Transporte Ativo

3,048
-1

Published on

Aula síntese sobre Transporte através da Membrana Plasmática.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,048
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transporte Ativo

  1. 1. Transporte através daMembrana Plasmática Parte 2 Ensino Médio Professora: Andréa Barreto M. da Poça
  2. 2. Transporte AtivoO transporte ativo caracteriza-se por ser omovimento de substâncias e íons contra o gradientede concentração, ou seja, ocorre sempre de locaisonde estão menos concentradas para os locais ondeencontram-se mais concentradas.Esse processo é possível graças à presença de certasproteínas na membrana plasmática que, com ogasto de energia, são capazes de se combinar com asubstância ou íon e transportá-lo para a região em queestá mais concentrado.
  3. 3. Bomba de Sódio - Potássio
  4. 4. Bomba de Sódio - Potássio•A concentração do sódio é maior no meioextracelular enquanto a de potássio é maior nomeio intercelular.•A manutenção dessas concentrações é realizada pelasproteínas transportadoras descritas anteriormente quecapturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-ospara fora da célula.•No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+)e os bombeiam para o meio interno.
  5. 5. Gasto de energia - ATP É importante salientar, que a energia necessária a esta mudança é proveniente da quebra da molécula de ATP (adenosina trifosfato) em ADP (adenosina difosfato) e fosfato.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×