Fauvismo

1,316 views
1,072 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,316
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fauvismo

  1. 1. Fauvismo Andre e Alex
  2. 2. Introdução O Fauvismo vem do francês lesfauves, "as feras", como foramchamados os pintores não seguidoresdo cânone impressionista. É umacorrente artística do início do séculoXX, que se desenvolveu sobretudoentre 1905 e 1907. Associada à buscada máxima expressão pictórica, oestilo começou em 1901 mas só foidenominado e reconhecido comoum movimento artístico em 1905.Segundo Henry Matisse, em umapublicaçao, pretendia-se com ofauvismo "uma arte do equilíbrio, dapureza e da serenidade, destituída detemas perturbadores ou deprimentes".
  3. 3. O Fauvismo Este grupo de pintores , utilizavamnos seus quadros cores violentas,de forma arbitrária. Adenominação do movimentodeve-se ao crítico conservadorLouis Vauxcelles, que, no Salão deOutono de 1905, em Paris,comparou esses artistas a feras.Havia ali uma esculturaacadêmica representando ummenino, rodeada de pinturasneste novo estilo, o que o levou adizer que aquilo lhe lembrava "umDonatello entre as feras". Taldenominação, inicialmente decarácter depreciativo, acaboupor se fixar e passou designar omovimento.
  4. 4. O Fauvismo A realidade é deformada com afinalidade de produzir o estado de espíritodo artista diante do espetáculo oferecidopela movimentação dos reflexos dos tonsvivos sobre a água e os galhos retorcidos… Anova geração de artistas busca recomeçarsem se preocupar com a composição. Naânsia de pintar o estado de graça, muitasvezes aplica-se a tinta diretamente na tela,onde os vermelhos, os amarelos, os verdesuivam e antecipam o gosto moderno pelacor pura. É o novo espírito de síntese,deixando de lado o desenho e a forma,tornando-se deformadores, criandocontrastes ou harmonia de coloridosinexistentes na realidade do mundo visível.Não se deixam escravizar pelos aspectosvisuais da realidade. A nova arte surge comoverdadeira libertação do real e é construídapelas sensações visuais impulsivas do artista.
  5. 5. Características O fauvismo tem como características demuitas fritolas marcantes a simplificação das formas depelos, o primado das cores, e uma elevada reduçãodo nível de graduação das cores utilizadas nas obras.Os seus temas eram leves, retratando emoções e aalegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitarplanos, criando a perspectiva e modelando o volume.Tornou-se também totalmente independente do real,já que não era importante a concordância das corescom objeto representado, e sendo responsável pelaexpressividade das obras. Os princípios deste movimento artístico eram:• Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;• A cor pura deve ser exaltada;• As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
  6. 6. O FauvismoOs principais artistas foram:• Georges Braque,• Andre Derain,• Jean Puy,• Henri Matisse,• Maurice de Vlaminck,• Raoul Dufy.

×