Plano de aula power point

978 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
978
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de aula power point

  1. 1. PLANO DE AULA Gênero-Tangram Autor e co-autor (es) Autora: Aneide Tessarolo Machado Conteúdo: espaço e forma
  2. 2. Objetivos a serem alcançados: .Identificar e classificar as peças do Tangram; .Refletir sobre características geométricas de figuras planas. · Construir uma história em quadrinhos criando os personagens com as peças do Tangram.
  3. 3. Tempo estimado: 2 aulas Publico alvo: sexto ano Estrutura curricular Ensino Fundamental Componente CurricularMatemática/língua portugue3sa /Artes
  4. 4. Primeira Apresentar a história do aula: tangram TANGRAM O ENIGMA CHINÊS Popular na China com os nomes de “quadrado mágico”, ”tabela da sabedoria” e “tabela da sagacidade”. O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa que consiste de sete partes lisas (chamadas tans): dois grandes triângulos, dois pequenos triângulos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Você pode colocar estes sete tans em conjunto para criar formas de qualquer coisa como gatos, pássaros e cangurus até barcos, pessoas e bules. Embora, para isso, devem-se seguir as seguintes regras: • Você deve usar todas as sete tans; • Todos eles devem tocar; • Eles não devem se sobrepuser.
  5. 5. Usando um pedaço de papel quadrado para representar a personagem e ir dobrando e recortando conforme a história. É um passatempo para crianças e adultos, além disso, o tangram possui notáveis possibilidades pedagógicas. Com as crianças pode ser utilizado para reconhecimentos das formas e dos significados e no ensino do aproveitamento dos espaços. O tangram estimula o desenvolvimento da imaginação e de habilidades matemáticas. Pode ser feito com as crianças em diversos materiais: papel, cartolina,emborrachado,etc. No final terá as sete peças do tangram. Perguntar se eles conhecem o nome das figuras encontradas.
  6. 6. SEGUNDA AULA Levar os alunos para o laboratório de informática e solicitar que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele os alunos encontrarão as peças do Tangram. Dar um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostrar-lhes que poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar as formas devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito. Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
  7. 7. fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, perguntar se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero). Caso só apareça a classificação em três grupos, questionar se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, estarão sendo induzidos a classificar pelo número de lados. Levá-los a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveitar esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.
  8. 8. A seguir colocar os seguintes problemas:  ”Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”  ”Com  quais  peças  podemos  cobrir  o  triângulo  maior?”  ”E o paralelogramo?”  ”Usando  apenas  o  triângulo  menor,  quantos  são  necessários  para  cobrir  o  quadrado,  o  triângulo  médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”
  9. 9. Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram. Dessa forma, nessa aula, o aluno estará sendo desafiado a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.
  10. 10. quais as peças do jogo, quantas são etc. Então convidá-los a criar uma história em quadrinhos, usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram. Esse trabalho será realizado em parceria com os professores de língua portuguesa e artes. O professor de artes irá orientar os alunos quanto à parte artística, cores, harmonia, etc. Já o professor de língua portuguesa irá ajudá-los no texto, nas falas, etc. A história será feita em grupos, terminada em horário extraclasse e entregue em data marcada juntamente com os alunos.
  11. 11. Avaliação Será usada como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a história em quadrinhos.

×