Ciclo biogeoquiii

3,274 views

Published on

Aula para o ensino médio.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,274
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,477
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ciclo biogeoquiii

  1. 1. 1   Biologia–  Professora  :  Andréa  Barreto  Martins  da  Poça       Notas de Aulas – Ensino Médio 3o Bimestre - 2013 Ciclos Biogeoquímicos Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico). Com a morte de um organismo, a matéria orgânica que compõe o mesmo é degradada por agentes decompositores e seus elementos químicos retornam ao ambiente, sendo reaproveitados por outro organismo vivente. Aula: Data: Entre os principais ciclos destacam-se: o do átomo de carbono, do nitrogênio, do fósforo, do oxigênio, do hidrogênio e o da molécula de água. Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte. Data: CICLO da ÁGUA Data:
  2. 2. 2   Biologia–  Professora  :  Andréa  Barreto  Martins  da  Poça       CICLO CURTO OU PEQUENO: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve; CICLO LONGO: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina. IMPORTANTE: • A água circula no planeta devido às suas alterações de estado que são, principalmente, dependentes da energia solar. • Durante a fotossíntese dos organismos clorofilados, a água é decomposta: os hidrogênios são transferidos para a síntese de substâncias orgânicas e o oxigênio constitui o O2 que é liberado. • Durante a respiração, fotossíntese e diversos outros processos bioquímicos, são produzidas moléculas de água. Data:
  3. 3. CICLO DO OXIGÊNIO O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto os processos de respiração e combustão o consomem. IMPORTANTE: ü A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas e algumas algas. A fotossíntese é um processo pela qual as plantas transformam água e gás carbônico na presença de luz e clorofila em compostos orgânicos bem mais energéticos e oxigênio. Luz 6H2O + 6CO2 –> 6O2 + C6H12O6 Clorofila Data: Data:
  4. 4. 4   Biologia–  Professora  :  Andréa  Barreto  Martins  da  Poça       ü Outra forma de produção do oxigênio é a fotólise: reação pela qual a radiação ultravioleta que entra na atmosfera decompõe a água atmosférica em óxido de azoto. 2H2O + energia –> 4H + O2 Data: CICLO DO CARBONO O CARBONO é o elemento básico da construção da vida. Está presente nos compostos orgânicos (aqueles presentes ou formados pelos organismos vivos) e nos inorgânicos, como grafite e diamante. Carbono biologicamente ligado aos ciclos do Oxigênio e Hidrogênio para formar os compostos da vida. As plantas realizam fotossíntese retirando o carbono do CO2 do ambiente para formatação de matéria orgânica. Esta última é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta em liberação de CO2 para o ambiente. Data: Data:
  5. 5. Efeito Estufa: Definir: O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano e outros retêm o calor na Terra. Sem o efeito estufa a Terra não poderia manter a vida. Falar dos gases do efeito estufa: O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita. DIFERENCIAR EFEITO ESTUFA DE AQUECIMENTO GLOBAL: Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem. Data: Data:
  6. 6. 6   Biologia–  Professora  :  Andréa  Barreto  Martins  da  Poça       Dentre muitas, as principais são: • Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação. • Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados. • Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta. • Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Data: Terrário: Discutir e debater: Ecossistema ? Ecossistema fechado? Ciclos Biogeoquímicos! Relatório para entregar- por participante: Observação do Terrário por 5 dias. Material e Métodos Datas- Início e Fim Parte Teórica ( com Ciclos Bioquímicos) Data:
  7. 7. Observações gerais. Conclusão Para o dia: Usar site ???? Data: Ok?

×