a própria imagem da vida. O verde é a cor da esperançae do otimismo.No fim da década de 1950, a Abril começou sua grande transformação. Nos anosseguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamentoe tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia,edição e produção.Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicarobras de referência em fascículos, foi um fenômeno editorial. O conhecimento antesrestrito às bibliotecas e livrarias chegava às bancas. Em 2007, a Abril retorna a essesegmento editorial com o lançamento da coleção A Grande Cozinha.Em 1961, o crescimento da família Disney e o lançamento de Zé Carioca estimularama produção de quadrinhos nacionais. Recreio, lançada em 1969, levou mais adiante aproposta de educar divertindo, com suas histórias e atividades. Circulou por 12 anos eem 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada.A Abril esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. Ocrescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer QuatroRodas, Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo. Futebol e sexo ganharam revistassobre o assunto com Placar, Playboy, Vip e Mens Health. E Veja, hoje a maior revistado país e a terceira maior revista semanal de informação do mundo, foi responsávelpor algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional.A Abril também acompanhou de perto a mulher brasileira nas últimas cinco décadascom o lançamento de revistas femininas. Capricho começou com fotonovelas e, em1981, foi reformulada para falar com as adolescentes. Manequim, a primeira revista demoda da Abril, hoje é uma das mais vendidas no Brasil. Claudia, que nasceu em 1961,focalizava inicialmente a dona de casa. Ao longo dos anos, para manter a liderança nosetor, recebeu sucessivas adaptações e tratou de temas polêmicos, como ofeminismo. Nas décadas seguintes, surgiriam inúmeros títulos, entre eles Nova e Elle,Estilo, Gloss e, recentemente, Womens Health.
  • 7. Para continuar na liderança, a Abril diversificou sua atuação. Investiu em televisão einternet. Colocou no ar a TVA, a TV digital, a internet em banda larga, o Voip e a MTV,com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foicom o BOL, Brasil Online, lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foilançado o Ajato, provedor de internet em banda larga. Hoje, a Abril Mídia Digital é aunidade do grupo responsável pelos novos negócios digitais da Abril. Atualmenteconta com o Abril.com e a Abril no Celular. A área é responsável por entender eatender aos desejos dos consumidores digitais, desenvolvendo produtos, conteúdos eserviços nas plataformas e nos formatos que supram às expectativas destes novospúblicos.A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma dasáreas de negócio da Abril. Com a aquisição em 2004 das Editoras Ática e Scipione,hoje a Abril Educação lidera o mercado brasileiro de livros escolares com 29% departicipação. Além disso, em 2008 foi lançado o SER, sistema de ensino que une atradição das Editoras Ática e Scipione ao conteúdo da Editora Abril.A Abril continua em plena transformação e, com o habitual pioneirismo, anunciou asociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, em maio de 2006, que passoua deter 30% do capital do Grupo, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aosfundos de investimento administrados pela Capital International, desde julho de 2004.Hoje a Abril publica 54 títulos, que chegam a aproximadamente 28 milhões de leitores.A Gráfica utiliza processos digitais e imprime cerca de 568 milhões de revistas porano. O Grupo tem investido cada vez mais nas mídias digitais, um dos principaisdestaques em internet é a marca Capricho, que desenvolveu conteúdo exclusivo paraa rede e é, hoje, segundo a Comscore – empresa de pesquisa de mercado quefornece dados de marketing e serviços – o maior site teen do mundo, com 2,5 milhõesde unique visitors e 62 milhões de page views em 2010.
  • 8. 3. LINHA DE PRODUTOS / EXTENÇÃO DE MARCAA Editora Abril é uma empresa muito bem conceituada no Brasil, pois mensalmenteela produz diversas publicações, para todos os tipos de leitores. A tal já está nomercado a mais de cinqüenta anos e possui grande influencia a também importânciaem toda América latina. A Editora Abril faz sucesso porque possui milhares deconteúdos impressos em suas revistas, que com certeza sempre vai agradar alguém,as principais e mais conhecidas publicações da editora são:  Veja (Atualidades)  Exame (Atualidades)  Claudia (Feminina)  Contigo (Variedades)  Capricho (Público jovem)  Vip (Público masculino)  Playboy (Público masculino)  Quatro rodas (Carros)  Nova (Público feminino)  Manequim (Moda)  Boa Forma (Saúde e Moda)  Ana Maria (Receitas)  Casa (Dicas de Decoração)  Recreio (Curiosidades para Crianças)  Disney (Infantil)
  • 9. 4. TANGÍVEIS E INTANGÍVEISTangíveis:  Tamanho  Durabilidade  Cor  Modelo  Peso  Gastos Indiretos  Embalagem  Rotulagem  Variedade  Personalização  DesignIntangíveis:  Qualidade  Reputação  Capricho  Posicionamento (Marketing)  Marca  Instalação  Pós-Venda  Informações/Instruções  Manutenção  Garantias  Devoluções  Imagem  Status
  • 10. 5. GESTÃO DA MARCADevido ao grande número de marcas que o Grupo Abril possui, dentre elas aEDITORA ABRIL, existe uma distinção entre os serviços de cada marca, sendo umgrande conjunto de atividades envolvendo várias marcas para resultar na publicaçãode tal material.Logo:Informações sobre a Gestão da marca EDITORA ABRIL não encontradas viapesquisa. Atualmente estamos aguardando um retorno do contato feito através de e-mails com o Grupo Abril para que assim possamos adicioná-las ao trabalho.
  • 11. 6. AÇÕES DE COMUNICAÇÃOA EDITORA ABRIL em teoria não investe largamente em ações de comunicação paraa sua marca, o que acontece são ações de comunicação com foco nas marcas desuas publicações como por exemplo: Revista Veja, Exame e Contigo entre outras.Com isso a marca EDITORA ABRIL se promove indiretamente através das marcas desuas publicações. É comum ver cases de sucesso com foco nas publicações daEDITORA ABRIL.Sendo assim podemos citar o exemplo um case de 2010 feito pelo Grupo Fierce emcomemoração aos 33 anos da revista “Casa Cláudia” a Editora Abril realizou umaação que contou com o Grupo Fierce. Foram entregues para vários arquitetos eassinantes da revista, uma libélula 3D art em acrílico laranja. Além disso, na festa darevista foram usadas 3 libéulas em acrílico com 1,80m de comprimento. Todo estematerial foi cortado a laser e montado pela Fierce em maio de 2010.Vários outros exemplos podem ser citados, mas nenhum específico para a marcaEDITORA ABRIL.
  • 12. 7. MUDANÇAS / ATUALIZAÇÃO DA MARCAA marca surgiu na Argentina nos anos 40 com os irmãos Victor Civita e César Civitacom o nome de EDITORA ABRIL. Em maio de 1950 Victor Civita resolve fundar umaeditora no Brasil, surge então a EDITORA PRIMAVERA com a primeira publicação arevista “Raio Vermelho” e em junho de 1950, Civita passa a usar o mesmo nome daeditora argentina, EDITORA ABRIL.Posteriormente a EDITORA ABRIL passa a ser parte integrante do Grupo Abril que éhoje um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina.
  • 13. 8. INTERASSANTEDurante a pesquisa podemos notar um significativo número de tópicos referentes areclamações contra a EDITORA ABRIL, tais como desconto indevido, débito nãoautorizado em cartão de crédito, cancelamento de assinatura e propaganda enganosa.Segue um exemplo abaixo sobre uma reclamação:“Olá, meu nome é Taís Cristina França e no dia 19 de maio de 2011 ao chegar à faculdadeonde estudo fui surpreendida por uma promotora da Editora Abril que se identificou como“Leninha” e que me abordou falando de uma parceria da Editora abril com o governo federalque estaria concedendo descontos para assinaturas de revistas à estudantes universitários. Apartir daí ela me explicou como seria o plano e me disse que o governo pagaria o valor darevista e o estudante apenas as despesas com o envio, ela me mostrou como ficariam osvalores e me disse que seria uma parcela única, além disso eu deveria optar por no mínimo 3revistas. Aceitei a proposta de acordo com o valor que ela me garantiu que seria ÚNICO, memostrou o contrato com o valor e me pediu que eu assinasse, após eu assinar ela preencheu ocampo de contrato com a quantidade de parcelas colocando com 12 parcelas. Uma dasrevistas que eu escolhi é mensal e custa 10,00 na bancas (REVISTASUPERINTERESSANTE), pela assinatura que eles fizeram vou pagar 13,00 reais mensaispela mesma revista, ou seja, mais do que eu gastaria se comprasse a revista na banca!!!!! Fui[editado pelo Reclame Aqui] e ENGANADA. Ou perceber voltei imediatamente até a promotorae esta me disse que eu só poderia realizar o cancelamento pelo SAC da empresa. No diaseguinte ao ligar para o SAC (Dia 20 de maio às 10 e35 da manhã) fui informada pelaatendente Alessandra de que eu não poderia realizar o cancelamento da assinatura, pois amesma não constava no sistema e que isso levaria cerca de um mês para acontecer, e queficava ao meu critério procurar o PROCON, ao pedir o protocolo do atendimento a mesma medisse que como minha assinatura ainda não constava no sistema, ela não iria me informar oprotocolo da ligação. Para mim, além de frustração, ficou o sentimento de ter sido passadapara trás, pois tendo que aguardar um mês para cancelar as assinaturas, vou começar areceber as revistas e terei que pagar mais do que um exemplar da revista custa na banca, poisa venda foi pelo cartão de crédito. Além disso, a empresa faz uso do nome do governo paraenganar os consumidores.”Link: http://www.reclameaqui.com.br/1315104/editora-abril/propaganda-enganosa/
  • 14. 9. CONCLUSÃOCom este trabalho podemos concluir que a marca EDITORA ABRIL apesar de não terum foco da comunicação exclusivamente para a sua marca, ainda sim é uma marcade grande porte de maneira até impressionante ao nosso ponto de vista, uma vez que,desconhecíamos a fundo o tamanho da mesma. Um outro ponto interessante é o fatode que a EDITORA ABRIL faz parte do Grupo Abril que por sua vez possui dezenasde marcas, o que dificultou bastante no que se diz respeito à pesquisa, entender o quea marca EDITORA ABRIL faz, pois o processo de publicação para qualquer materialpassa por diversas marcas do Grupo Abril.