Atividade unidade7 ane cristina cacavo

121 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
121
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividade unidade7 ane cristina cacavo

  1. 1. O uso da Informática comoO uso da Informática como instrumentoinstrumento de ensino da Matemáticade ensino da Matemática Alessandra Patrícia Alves RoverssiAlessandra Patrícia Alves Roverssi Ane Cristina CácavoAne Cristina Cácavo
  2. 2. Objetivo: eto é evidenciar a importância do uso da informática como ferramenta de ensino. O crescimento da Informática se faz presente em todas as áreas, e isso não é diferente O objetivo principal deste projeto é evidenciar a importância do uso da informática como ferramenta de ensino.
  3. 3. O crescimento da Informática se faz presente em todas as áreas, e isso não é diferente na educação e na matemática.
  4. 4. O uso das tecnologias hoje na educação de uma maneira geral é extremamente importante e benéfica à construção do conhecimento, que não é somente adquirido nas disciplinas, mas também do uso adequado das tecnologias pelos alunos que se faz presente não só na vida acadêmica como também na vida profissional.
  5. 5. Porém, grande parte dos professores não teve experiências com computadores em seus cursos de formação, nem tampouco preparo para a utilização dos mesmos em suas aulas. Por isso, destaca-se a importância de discutir o assunto e apontar caminhos para que os professores utilizem as ferramentas tecnológicas. Além disso, é necessário repensar o ensino da Matemática, visando torná-la mais interessante, a incorporação da tecnologia. Alguns programas procuram criar ambientes de investigação e exploração matemática, contribuindo assim para a construção do conhecimento matemático. Por meio da utilização desse tipo de programas a matemática deixa de ser um conhecimento pronto apenas transmitido ao aluno, que passa a ser parte integrante do processo de construção de conhecimento.
  6. 6. Nesse sentido, como educadora desenvolvi nas minhas aulas , atividades no laboratório de informática, com jogos e sofwares educativos (cabri-geometry, cinderella, tangram, enigma das frações, geogebra, entre outros), que utilizei como instrumento de ensino em diversos conteúdos matemáticos, a citar operações fundamentais, frações geometria etc., nos 1º anos – E.M., buscando um maior interesse do aluno em aprender matemática.
  7. 7. . Durante a experiência, em vários momentos, observei a dificuldade que alguns alunos possuem, quando se deparam com situações que envolvam raciocínio lógico e mesmo operações simples que envolvam matemática, mas também comprovei a importância de utilizarmos a tecnologia não só para facilitar o entendimento, apresentado de uma forma mais atraente e também familiarizando o aluno com softwares.
  8. 8. Enfim, em relação a experiência realizada, percebi que ao utilizar a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, os alunos estimulam o desenvolvimento de habilidades intelectuais, pois ao estar lidando com a novidade que é a utilização do computador, torna a aula mais interessante e sai da rotina da sala de aula. Este é um recurso muito rico, e nós como educadores, devemos estar sempre nos preparando para usá-lo da melhor maneira possível.

×