0
TECNOLOGIA ONTEM E
HOJE:
COMPUTADOR
“AQUELE QUE FAZ CONTAS”:
 Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca
vista anteriormen...
Á BA CO:
A PR IMEIR A CA LCULA DOR A DA HISTÓR IA
 Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a
realização de cá...
RÉGUA DE CÁLCULO
 Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal
ferramenta de ...
MÁQUINA DE PASCAL
 Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser
chamado da ...
A MÁQUINA DE DIFERENÇAS
 No ano de 1822, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era
capaz de calcular funções de divers...
 No ano de 1837, Babbage lançou
uma nova máquina, chamado de
Engenho Analítico (Máquina Analítica);
 Ela aproveitava tod...
MÁQUINA DE HOLLERITH
 Em 1890, nos Estados Unidos, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o
process...
COMPUTADORES PRÉ-MODERNOS
 Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária
propriamente dita...
COMPUTAÇÃO MODERNA
A computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais, que não
utilizam componentes ...
ENIAC
No ano de 1946, ocorreu uma
revolução no mundo da
computação, como o lançamento
do computador ENIAC (Electrical
Nume...
Segunda Geração (1959 - 1964)
Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por
transístores, o que di...
IBM 7030
 O IBM 7030, também conhecido por
Strech, foi o primeiro supercomputador
lançado na segunda geração, desenvolvid...
Terceira geração (1964 – 1970)
Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de
circuitos integrados, ou seja, p...
IBM 360/91
 Lançado em 1967, esta máquina já trabalhava com
dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como
d...
Quarta geração (1970 até hoje)
A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e
computadores pessoais, c...
ALTAIR 8800
 O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido
como computador até aquela época.
 O ...
APPLE, LISA E MACINTOSH
 Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no
proje...
MICROSOFT E OS
PROCESSADORES INTEL
MULTI-CORE
COMPUTAÇÃO DE BOLSO
 De alguns anos para cá, cada vez mais computadores
móveis são lançados no mercado, os quais podem se...
FONTES:
 Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/1697-a-
historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm#ixzz2aud...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Computador - renata e leo

351

Published on

Apresentação preparada a partir de pesquisa sobre as mudanças da tecnologia na linha do tempo

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
351
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Computador - renata e leo"

  1. 1. TECNOLOGIA ONTEM E HOJE: COMPUTADOR
  2. 2. “AQUELE QUE FAZ CONTAS”:  Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos atrás.  Computador, como definido pelo Dicionário Brasileiro Globo, é "Aquele que faz contas".  Para começar, vamos falar sobre uma forma de calcular muito simples mas que também foi muito útil nas culturas antigas: o ábaco.
  3. 3. Á BA CO: A PR IMEIR A CA LCULA DOR A DA HISTÓR IA  Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio;  Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia;  Seu nome na Roma antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada;  Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já a multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que padrão.
  4. 4. RÉGUA DE CÁLCULO  Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal ferramenta de cálculo por muito tempo;  Em 1638, depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred , criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes;  O mecanismo do William era consistido de um régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado.
  5. 5. MÁQUINA DE PASCAL  Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal  A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair.  Em 1672, o alemão Gottfried Leibnitz conseguiu o que pascal não tinha conseguido, criar uma calculadora que efetuava a soma e a divisão, além da raiz quadrada.
  6. 6. A MÁQUINA DE DIFERENÇAS  No ano de 1822, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos), de forma muito simples e a chamou de Máquina de Diferenças;
  7. 7.  No ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamado de Engenho Analítico (Máquina Analítica);  Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões;
  8. 8. MÁQUINA DE HOLLERITH  Em 1890, nos Estados Unidos, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados computados, para realização de um censo;  Ao invés da clássica caneta para marcar X em “sim” e “não” para perguntas como sexo, idade, os agentes do censo perfuravam estas opções nos cartões; E os dados coletados demorou aproximadamente 1/3 do comum: Uma revolução!!!  Hollerith fundou sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de 1896. Em 1916, com seu falecimento, o nome da empresa foi alterado para Internacional Business Machine, a mundialmente famosa IBM.
  9. 9. COMPUTADORES PRÉ-MODERNOS  Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1;  Entre os projetos desenvolvidos na segunda guerra mundial, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing;  Foi criada a famosa teoria da “Máquina de Turing”, que através de um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens diferentes.
  10. 10. COMPUTAÇÃO MODERNA A computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais, que não utilizam componentes analógicos com base de seu funcionamento. Ela pode ser dividida em várias gerações: Primeira Geração (1946 - 1959) A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Existiram várias máquinas dessa época, contudo, vamos focar no ENIAC, que foi a famosa de todas.
  11. 11. ENIAC No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação, como o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly.
  12. 12. Segunda Geração (1959 - 1964) Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminuiu em muito tamanho do hardware. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores.
  13. 13. IBM 7030  O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC;
  14. 14. Terceira geração (1964 – 1970) Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo.
  15. 15. IBM 360/91  Lançado em 1967, esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.  O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.
  16. 16. Quarta geração (1970 até hoje) A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas agora. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware.
  17. 17. ALTAIR 8800  O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época.  O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho.
  18. 18. APPLE, LISA E MACINTOSH  Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns;  O Apple I, lançado em 1976, pode ser considerado como o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC;  Seguindo na mesma linha, com os computadores Lisa (1983) e Macintosh(1984), foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho.
  19. 19. MICROSOFT E OS PROCESSADORES INTEL
  20. 20. MULTI-CORE
  21. 21. COMPUTAÇÃO DE BOLSO  De alguns anos para cá, cada vez mais computadores móveis são lançados no mercado, os quais podem ser carregados dentro do bolso, por isso o seu nome;  A principal tendência do futuro, que já está ocorrendo agora, é a união de muitas funcionalidades em um mesmo aparelho.  O IPhone, da Apple, é o aparelho portátil que se mais aproxima deste dispositivo único.
  22. 22. FONTES:  Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/1697-a- historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm#ixzz2audUx5lU
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×