Robótica educacional

2,607 views
2,361 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,607
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
94
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Neste slide vê-se uma breve introdução sobre robótica, com auxilio de uma citação dos autores Russel e Norgiv.
  • Mostra-se aplicações contemporâneas com uso da robótica. As máquinas utilizadas no dia-a-dia da sociedade.
  • Fotos exemplificando as aplicações robóticas.
  • Explora-se o conceito de robótica educacional, mostrando qual o principio da mesma. Também utiliza-se de citação para enfatizar o pensamento.
  • Vantagens e melhorias referentes ao uso da robótica no ensino e aprendizagem.
  • Explora-se um pouco da dificuldade encontrada nas escolas nos dias atuais, onde o maior problema se dá pela falta de interesse
    do aluno em assistir aulas de algumas disciplinas, assim como também muito disso se dá pela resistência dos professores em se
    adequar as novas tendências, onde eles preferem ficar em sua área de segurança, que seria o quadro e o lápis. Concluindo com
    um pensamento de D’Abreu sobre a utilização da robótica na educação.
  • A robótica como uma excelente ferramenta de ensino para poder estimular sua criatividade e por em prática os conceitos estudados nas disciplinas,por na robótica ,podendo trabalhar em cinco matérias que são geometria ,física ,matemática,português e informática destacando o que pode ser trabalhado em cada matéria especifica .
  • O relatório de experiência aconteceu na cidade de Araranguá Santa Catarina aonde foram instruídos 31 professores de todas as escolas públicas da cidade a trabalhar com robótica educacional levando o conceitos das matérias vistas na sala de aula para ser trabalhada no laboratório pode-se observar 7 pontos destes 7 pontos , 2 pontos foram negativos ,pontos positivos os professores implementaram uma série de problemas e desafios ,observou-se que o aluno se tornou um pesquisador ,notou que tiveram melhorias nas disciplinas ,professores estavam motivados a alcançarem os objetivos propostos e os professores eram bastantes heterogêneos .
  • 2 pontos negativos foram destacados aonde observou-se que a maioria dos professores não utilizavam as tecnologias diariamente e na montagem dos robôs não procuravam primeiramente a apostila que foi elaborada pelos graduandos de engenharia .
  • Diferentes tipos de kits podem ser usados em uma de robótica podendo ser destacados em três categorias principais :kits comerciais ,kits de sucata e kits com componentes comerciais.
    Kits comerciais : são kits que tem todas peças de fabrica e tem limites de robôs montados.
    Kits de sucata : são kits com peças recicladas pegas por exemplo de um carro de brinquedo uma escova velha que possa montar um robô.
    Kits com componentes comerciais :são kits que algumas peças já vem de fabrica outras o próprio usuário tem que fazer não existe limitações pois só depende do usuário montar seu tipo de robô para os seus fins .
  • Continuação do slide anterior .
  • Continuação do slide 15.
  • Continuação do slide 15.
  • São diversos kit utilizados no âmbito educacional e os kits mais conhecidos são os kits lego e vex os dois são muitos parecidos só o que diferencia um do outro é que o lego os movimentos são pré-programados e já o vex é controlado por controle remoto não precisando utilizar calcular seus movimentos .
  • Vou falar o que é uma olimpíada cientifica e duas principais olimpíadas que acontece no mundo e seu ano de criação .
  • A OBR é composta de duas modalidades que são a teórica e a prática aonde a teórica acontece só uma vez e é simultaneamente em todo o Brasil é uma prova escrita aonde você faz na sua própria escola e são distribuídos medalhas por classificação, o melhor do município,o melhor do estado e o melhor do Brasil ,já a prática ocorre por classificação do estado para poder ir competir o melhor do Brasil ganhando a equipe do melhor do Brasil ganhara uma vaga para competir o ROBOCUP que é o maior evento de robótica do mundo

  • Outros eventos que incentivam o uso da robótica na educação

  • VERDE = BURITY AZUL = RUY CARNEIRO
  • Nota-se que, apesar de superficialmente, os professores entendem basicamente o que é robótica e a maioria se mostrou disposto a aprender, mas só se houver treinamento. Isso fica mais claro nos próximos gráficos.
  • Grande maioria tem interesse em participar. Quase ninguém participou de atividades relacionadas a robótica (para ser mais exato, 2 no Burity e 1 no Ruy) e os que participaram acharam mediana.
  • Robótica educacional

    1. 1. USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS Daniel Alves Emiliano Oliveira José Raul Andrade Wesley Kelvyn
    2. 2. Introdução  A robótica é ciência que estuda a construção de um protótipo mecânico para um devido fim, essa ferramenta também é conhecida como robô.  A robótica em si é um ramo da tecnologia que reúne a mecânica, a eletrônica e a computação. Atualmente, trata de sistemas integrados por máquinas e partes mecânicas automáticas, controladas por circuitos integrados, tornando motorizados sistemas mecânicos, controlados manualmente e/ou automaticamente por circuitos elétricos. (RUSSEL; NORGIV, 2004).
    3. 3. Aplicações da robótica para o homem contemporâneo São várias as aplicações que podem ser observadas no mundo contemporâneo, as quais auxiliam o homem em sua existência. As mais comuns são as aplicações de robôs industriais, porém podemos citar outras, como a robótica voltada para a criação de máquinas que possam ir em locais inóspitos para nós humanos, também podemos citar o entretenimento como um tipo de aplicação.
    4. 4. Robótica Educacional O conceito utilizado na área pedagógica consiste, basicamente, na aprendizagem por meio da montagem de sistemas constituídos por modelos pré-existentes, ou seja, os robôs, propriamente ditos. Esses robôs são mecanismos que apresentam alguma atividade física, como movimento de um braço mecânico, levantamento de objetos, andar, enxergar obstáculos, entre outros. A disponibilização dos robôs como ferramentas no ambiente de ensino-aprendizagem leva a uma abrangente área de utilização da tecnologia a favor dos processos cognitivos, pois, além de programar via computador, o aluno poderá utilizar um mecanismo chamativo – que neste caso é o kit educacional de robótica – com o qual poderá construir, gerenciar, controlar, mover, dominar e conduzir (OLIVEIRA, 2004).
    5. 5. Vantagens e Consequências  Transforma a aprendizagem em algo motivante, tornando bastante acessíveis os princípios de Ciência e Tecnologia aos alunos;  Estimula a leitura, a exploração e a investigação;  Prepara o aluno para trabalho em grupo;  Favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas como: matemática, física, eletricidade, eletrônica e mecânica.  Desenvolve concentração, disciplina, responsabilidade, persistência e perseverança;
    6. 6. Nas palavras de D’Abreu (2004, p.57), os ambientes de aprendizagem baseados no uso de dispositivos mecânicos têm possibilitado, de forma simples, econômica, rápida e segura, a disponibilização de recursos tecnológicos para a aprendizagem, não só de robótica, mas, também, de ciências de uma maneira geral.
    7. 7. Atribuindo o uso da robótica educacional nas disciplinas Para os alunos, a robótica é uma excelente ferramenta para exercitar a criatividade, estudar e praticar conceitos relacionados a diferentes disciplinas, tais como:  Geometria: análise das formas geométricas;  Física: conceito de movimento uniformemente variado, força resultante, normal, atrito, aceleração, aceleração da gravidade, conceitos de massa, peso, velocidade, espaço e tempo;  Matemática: cálculo do intervalo de tempo, deslocamento e velocidade, trigonometria;
    8. 8.  Português: elaboração de relatórios e discussão do projeto;  Informática: uso de programas de computador e navegadores para Internet.
    9. 9. Relatório de experiência  Nas escolas públicas da cidade de Araranguá/SC, foi implementado uma série de problemas-desafios foram elaborados onde os alunos utilizam o conhecimento adquirido nas disciplinas do ensino médio para construir robôs que satisfaçam determinadas condições inerentes a cada problema.  Com essa metodologia observou-se que o aluno se transforma em um pesquisador, onde ele identifica uma situação problema e busca uma alternativa para melhor solucionada..  Podendo ter melhorias relacionadas com os programas das disciplinas do ensino médio.
    10. 10. Relatório de experiência  Observou-se que a maioria dos professores não utilizam diariamente as tecnologias em sala de aula.  Na montagem do robô os professores primeiramente procuraram informações nos manuais do Lego, não utilizaram a apostila digital que foi elaborada para servir como material de apoio para as aulas.  Houve bastante interação entre os professores com o propósito de alcançarem os objetivos propostos. Na avaliação final vários professores comentaram que a experiência de aprender com os robôs deixou o aprendizado interessante e atrativo porque eles tiveram um desafio inicial com algo novo que despertou curiosidade.  O grupo de professores era bastante heterogêneo e isso facilitou a montagem dos robôs para exercitar a criatividade e praticar conceitos relacionados a diferentes disciplinas.
    11. 11. Em uma aula de robótica educacional Diferentes tipos de hardware (kits de robótica) podem ser usados em uma aula de robótica educacional, podendo eles serem classificados em três categorias principais:  kits comerciais,  os kits de sucata e  os kits com componentes comerciais.
    12. 12. Kits comercias
    13. 13. Kits de Sucata
    14. 14. Kits com componentes comerciais
    15. 15. Kits de robótica  Para facilitar o processo de construção de robôs, principalmente para principiantes, existem diversos kits de robótica que são usados no âmbito educacional. Dentre os mais conhecidos estão:  kits Lego  kits Vex
    16. 16. Competições de robótica  Finalidade  Por ser uma área que desperta bastante curiosidade, a robótica pode ser usada como ferramenta didática para auxiliar professores em diferentes conteúdos dependendo da disciplina a ser ensinada  De acordo com (FAGUNDES, 2005): “Uma característica da robótica é que atividades são mais produtivas quando realizadas por um grupo, e não por um único indivíduo.”
    17. 17.  A competitividade estimula:  Trabalho em equipe;  Autodesenvolvimento;  Capacidade de solucionar problemas;  Senso crítico;  Integração disciplinar;  Exposição de pensamentos;  Criatividade;  Autonomia;  Responsabilidade;  Postura empreendedora.
    18. 18. Olimpíadas de robótica  O que é uma olimpíada cientifica ? É uma iniciativa para a população e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizada em praticamente todo o mundo. Duas principais olimpíadas são:  Science Olympiad ,que é realizada nos EUA desde 1983.  European Union Science Olympiad, é realizada em toda a União Europeia desde 2003.
    19. 19. Conhecendo á OBR Vídeo
    20. 20. COMO PARTICIPAR?  Inscrições gratuitas  São divididos em duas modalidades :  Modalidade Teórica  Para alunos do 1ª ao 9ª ano do fundamental e alunos do ensino médio e técnico.  Tem que ter um mentor ou um professor para fazer a inscrição  Modalidade Prática  Tem que formar uma equipe de até 4 alunos  Monte o robô  Tem que ter um mentor ou um professor para fazer a inscrição  Divisão de etapas
    21. 21. Desafio de robótica aplicada: identificar e premiar propostas de aplicações robóticas utilizando as plataformas de uma determinada empresa. Eventos para motivar o uso da robótica na educação Robô na Escola: Estabelece uma interação entre a alta tecnologia e as crianças e adolescentes Robot Day: Realiza atividades que aproximem a tecnologia robótica do cotidiano de jovens.
    22. 22. Questionário com os professores
    23. 23.  Comentários “Não tenho muito o que falar, pois não entendo do que se trata”; “Por não conhecer ainda, não despertou interesse”; “Faz-se necessário conhecer melhor a aplicação desse projeto de robótica”.
    24. 24. Considerações finais Levando em conta as definições abordadas nesta apresentação devemos então visualizar a realidade da nossa comunidade e buscar soluções na robótica com os materiais existentes e disponíveis nas escolas para auxiliar os professores a utilizar os equipamentos e desta forma beneficiar o ensino das disciplinas. Então a partir de agora para próxima fase devemos pensar...
    25. 25.  Que passos realizar e que quais são os resultados esperados?  Como realizar?  Estudar Kits disponíveis  Relacionar Kits a problemas das disciplinas  Ver dificuldades na sala de aula  Buscar soluções na Robótica com os Kits disponíveis  Capacitar professores e alunos posteriormente  Instigar competição  Elaborar uma aula utilizando Kits Robótica e tecnologias educacionais.
    26. 26. Referências AZEVEDO, Samuel. AGLAÉ, Akymara. PITTA, Renata. Minicurso: Introdução a robótica educacional. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf Acesso em : 02/05/2014 D’ABREU, João V. Viegas. Disseminação da robótica pedagógica em diferentes níveis de ensino. 2003. 5 f. Dissertação ( Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) – Unicamp, Campinas/SP, 2008. Disponível em : http://201.77.115.89:8090/Artigos%20OK/Artigo02.pdf . Acesso em: 20/02/2014 FAGUNDES, Carlos Arthur Nepomuceno; et. al. Aprendendo Matemática com Robótica. UFRGS: Porto Alegre, 2005. Instituto de Matemática, Universidade do Rio Grande do Sul. MARTINS, F. N.; AMARAL, E. M. A. ; OLIVEIRA, H.C.G. . NERA - A Center for Research on Educational Robotics and Automation. In: WEROB 2004 Workshop on Educational Robotics of the RoboCup International Symposium. Cidade do México, 2004. p.
    27. 27. RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. Tradução de Vandenberg D. de Souza. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 1021 LIEBERKNECHT, Eduardo. (2009). Robótica Educacional. Disponível em: <http://portalrobotica.com.br//>. Acesso em: 06/05/2014 Nehmzow, Ulrich. Mobile Robotics: A Practical Introduction. Springer, 2000. 243p. XBOT. Xbot, aprimorando o ensino com tecnologia (2009). Disponível em: http://www.xbot.com.br/ . Acessado em 01 de maio de 2014.

    ×