Passo a passo redes sociais

  • 1,549 views
Uploaded on

Manual Básico de Apresentação e Utilização de Redes Sociais, criado pela Secretaria Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores ,

Manual Básico de Apresentação e Utilização de Redes Sociais, criado pela Secretaria Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores ,

More in: News & Politics
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Mto legal. Espero que aumente substancialmente o número de pessoas fazendo dessa ferramenta um instrumento de divulgação das trapaças da direita, de como o PIG quer mais um golpe de Estado e que divulguemos mais o que foi feito nesses anos de governo qdo nos deixam governar.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
1,549
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
15
Comments
1
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 1. Identidade Virtual - Gmail 2. Pacote Google - Youtube - Plus/orkut - Blogger 3. Redes sociais - Twitter - Facebook4. Gerenciadores/publicadores - Hootsuite - Twitterfeed 5. Uso mobile - Apps
  • 2. PACOTE GOOGLE
  • 3. YoutubeO Youtube é uma ferramenta de compartilhamento de vídeos criada em2005, que possibilita aos usuários a criação de um canal para veicularmaterial de produção própria. A plataforma pode ser utilizada na campanhaeleitoral para divulgar vídeos de eventos, depoimentos dos candidatos e deapoiadores, programas eleitorais veiculados na TV, vídeos criados pelaequipe para divulgação do trabalho do candidato, informações relevantessobre a atuação do candidato, notícias etc.
  • 4. O maior desafio ao utilizar esse canal é criar vídeos atraentes, que levem ao seucompartilhamento por usuários do Youtube e de outras redes. É essa a melhormaneira de fazer com que o seu conteúdo seja visualizado e atinja os objetivosprevistos.É importante que os vídeos postados nessa ferramenta sejam curtos e atraiam aatenção do público-alvo: eleitores, em sua maioria jovens, que buscam informaçõespolíticas pela internet, para se informar e compartilhar com outros usuários da rede.Os vídeos, embora precisem ter qualidade quanto ao conteúdo e imagem, nãoprecisam ser produzidos da mesma forma que se produzem os vídeos para televisão.Com uma câmera simples, que pode ser até uma máquina fotográfica digital, épossível produzir um bom vídeo para internet.
  • 5. Como utilizar?1. Crie um canal no Youtube: acesse www.youtube.com. No canto superior direito,está a opção “Criar conta”.
  • 6. Na página seguinte, siga as instruções deste formulário:
  • 7. Importante: esse canal ficará vinculado a uma conta de e-mail do Google (Gmail).Crie uma nova conta ou utilize uma já existente. Lembre-se que esse e-mail e senhaserão utilizados por todas as pessoas que tiverem acesso ao canal do candidato. Nãoutilize sua conta pessoal. Crie um e-mail para a campanha ou para o candidato, casoainda não tenha.Caso opte por utilizar uma conta já existente, acesse o seu e-mail do Gmail e, nabarra superior, encontre a aba “Youtube”. Essa aba vai direcioná-lo à página principaldo Youtube. No canto superior direito da tela, clique na aba onde aparece o seunome de usuário do e-mail e, depois, em “meu canal”.
  • 8. Na tela seguinte, você definirá o nome do seu canal, que não poderá ser alteradodepois. Escolha um nome que possa ser utilizado durante a campanha e depois,durante o mandato.
  • 9. Pronto! O seu canal foi criado.
  • 10. 2.Gerenciar a conta: Após criar o canal, o Youtube te dará a opção degerenciar sua conta.
  • 11. Em “Configurações do canal”, você pode incluir uma foto (Avatar) e alterar as cores doplano de fundo (compor com as cores do partido, por exemplo.
  • 12. Também pode incluir informações adicionais sobre o perfil do candidato e sobre osvídeos postados, clicando em “Informações e Configurações”. Nessa mesma tela, naopção etiquetas, pode-se incluir palavras-chave (etiquetas) que remetam ao seu canal.Por exemplo: PT, prefeitura, eleições 2012 etc.
  • 13. 3. Postar vídeos: Na margem superior da página do Youtube, encontre a aba “Enviarvídeos” para começar a postar conteúdo. Você pode selecionar vídeos que já estão nosseus arquivos do computador ou gravar um vídeo direto de sua webcam.
  • 14. Atenção: para vídeos do arquivo de seu computador, são aceitos peloYoutube os formatos: arquivos WebM, arquivos .MPEG4, 3GPP eMOV, AVI, MPEGPS, WMV e FLV.Após selecionar o arquivo, o Youtube iniciará o uploadautomaticamente.
  • 15. 4.Gerenciar vídeos: após o upload concluído, não se esqueça de alterar o título dovídeo, adicionar a descrição (o que é o evento, sobre o que a pessoa que aparece novídeo está falando, qual o tema da entrevista, por exemplo) e algumas palavras-chaveque melhor definem o seu vídeo. Também verifique as configurações de privacidade(se o vídeo é público ou se somente algumas pessoas podem vê-lo) e escolha acategoria em que se enquadra seu vídeo.
  • 16. Se quiser alterar essas informações depois que o vídeo já estiver publicado, clique em“Gerenciador de vídeos” e depois em “Editar”. Nessa tela aparecerá a lista de todos osvídeos postados no seu canal. Também é possível excluir um vídeo, em “Ações”.
  • 17. Pronto! Para postar outros vídeos é só seguir o mesmo caminho.
  • 18. BloggerNesta página você vai aprender como criar e manter um blog. Seja para usoinstitucional ou pessoal os princípios básicos são os mesmos. Escolhemos aplataforma Blogger, ou Blogspot, como é mais conhecida, por alguns motivos: égratuita, fácil de usar, objetiva, customizável e existem diversos plug-ins que ajudama potencializar o poder de comunicação do seu blog.
  • 19. Seu blog será seu endereço na web, será o espelho do seu trabalho, seu cartãovisitas na internet, por isso merece atenção espacial. Será um ambiente interativo einformativo, também será um espaço para discussões políticas. Lembre-se, o seublog poderá ter a forma que você quiser, existem milhares de blogs, comtamanhos, formatos e conteúdos variados, na verdade não existem regras. Emgeral, os blogs são semelhantes aos sites, mas permitem, e até incentivam, a trocade ideias através dos comentários.
  • 20. Como criar um Blogger1º Passo: Antes de começar você precisa criar uma conta de e-mail Google. Ou podeusar o seu endereço, caso já possua uma conta de e-mail Google vá direto para osegundo passo. Para criar um e-mail basta clicar aqui www.gmail.com
  • 21. 2º Passo – Inscrever-se no Blogger (http://www.blogger.com) basta usar seu e-mailGoogle e sua senha para começar.
  • 22. Após efetuar o login, o blogger te convida para conhecer a ferramenta – é uma boaoportunidade para saber mais, vale a pena. Para criar seu blog clique em “Novo blog”.Na próxima etapa você poderá definir o nome do seu blog, customizar, etc.
  • 23. Escolha o nome do seu blog e o endereço (URL), a ferramenta vai te informar osendereços válidos. Use a criatividade, mas lembre-se que o seu blog será o seu cartãode visitas, então procure escolher nome e endereço que se identifique com você oucom sua causa. Escolha também um modelo (Layout), depois você poderá outros epoderá personalizar seu espaço.
  • 24. No Blogger você pode ter mais de um blog para cada endereço de e-mail, também épossível compartilhar um blog. Por exemplo, você e sua equipe podemtrabalhar/atualizar seu blog sem problemas. Após essa etapa, sempre que vocêentrar no Blogger (http://www.blogger.com) o seu blos, ou lista de blogs, aparecemlistados. Basta clicar e iniciar a navegação.
  • 25. Definindo a identidade visual do seu blogEscolha o nome do seu blog e o endereço (URL), a ferramenta vai te informar osendereços válidos. Use a criatividade, mas lembre-se que o seu blog será o seu cartãode visitas, então procure escolher nome e endereço que se identifique com você oucom sua causa. Escolha também um modelo (Layout), depois você poderá outros epoderá personalizar seu espaço.
  • 26. Visão Geral – nesta aba você poderá visualizar algumas métricas importantes como,quantidade de cliques, origens de tráfego, navegador utilizado por seus leitores, etc.É muito importante que você esteja atento para esses dados, pois através deles épossível traçar ações, conhecer os assuntos que geram mais cliques e muito mais.Postagens – Você visualiza todos os conteúdos publicados e os rascunhos (queaguardam revisão para publicação). Também é possível expluir um post atravésdeste atalho.Páginas – Você vai definir as páginas do seu blog, por exemplo, página Inicial, ações,propostas, contato. Customize o seu espaço de acordo com sua necessidade.Comentários – neste atalho é possível aprovar comentários ou excluir – uma dica édefinir um política de comentários para o seu blog, assim você terá respaldo casoseja necessário expluir algum comentário.
  • 27. Estatísticas – Todas as métricas do seu blog estão disponíveis neste espaço. É muitoimportante que você esteja atento para esses dados, pois através deles é possíveltraçar ações, conhecer os assuntos que geram mais cliques e muito mais.Ganhos – Caso você queira inserir publicidade no seu blog ele poderá gerar receita.Esse recurso nem sempre é indicado. Avalie bem antes de usar.Layout – Nesta parte você poderá customizar seu blog de acordo com suasnecessidades (veja a ilustração abaixo). Basta clicar nas áreas e/ou arrastar paramudar as posições. Escolha a letra, as cores, posicionamentos, etc. É importantetestar todas as possibilidades antes de divulgar seu novo endereço.
  • 28. Modelo – Também faz parte da customização. Basta verificar qual modelo se adequamelhor à sua necessidade.Configurações – neste espaço você poderá fazer, basicamente, três alteraçõesimportantes. Alterar título ou endereço (URL) do blog, inserir descrição (issotambém pode ser feito através do Layout). Alterar permissões (definir editores,limitar visitantes, etc).
  • 29. Como fazer postagensAssim que efetuar o login, basta clicar no ícone laranja, com um lápis desenhado, parainserir uma nova postagem. A parte interna é bastante intuitiva, basta escrever, oucolar um texto, formatar, as ferramentas são similares ao word, e publicar.
  • 30. As edição (inserção de imagem, hiperlink, etc) podem ser visualizadas na partesuperior, passe a seta do mouse e a descrição de cada botão aparece.
  • 31. Como incluir conteúdos externos (Youtube, Flickr etc.)Os blogs não seguem padrão de postagem, você pode inserir texto, texto e imagem,apenas imagem ou apenas texto, texto e vídeo ou apenas vídeo. Tudo depende dopost, do assunto, público alvo, etc.
  • 32. Os conteúdos multimídia (foto e vídeo) são bastantes simples de inserir. Sugerimos quevocê utilize sempre vídeos publicados em outra plataforma (Youtube ou Vimeo). Asimagens você pode exportar do seu computador ou de outro local, como Flickr, porexemplo. Veja como é simples:Vídeo – basta clicar no ícone de vídeo, na aba superior, você pode exportar um vídeodo seu computador, telefone, webcam ou buscar em outra Rede.
  • 33. Imagem – basta clicar no ícone de imagem, na aba superior, você pode exportar umvídeo do seu computador, telefone, webcam ou buscar em outra Rede.
  • 34. Como modificar o domínio do seu Blog (alterar URL)O Blogger está hospedado na Google e é gratuito. Todavia você pode contratar umdomínio próprio, mas isso não custará um valor anual, algo como uns R$ 30,00/ano.Mas em ambas as plataformas há custos adicionais como contratar um layoutexclusivo, consultoria de algum profissional, compra de códigos e plugins (no WP) eclaro, o preço de suas horas na frente do PC.Configurações; adicionar domínio personalizado
  • 35. Google +O Google Plus (ou Google +) é uma rede social que permite ocompartilhamento rápido de informações, além de algumas outrasfuncionalidades. Está integrada aos demais serviços e contas Google. Com oGoogle+ é possível divulgar conteúdo, comentar ou mostrar interesse sobrepostagens de outros perfis, reunir temas de interesse, organizar os amigosem grupos, iniciar conversas com vídeo. Uma outra funcionalidadeinteressante é a possibilidade de, estando conectado ao Google+ enquantorealiza uma pesquisa no Google, poder reunir no seu perfil os links de seuinteresse.
  • 36. Criando um perfil: para criar um perfil no Google+, você precisa utilizar a sua conta doGmail. Portanto, caso o perfil seja acessado por mais de uma pessoa, não utilize o seue-mail pessoal. Procure na barra superior a aba “Você+”, que abrirá esta janela:
  • 37. Buscando amigos e páginas de interesse: após finalizar o preenchimento dasinformações da janela anterior, o Google+ abrirá automaticamente uma janela debusca de amigos e páginas de temas de interesse. Serão sugeridos como amigos osseus contatos do Gmail e podem ser pesquisados contatos de outras contas de e-mail,também. As páginas de interesse estão divididas por temas.Configurando o seu perfil: Você poderá, em seguida, adicionar a foto do seu perfil einformações sobre você
  • 38. Pronto! O seu perfil está criado.
  • 39. Administrando um perfil: agora você pode postar um texto, foto, vídeo ou link(Partilhar novidades...), ver as sugestões de amigos do Google+ (Talvez conheça),iniciar um chat com seus amigos (Conversar com), iniciar uma conversa utilizandovídeo (Iniciar um hangout) e criar os seus “Círculos” do Google+, ou seja, seus gruposde amigos.
  • 40. Círculos:Os círculos do Google+ dão a oportunidade de dividir seus amigos em grupos. Assim,fica mais fácil encontrar outros perfis e também se torna possível escolher se asinformações que serão postadas na sua página podem ser lidas por todos os seuscontatos ou somente por alguns grupos, determinados por você a cada conteúdopostado.
  • 41. Ao clicar em “Círculos”, na barra lateral esquerda, o Google+ abrirá esta tela e te daráquatro opções para classificar os seus amigos em grupos: amigos, família, conhecidos ea seguir.Você pode criar outros círculos, de acordo com os seus interesses e grupos decontatos. Um amigo pode estar presente em mais de um grupo.
  • 42. Hangout:O Google + possibilita aos usuários iniciarem conversas com vídeo em grupos de aténove pessoas. Basta clicar em “Iniciar um hangout”, instalar o plugin de áudio e vídeodo Google (essa opção aparecerá automaticamente, assim que abrir a janela dohangout) e selecionar os amigos que devem participar do chat. Até nove pessoaspodem conversar simultaneamente.
  • 43. +1Enquanto navega pelo Google conectado à sua conta Google+, você pode marcar linkscom o “+1”. Esses links serão relacionados como temas de interesse do seu perfil eficarão armazenados na sua página do Google+.Abaixo dos links dos resultados da sua pesquisa no Google, existe o ícone .Os linksmarcados poderão ser visualizados no seu perfil Google+ Alguns sites e blogs também disponibilizam o ícone em suas páginas.
  • 44. REDES SOCIAIS
  • 45. TwitterO que é?Foi assim: em 2006 nascia o Twitter. Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone juntaramsuas ideias para idealizar a ferramenta que hoje é considerada uma das redes sociaismais utilizadas no mundo. A ideia era ser uma plataforma onde pessoas pudessempublicar o que faziam no dia a dia – em 140 caracteres, em tempo real.
  • 46. Fato marcante em 2008, foi nas eleições dos Estados Unidos, quando Barack Obamausou a rede para agradecer pela vitória aos seus eleitores. O sistema de buscamelhorou e o uso apenas pessoal passou a dar lugar ao conteúdo noticioso, muitosvêem o Twitter como um termômetro de popularidade.
  • 47. Em 2010, o Twitter se redesenhou, possibilitando maior interação com as mídias emudando de vez o foco da rede, que em vez de “What are you doing” (O que vocêestá fazendo), pergunta que ilustrava o topo do site, passou para “What’shappening” (O que está acontecendo). A rede passou a possibilitar a integração comdiversos tipos de serviços, como o YouTube e o Twitpic. Os links publicados por estessites passaram a ser exibidos diretamente, sem a necessidade de abri-los em novasjanelas. Neste ano, o site chegou a registrar 65 milhões de tweets por dia. No Brasil,foi a primeira vez que foi dada grande importância para o fluxo comunicacional einfluencia que as redes poderiam ter no processo eleitoral, entre disseminação deconteúdo e engajamento da militância.
  • 48. Em junho de 2011, o Twitter terminou de ser traduzido para diversos idiomas, entreeles, o português. Rapidamente, o serviço ganhou popularidade ainda maiormundialmente, alcançando a marca de 300 milhões de usuários com mais de 1,6bilhões de buscas por dia. Houve também a completa integração com vídeos e fotostiradas pelos usuários, agora com uma ferramenta e galeria de imagens própria.
  • 49. Em 2012, o Brasil se tornou o segundo país mais ativo no Twitter, com 33 milhões deusuários dos 465 milhões registrados na página. A média agora é de 175 milhões detweets por dia em todo o mundo. A cada segundo, 11 novas contas são registradas.
  • 50. Como funciona?Como na imprensa convencional, a freqüência e o conteúdo são fatores quedeterminam se o perfil pode ser um formador de opinião ou não. Os usuários doTwitter precisam publicar conteúdo frequentemente para que se crie algum tipo deinteração com os seus leitores - os seus seguidores.
  • 51. Você pode interagir com as pessoas que você segue seja comentando seus tweets(suas postagens) ou apenas retuitando ("RT" ou "Retweet"), o termo que se usapara quando você reproduz o conteúdo de outra pessoa no seu perfil.
  • 52. É um espaço democrático pois dá voz à pessoas, blogs, políticos, etc. E énecessária atenção redobrada, pois um tweet é a sua palavra sobredeterminado assunto. Quase sempre a imprensa usa o que é dito no perfilcomo aspas (declaração) de matérias. Como em qualquer lugar, deve-secuidar seja para o bem ou para o mal. É só lembrarmos o caso da estudanteMayara Petruso, condenada a 1 ano e meio de reclusão pela Justiça de SãoPaulo por ter postado mensagens preconceituosas e incitado a violênciacontra nordestinos em sua página no Twitter, em outubro de 2010.
  • 53. O Twitter é um espaço em que muitas pessoas comentam asnotícias – principalmente sobre política e gestão – interagindocom o conteúdo. E pode ser sim uma forma de saber qual é apauta do dia na sua cidade. Pode ajudar a pautar temas aserem discutidos na campanha. Saiba ouvir a militância e osproblemas da cidade por este canal.
  • 54. Criando uma conta:1- Acesse https://twitter.com/
  • 55. 2- Preencha seus dados, forneça um email - de preferência um que reúna outrascontas da sua campanha nas redes sociais.Nesta etapa, você precisa ter decidido o seu “username” – ou seja, a forma que vocêvai ser encontrado no microblog. Tente criar um username pequeno e fácil de serlembrado pelos seus amigos, eleitores.
  • 56. 3 – Clique em “Criar minha conta”.
  • 57. Pronto! Você tem uma conta.
  • 58. Uma dica é usar sempre seu nome. Comum entre políticos do PT na rede é usar onúmero da legenda no final @candidato13. Mas lembre-se de que mais do que fazer“propaganda” política, você vai usar o twitter para comunicar, falar de suas idéias,propostas, sobre o que você está fazendo durante a campanha. Aproveite apossibilidade de tempo real e saiba explorar de forma criativa e responsável.
  • 59. Quem seguir?Na sua cidade, estado, região, existem perfis do PT. Siga-os! É importanteestabelecer a primeira interação com estas lideranças. Como procurar?Na barra superior tem um campo de busca. Procure sempre por PT+ estado, PT +cidade, etc.
  • 60. Fazendo a busca você vai ter a opção de buscar entre pessoas e tuitadas.
  • 61. Os dois tipos de busca proporcionam resultados interessantes: quando vocêbusca por pessoas, você encontra as lideranças, perfis oficiais da sua região.Quando você busca por tweets, você encontra pessoas que estão falandosobre o que você buscou, no caso do nosso exemplo acima, vamosencontrar pessoas falando sobre o PT e sobre o Acre. Ali você vai encontrarpessoas interessadas em política, não necessariamente militantes dopartido no estado. Este é um ponto importante.
  • 62. Você deve seguir lideranças do partido no seu estado, seguir alguns seguidoresdesta liderança, mas deve falar também com as pessoas que não estão nesta redemais “vermelha”, se não você vai falar com quem sempre fala, a militância dopartido. Você precisa conquistar outros possíveis eleitores. Para encontrar genteinteressada em política digite assim, simplesmente – política + o nome da suacidade, estado, como no exemplo: - nos resultados, filtre, o que é piada, o que é critica, quem é um usuário ativo, formador de opinião e siga.
  • 63. Fazendo a busca você vai ter a opção de buscar entre pessoas e tuitadas.
  • 64. Fazendo a busca você vai ter a opção de buscar entre pessoas e tuitadas.
  • 65. ConteúdoDepois de ativar a sua rede, seguir formadores de opinião (jornalistas da suacidade), gente que gosta de falar sobre política e figuras importantes do seu partidona região, você pode começar a interação.Divulgar os links do seu site no microblog é um caminho. Como fazer?
  • 66. Para isso use encurtadores de URL. Eles vão te ajudar a usar melhor os 140caracteres.Acesse o https://bitly.com/ ou o http://migre.me/Estas ferramentas oferecem alguns recursos, como saber quantoscliques tiveram no link que você divulgou.
  • 67. Coloque o link a ser encurtado no campo designado, copie e cole no campo do tweet.
  • 68. Isso é legal, mas só fazer isso não garante diálogo
  • 69. Integração é conteúdo tambémE é preciso que seu perfil seja como você, com perdão do trocadilho. Sevocê é um candidato sério, e sempre foi, não vai fazer sentido ser de outraforma nas redes - usar gírias ou ser engraçado. O contrário também, se asua marca é falar de forma simples, não vai funcionar rebuscar nas redes.
  • 70. Algumas dicas: Aproveitar a possibilidade de narrar fatos que acontecem na sua campanha em tempo real. Divulgar links das matérias produzidas por sua assessoria. Interagir com quem interage com você. Entrar em discussões, comprovando seus argumentos com fatos – use links. Jamais use palavrões – não saia do sério!
  • 71. Então chegamos num tópico importante: os chamados TROLLS.O troll caracteriza uma pessoa cuja intenção é provocar emocionalmente osmembros de uma comunidade através de mensagens controversas ouirrelevantes. Desta forma ele consegue interromper uma discussão sadia ecausa conflitos entre os participantes, fazendo com que o objetivo principaldo tópico saia de foco. Saiba identificar quem quer discutir política e o perfilcriado por “profissionais”!!
  • 72. NÃO ALIMENTE OS TROLLS.Não responda críticas de usuáriosque só xingam e não temargumento fundamentado: não dêaudiência a eles.
  • 73. GERENCIADORES/PUBLICADORES
  • 74. HootsuiteO Hootsuite é uma ótima ferramenta para facilitar o gerenciamento de redes sociais.A partir dela, é possível visualizar e postar informações no Twitter, Facebook,Linkedin, Foursquare, Wordpress, MySpace e Mixi.
  • 75. Ao criar o seu perfil na rede e fazer o login, o primeiro passo é associar os perfis dasredes sociais ao Hootsuite. Essa janela se abre automaticamente
  • 76. 1. Relacionando outras redes ao HootsuiteAo relacionar o seu perfil do Twitter com sua conta do Hootsuite, será possível postarmensagens, encurtar links (gerando estatística de acessos), postar imagens, programarpostagens, gerenciar mais de uma conta do Twitter, monitorar palavras-chave na rede,dentre outras aplicabilidades.Por meio do Hootsuite é possível visualizar, ao mesmo tempo, o feed de notícias, assuas últimas postagens, as últimas menções sobre seu perfil ou sobre uma palavra-chave que você opte por monitorar.
  • 77. FacebookNo Facebook, você pode optar por criar colunas que mostrem as atualizações maisrecentes, as mensagens deixadas em seu mural, comentários sobre suas postagens etc.
  • 78. 1.1. Criando colunasClique em “Add stream” e depois selecione que tipo de coluna será criada(retweets, direct message, mentions etc. ou, no caso doFacebook, fotos, mensagens, novas postagens etc.)
  • 79. 1.2. Monitorando uma palavra-chaveNa mesma tela, clique em “search” e depois digite a palavra que deseja monitorar. Aferramenta filtrará todas as menções a essa expressão no Twitter.Automaticamente, será criada uma coluna para acompanhar a pesquisa.
  • 80. 1.3. Adicionando outros perfisVocê pode adicionar perfis de outras redes sociais ou vários perfis de uma só rede,caso queira gerenciar mais de uma conta por meio do Hootsuite
  • 81. 2. Postando uma mensagemUma caixa de texto está disponível na barra superior do Hootsuite. Você pode postar amensagem em todos os perfis que gerencia, clicando em “select all” ou escolher umadas contas, clicando no seu ícone
  • 82. 2.1 Programando uma postagemCaso deseje programar sua postagem para que a mensagem seja enviada em outromomento, basta clicar no ícone do calendário, logo abaixo da caixa de texto
  • 83. As postagens programadas ficarão em uma coluna junto às outras mensagenspendentes
  • 84. 3. EstatísticasO Hootsuite disponibiliza alguns dados estatísticos sobre suas postagens realizadas apartir da ferramenta (número de acessos aos links postados, outros comentários).Basta clicar neste ícone que aparece na barra lateral:
  • 85. O Hootsuite disponibiliza alguns dados estatísticos sobre suas postagens realizadasa partir da ferramenta (número de acessos aos links postados, outroscomentários). Basta clicar neste ícone que aparece na barra lateral:
  • 86. A partir desses dados, é possível criar relatórios