Leonardo da Vinci
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Leonardo da Vinci

on

  • 4,093 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,093
Views on SlideShare
4,093
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
42
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • porque son todos portugueses?
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Leonardo da Vinci Presentation Transcript

  • 1. Leonardo da Vinci
    Trabalho realizado por Andriy Russu, Nº2 e, da turma C, do 7º ano para a disciplina de Estudo Acompanhado leccionada pela professora Ana Silva.
  • 2. Introdução
    Neste trabalho iremos tratar a biografia de Leonardo da Vinci. Escolhemos este pintor porque, ele foi um dos maiores génios da história da humanidade que se destacou em muitas áreas.
    O trabalho será realizado com base em informação retirada de livros e enciclopédias. Com este trabalho pretendemos conhecer mais sobre a vida e obra deste vulto.
  • 3. Biografia de Leonardo Da Vinci
    Leonardo di ser Piero da Vinci foi um polímato que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto, botânico, poeta e músico italiano.
    Nasceu em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina. No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai. Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.
    Em 1469 mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no estúdio do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio.
  • 4. Biografia de Leonardo Da Vinci(continuaçÃO)
    Em 1469 mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no estúdio do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio.
    Em 1472, iniciou investigações anatómicas. Elaborou, então, inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. O seu primeiro desenho, intitulado “Desenho da Paisagem do Vale do Arno”, é datado de 1473.
    Até 1480, produziu uma série de pequenos quadros, como a “Madona com Cravo”, a “Madona Benois” e, possivelmente, também a “Anunciação”.
    Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor.
    De 1483 até 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis, aceitou e executou a encomenda de uma pintura de altar: “A Virgem dos Rochedos”.
  • 5. Biografia de Leonardo Da Vinci(continuaçÃO)
    De 1487 até 1488, trabalhou como arquitecto no estúdio da Catedral de Milão.
    Em 1489, Leonardo planeou um tratado de anatomia com base numa grande colecção de desenhos anatómicos que havia realizado a partir de observações e dissecações humanas e animais.
    De 1489 até 1494, trabalhou na estátua equestre de Francesco Sforza em Milão. Nesse mesmo período pintou, os “Retrato de Cecilia Gallarani” e de “Lucrezia Crivelli”.
    De 1495 até 1498, Leonardo entregou-se à pintura de A Última Ceia encomendada por Ludovico Sforza.
    Em 1500, regressou a Florença e iniciou aquele que seria o seu período mais produtivo como pintor. Na Primavera, desenhou um esboço para a “A Virgem e o Menino com Stª Ana”, cuja pintura a óleo só será concluída em 1510.
  • 6. Biografia de Leonardo Da Vinci(continuaçÃO)
    Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da “Virgem com o Menino” conhecido como “Madona del Fuso”.
    Em 1502, viajou por Itália com Cesar Borgia como arquitecto e engenheiro. Nesta altura, desenhou mapas e outro tipo de representações geográficas.
    Em 1503, regressou a Florença e iniciou o “Retrato de Lisa del Giocondo”, esposa de Francesco del Giocondo. Nesta altura começou a pintura mural da “Batalha de Anghiari”.
    Em 1513, Leonardo da Vinci foi para Roma com o seu novo mecenas, Giuliano de Medici.
    Em 1514/1515, iniciou uma série de experiências científicas. Entre outras coisas, planeou a drenagem dos pântanos de Pontini, a sul de Roma.
    Em 1516, após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I.
  • 7. Biografia de Leonardo Da Vinci(conclusão)
    Morreu em Cloux em 1519. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa.
    Fig. 1 – Possível casa de Leonardo da Vinci
  • 8. Obras do pintor
    Mona Lisa - A Mona Lisa não é apenas a obra mais reputada de Leonardo, como constitui um dos mais célebres ícones de todos os tempos, pelo olhar magnético, o sorriso enigmático, o mistério da identidade. Várias hipóteses foram avançadas no sentido de identificar a personagem, apesar de o título da obra – “Giaconda ou Mona Lisa” – se referir ao nome atribuído, em 1550, por Giorgio Vasari a um quadro de Leonardo, que na altura se encontrava em França. Actualmente, o quadro encontra-se no Museu do Louvre, Paris. Foi pintado a óleo sobre madeira.
    Fig. 2 – Mona Lisa
  • 9. Obras do pintor (Continuação)
    A Última Ceia – Esta obra muito célebre, encomendada por Ludovico Sforza, foi realizada numa das paredes do refeitório do Convento dominicano de Santa Maria delle Grazie, em Milão. A cena, que representa o momento em que Cristo anuncia aos apóstolos a traição a que um deles o irá sujeitar, retrata as emoções de transtorno e de pasmo destes últimos através de uma linguagem fortemente inovadora.
    Fig. 3 – A Última Ceia
  • 10. Conclusão
    A partir da realização deste trabalho concluímos que Leonardo Da Vinci foi um dos maiores génios da humanidade. Este trabalho foi-nos bastante útil para aprofundar os nossos conhecimentos. Esforçámo-nos por apresentar uma biografia completa, pois queríamos conhecer mais sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci.