About Face - Tue fundations about design: Scenarios and Requirements.Cap6

  • 38 views
Uploaded on

 

More in: Design
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
38
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. NARRATIVA E PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTOS DO DESIGN
  • 2. Os capítulos anteriors tratam de como obter dados e objetivos de usuários para crar um modelo funcional. Mas como fazer com que esses dados e informações se tornem essenciais e a base para criar soluções de design?
  • 3. História: Narrativa como uma ferramenta Como desenvolver uma narrativa com o auxilio de uma persona, para criar soluções de interatividade. O objetivo é desenvolver uma história onde a interação com o usuário seja ideal. - Através dessa história, obter e definir pré-requesitos e necessidades do usuário, desenvolvendo uma estrutura onde haverá a interação do usuário com o produto.
  • 4. História: - Usar a história de um forma criativa para gerar soluções. - A narrativa torna a compreensão das experiências relatadas mais fácil. - A narrativa e ferramentas de visualização: Geram conceitos e resultados de uma maneira rápida e eficiente.
  • 5. História: A narrativa do design de interação são semelhantes aos storyboards. Duas características em comum: - O tema, problema, assunto, tópico; - Brevidade, pouco tempo em foco;
  • 6. História: - Ao criar uma narrativa, o objetivo e desejo do usuário deve ser considerado. - A história deve focar na descrição de como o usuário efetua uma tarefa.
  • 7. Usando personas na narrativa Persona: Persona é um perfil, um modelo de usuário, que foca no objetivo e desejo pessoal do usuário ao interagir com determinado artefato. Pode ser um personagem fictício criado através de um padrão gerado no histório de pesquisa de usuário.
  • 8. Usando personas na narrativa -Persona auxilia na representação tangível de uma narrativa, tornando-a mais convincente. - Auxilia na analise de comportamento das funções interativas do produto. - Adicionando padrões de comportamento e motivações, também axiliam na forma em que as tarefas serão priorizadas em um sistema.
  • 9. Narrativas focadas no persona É a descrição de um ou mais personas utilizando um produto até chegar em seu objetivo. -A experiência ideal da perspectiva de um persona: - Foca-se na pessoa, como ela pensa, age e interage com o produto.
  • 10. Narrativas focadas no persona É a descrição de um ou mais personas utilizando um produto até chegar em seu objetivo. -A experiência ideal da perspectiva de um persona: - Foca-se na pessoa, como ela pensa, age e interage com o produto.
  • 11. 1 - Enquanto se arruma, Viviane usa seu celular para checar seu e- mail. Ele tem uma tela grande e uma conexão rápida, sendo mais conveniente do que ligar seu computador. Logo depois, corre fazer um sanduiche para sua filha, Alice. 2- Viviane viu um e-mail de seu mais novo cliente, Frank, que gostaria de agendar uma reunião. O aparelho contém as informações para contato, então agora ela pode ligar para ele com apelas uma ação a partir do e-mail. 3 - Enquanto telefona para Frank, Viviane troca para VivaVoz para poder olhar para a tela do celular enquanto conversa. Ela olha sua agenda para verificar quando estará livre. Ao selecionar o dia, o celular automaticamente agenda a data para Frank, pois identifica com quem ela está falando.
  • 12. Pré-requisitos/necessidades Fase que determina as informações e capacidade o persona precisa para efetuar uma tarefa.
  • 13. Pré-requisitos/necessidades Princípio do design: Defina o que o produto fará antes de desenhar como o produto fará. Problema e solução: Ao inverter, surgirá problemas durante o desenvolvimento do projeto.
  • 14. Pré-requisitos/necessidades A definição dos pré-requisitos reponde a inúmeras perguntas sobre o que o produto é e o que ele deve fazer.
  • 15. Pré-requisitos/necessidades Definição dos pré-requisitos/necessidades: Etapa 1: Indicação do problema Etapa 2: Brainstorming Etapa 3: Identificar expectativas do persona Etapa 4: Contextualizando a narrativa Etapa 5: Identificando os pré-requisitos
  • 16. Pré-requisitos/necessidades Etapa 1 : Indicação do problema A indicação do problema define a finalidade do produto e reflete as necessidades do usuário.
  • 17. Pré-requisitos/necessidades Etapa 2: Brainstorming Principal objetivo do brainstorming é pegar as ideias iniciais e coloca-las no papel. Tira-las de nossa cabeça usando a criatividade para gerar ideias a partir de uma narrativa, focando-se em uma possível solução.
  • 18. Pré-requisitos/necessidades Etapa 3: Identificando expectativas do persona Nessa etapa, há a prioridade em desenvolver um design compatível com o modelo mental do usuário.
  • 19. Pré-requisitos/necessidades Para isso, devemos levar os seguintes itens em consideração: - Atitudes, experiências, aspirações, fatores sociais, culturais e outros fatores que influenciam as expectativas do usuário. - Expectativas gerais e desejos que o persona deve ter ao usar determinado produto - Comportamento que o persona irá esperar ou desejar do produto. - O que a pessoa conhece dos elementos básicos que envolve o produto.
  • 20. Pré-requisitos/necessidades Etapa 4: Contextualizando a narrativa Foca-se nas ações do persona, como em suas motivações e modelo mental. A história deve descrever de forma ampla o contexto geral, como os padrões de uso de um produto. Isso ajuda o usuário chegar em seu objetivo ou estabelecer o primeiro contato com o produto.
  • 21. Pré-requisitos/necessidades Etapa 4: Contextualizando a narrativa Uma ferramenta poderosa é desenvolver histórias onde o persona tem seus objetivos solucionados pelo produto de uma forma mágica, descartando a parte técnica. Isso nos ajuda a manter nossa mente aberta para novas soluções.