Desigualdade Social
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Desigualdade Social

on

  • 57,544 views

 

Statistics

Views

Total Views
57,544
Views on SlideShare
57,334
Embed Views
210

Actions

Likes
2
Downloads
206
Comments
3

2 Embeds 210

http://www.slideshare.net 209
http://webcache.googleusercontent.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • ridiculoo ...
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Por Heron
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Meu muito esse trabalho meus parabéns vc é realmente incrível este trabalho q vcs fizeram ^^
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Desigualdade Social Desigualdade Social Presentation Transcript

  • DESIGUALDADE SOCIAL: UMA REALIDADE HISTÓRICA
  • COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE SANTO ESTEVÃO DESIGUALDADES SOCIAIS: UMA REALIDADE HISTÓRICA Dinorá de Sousa Pereira Neta Damasceno -Sírius Halley Barreto de Azevedo -Vésper Mônica Santos de Almeida Mendonça -Polares Virgínia de Cerqueira Silva – Sírius Santo Estevão 2008
  • Justificativa - A escola deve se constituir em instância social de valorização e promoção da cidadania de adolescentes, jovens e adultos. - Visa-se a construção da relação entre o passado, presente e futuro, reconhecendo que a sociedade humana consiste num modelo de desenvolvimento baseado nas desigualdades sociais, no predomínio da técnica sobre as necessidades humanas, proporcionando o aumento da miséria, a escalada dos movimentos racistas alertam, para a necessidade de se aprender com a experiência histórica na sociedade.
  • - Estabelecer o cruzamento entre História, Literatura, Sociologia e Matemática (dados estatísticos), a fim de analisar e avaliar os índices de desigualdades sociais ( principalmente o preconceito racial) presentes na sociedade contemporânea. - Desenvolvendo as habilidades como comparar, transferir, sintetizar, inferir, levantar hipóteses etc. Ao mesmo tempo, ampliando e solidificando o repertório cultural do aluno, preparando-o para melhor interagir com a realidade atual.
  • Problematização Mostrar para os alunos que as desigualdades sociais estão presentes desde que o homem constituiu-se em sociedade. Porém, aumentou consideravelmente com o desenvolvimento do capitalismo. Levá-los a uma tomada de consciência da construção do fato histórico: as desigualdades sociais. Promovendo relações de convívio democrático que afastem as discriminações racistas. Não basta empregar-se a lógica da razão científica que afirma não haver raças humanas, superiores e inferiores; como também, não basta a moral cristã pregar que perante Deus são todos iguais. Logo é necessário que por meio de uma conscientização histórico, sócio-cultural, eles vislumbrem uma outra perspectiva igualitária e não preconceituosa.
  • Hipótese Desigualdade social é um processo histórico se a concepção desta não se reduz ao período colonial e imperial. O preconceito racial é um processo histórico se a concepção deste não se reduz ao período da escravidão. A desigualdade social é um processo fictício se levar em conta as abordagens novelísticas estabelecidas pela mídia.
  • Objetivo Contribuir numa ação plena de conscientização entre ensinantes, aprendentes e comunidade escolar, com a finalidade de colaborar para uma convivência harmoniosa e de instrumentalizar o aluno para inferir na sociedade, desenvolvendo-se harmoniosa e equilibradamente em seus aspectos: físico, emocional, cognitivo, político, social e educacional.
  • Público a ser envolvido Turma do 2º ano A, Ensino Médio, Colégio Estadual Polivalente de Santo Estevão.
  • Participantes e áreas de estudo Dinorá de Sousa Pereira Neta Damasceno – Literatura Halley Barreto de Azevedo – Matemática Mônica Santos de Almeida Mendonça – Sociologia Virgínia de Cerqueira Silva - História
  • Ambiente de trabalho Sala de Aula Lan House Biblioteca Sala de Informática Sala de Projeção
  • Mídias e tecnologias a serem utilizadas Data Show DVD Televisão Computador Câmera digital Aparelho de som Livros (História, Literatura, Sociologia e Matemática) Revistas e Jornais Leitura de imagens
  • Ações/Estratégias A metodologia para execução do projeto será dividida em etapas, devido a sua extensão, a fim de facilitar a compreensão dos passos a serem seguidos. Etapa I – Diagnóstico: - Pesquisar como a desigualdade social se faz presente ao longo da História. - Elaboração de questionário, a serem aplicados na comunidade. - Análise dos resultados obtidos na pesquisa.
  • Etapa II – Avaliativa - Avaliação dos resultados obtidos nos questionários analisados e verificando como a desigualdade sócio-econômico e racial se faz presente na sociedade contemporânea, fazendo um cruzamento dessa com a pesquisa realizada. - Abordando os diferentes graus de desigualdades sociais na contemporaneidade: . Se a desigualdade é generalizada ou parcial ( vários âmbitos: social, racial, sócio-econômico ou em apenas um) . Se a manifestação em âmbito social (meio) ou escolar individualmente ou em ambos. . Observar como a mídia tem se manifestado com relação a temática abordada.
  • Etapa III – Interdisciplinaridade através das multimídias. - Apresentar em Data Show os resultados das pesquisas tanto de campo ou bibliográfica, fazendo discussões pertinentes sobre os resultados obtidos. - Leitura do romance “ O Cortiço – Aluísio de Azevedo” , para responder a ficha de leitura, fazendo a contextualização do período histórico, trazendo-o para a realidade atual.
  • Etapa IV – Culminância - Elaboração de um mural com os alunos relacionando o passado ao presente. - Confecção e execução de paródia por parte dos alunos envolvidos no projeto, apresentando-a a comunidade escolar, incentivando o processo de multiplicação das abordagens desenvolvidas no projeto, durante a execução do mesmo.
  • Cronograma PERÍODO (mês/ano) DESCRIÇÃO 02 a 16/05 19 a 27/05 28/05 a 17/06 03 a 20/07 Etapa I – Diagnóstico Etapa II – Avaliativa Etapa III –Interdisciplinaridade através das multimídias Etapa IV - Culminância
  • Avaliação A avaliação será um processo contínuo e não uma atividade isolada dos demais momentos do ensino- aprendizagem. Isso porque a educação não consiste apenas na transmissão de conteúdos, mas principalmente, na formação de competências, habilidades e atitudes do educando. A avaliação não pode ficar restrita a respostas obtidas nas fichas de leitura e demais atividades realizadas ao longo da execução do projeto, mas sim no desempenho do aluno.
  • Referências AZEVEDO, A. O Cortiço, São Paulo: Ática. 2002. BARRETO FILHO, B; SILVA, C. X. da. Matemática Aula por Aula, São Paulo: FTD. 2003. MOTA, M. B; BRAICK, P. R. História das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna. 2005. OLIVEIRA, P. S. Introdução à Sociologia. Série Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Ática. 2004. PINSKY, J.; ELUF, L. Brasileiro (a) é assim mesmo: cidadania e preconceito. São Paulo: Contexto. 1993. SARMENTO, L.L; TUFANO, D. Português: Literatura, Gramática, Produção de Texto. São Paulo: Moderna. 2004.
  • ANEXOS Modelo de questionário aplicado para descrição de amostra 1ª Parte: apresentação dos dados que caracterizam a amostra DADOS PESSOAIS 1- ALUNO: 2- IDADE 3- SÉRIE/TURMA 4- ENDEREÇO 5- PROFISSÃO E NÍVEL DE ESCOLARIDADE: A- DO PAI: B- DA MÃE 6- VOCÊ TRABALHA ? EM QUÊ?
  • 2ª Parte: Dados específicos ao tema: “Desigualdade Social” 7- O que você entende por desigualdade social? 8- Você acha que o Brasil é um país socialmente injusto? 9- E no seu município, são grandes as desigualdades sociais? 10- Você consegue ver alguma relação entre desigualdades sociais e preconceito étnico-racial? 11- Você acha que existe preconceito “racial” em Santo Estevão? 12- E no seu Colégio, já presenciou episódio de discriminação? 13- Você já sofreu ou presenciou alguma forma de discriminação?
  • 14- Você já cometeu algum ato que pode ser considerado discriminatório? 15- Em sua opinião, como são retratadas as camadas sociais mais populares nos meios de comunicação? 16- E os afro-descendentes, como são retratados nos meios de comunicação? 17- Como são retratadas as camadas sociais populares nos livros didáticos? 18- E os afro-descendentes, como são retratados nos livros didáticos? 19- Você já ouviu falar ou já viu alguém proveniente das camadas populares ascender socialmente e galgar posição de destaque no Brasil? 20- Você já ouviu falar ou já viu alguém proveniente das camadas populares ascender socialmente em santo Estevão?
  •