• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Notas de aula sobre o Solo
 

Notas de aula sobre o Solo

on

  • 3,444 views

Introdução sobre solo para o 6o ano.

Introdução sobre solo para o 6o ano.

Statistics

Views

Total Views
3,444
Views on SlideShare
520
Embed Views
2,924

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

4 Embeds 2,924

http://dicasdeciencias.com 2912
http://webcache.googleusercontent.com 10
http://1.bp.blogspot.com 1
http://www.scribd.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial LicenseCC Attribution-NonCommercial License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Notas de aula sobre o Solo Notas de aula sobre o Solo Document Transcript

    • Notas de Aula – 6o ano – 3o Bimestre Ciências– Professora: Andréa Barreto   SOLO Data Ler para a próxima aula – Site: profaandrea.com.br Ciências – O solo O solo – estrutura terrestre Pré requisito O planeta Terra Para o dia: Formação do Solo Há milhões de anos, não havia solo, mas sim enormes rochas dos mais variados tamanhos - conhecidas como "rocha-mãe" ou rocha matriz. As chuvas, o vento, o calor e o frio, fizeram com que o enorme rochedo começasse a rachar. O solo é o resultado de algumas mudanças que ocorrem nas rochas. Estas mudanças são bem lentas, sendo que as condições climáticas e a presença de seres vivos são os principais responsáveis pelas transformações que ocorrem na rocha até a formação do solo. O passo a passo da formação do solo é:
    • 1. Chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos. Com o tempo a rocha vai esfarelando-se. 2. Microrganismos como bactérias e algas se depositam nestes espaços, ajudando a decompor a rocha através das substâncias produzidas. 3. Ocorre acúmulo de água e restos dos microrganismos. 4. Organismos um pouco maiores como fungos e musgos, começam a se desenvolver. 5. O solo vai ficando mais espesso e outros vegetais vão surgindo, além de pequenos animais. 6. Vegetais maiores colonizam o ambiente, protegidos pela sombra de outros. 7. O processo continua até atingir o equilíbrio, determinando a paisagem de um local.
    • Livro: Página ler: Exercícios: O solo e as plantas No solo, as plantas absorvem pelas raízes os sais minerais e a água para fazer a fotossíntese. Lembrar da fotossíntese. A composição do solo interfere diretamente nas plantações, pois a quantidade de nutrientes presentes num solo reflete na produção agrícola. Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações. Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações. A adubação, irrigação e aeração são algumas técnicas usadas para isso. IMPORTANTE: As plantas absorvem pela raiz um pouco de ar. Estrutura da Terra